A Pascoa algumas vezes recebe menos atenção que o Natal, e frequentemente os cristãos se esquecem de que o Natal é nada mais do que a celebração dos eventos da Pascoa que ainda não aconteceram. Para os Mórmons – um apelido dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – a Pascoa é um feriado sagrado, no sentido do seu significado original. A palavra feriado significava na sua origem, dia santo.

mormon-jesus-cristo2A Pascoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, um acontecimento que mudou o destino de todos as pessoas, crentes ou não. A missão de Jesus era ensinar, servir e curar. Ela terminou Sua obra do mesmo modo em que começou – redimir a humanidade do pecado original. Mesmo que nenhum de nos possa viver uma vida sem pecados, Deus desejava que retornássemos a viver com Ele, assim como todo pai amoroso. A justiça requer perfeição, mas a misericórdia oferecida pelo Salvador Jesus Cristo, que expiou por nossos pecados, nos da a oportunidade de nos arrependermos.
No Jardim do Getsêmani, Jesus sofreu uma dor insuportável quando expiou por nossos pecados. A dor causada por esta experiência foi tão grande, que Ele pediu a Deus, para não passar por ela se possível, mas que Ele aceitaria a vontade de Deus. Para os

Mórmons  compreender que isto aconteceu no Jardim do Getsêmani faz dela algo mais pessoal e intencional. Ele entrou no Jardim ser ser compelido, sozinho, com exceção do anjo que veio consola-Lo. Ele sofreu pelos pecados de cada individuo, dando-nos um senso de responsabilidade por aquele sofrimento e portanto, uma maior gratidão pelo Seu sacrifício. Desejamos profundamente nos arrepender e nos tornar mais como Ele por causa do que fez por nos: procuramos obedecer cuidadosamente os mandamentos de Deus e nos arrependermos quando caímos, para poder voltar a Sua presença.

O processo continuou na cruz, onde Jesus morreu por nos, de novo de modo voluntário. Embora os homens o tenham pendurado na cruz, eles somente puderam fazê-lo porque Ele o permitiu. Três dias após a Sua morte, Ele ressuscitou e quebrou as correntes da morte para todos nos.

“Nosso Salvador voltou a viver. O mais glorioso, reconfortante e consolador de todos os acontecimentos da história humana havia ocorrido: a vitória sobre a morte. A dor e a agonia do Getsêmani e do Calvário haviam sido removidas. A salvação da humanidade havia sido garantida. A Queda de Adão fora regenerada.

O sepulcro vazio daquela primeira manhã de Páscoa foi a resposta para a pergunta de Jó: ‘Morrendo o homem, porventura voltará a viver?’ A todos que me escutam declaro: Se um homem morrer, ele voltará a viver. Sabemos disso, porque temos a luz da verdade revelada.Meus amados irmãos e irmãs, em nossos momentos de maior tristeza, podemos encontrar profunda paz nas palavras do anjo proferidas naquela primeira manhã de Páscoa: ‘Ele não está aqui, porque já ressuscitou’”.(Thomas S. Monson, “Ele Ressuscitou”, A Liahona, abril de 2012)

Agora todos, mesmo aqueles que O rejeitaram, podem viver para sempre. Seu sacrifício expiatório fez isto possível, todos, sem exceção, voltarão a viver depois da morte. Se nos arrependermos, seremos perdoados. Se desejarmos ativar toda a amplitude de

Sua expiação, poderemos viver com Deus para sempre depois que morrermos. Demonstramos nossa fé O amando o suficiente para guardar os Seus mandamentos. Fé sem obras e morta, os apóstolos nos ensinaram isto, porque afirmar que acreditamos e depois ignorar todos os ensinamentos de Jesus – são apenas palavras. As palavras precisam de ações para serem revestidas de poder. Jesus disse que se O amassemos, guardaríamos os Seus mandamentos.
A obediência por si só não pode nos salvar. Mas a obediência, a fé e o amor fazem parte do todo que compreende a fé crista.

A Pascoa e importante porque a eternidade depende dela. Os Mórmons consideram o Cristo vivo como parte de sua religião. Eles honram a expiação e a morte de Cristo, mas compreendem que se Sua vida terminasse ali, não teríamos nenhuma religião. Foi a Sua ressurreição que nos assegura de que Ele vive hoje, o que demonstra sem duvidas Sua divindade e confere a nossa vida mortal um significado eterno.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre Jesus Cristo e Seus ensinamentos.