Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, muitas vezes apelidados de Mórmons, acreditam que o Espírito Santo é um membro da Deidade. A Deidade consiste de Deus o Pai, Seu Filho, Jesus Cristo, e do Espírito Santo. Ao contrário de Deus e Jesus Cristo, o Espírito Santo não tem um corpo. Deus e Jesus Cristo têm um corpo aperfeiçoado e glorificado, mas o Espírito Santo é um “personagem de espírito,” o que significa que ele tem um espírito, mas não um corpo físico.

Mórmon-oraçãoDeus, Jesus Cristo e o Espírito Santo são pessoas distintas. Como diz a Bíblia, eles estão unidos em propósito, doutrina e amor, mas não de maneira física.

 “Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um;

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.” (João 17:21-23)

Por meio desses versiculos, que narram parte da Grande Oração de intercessão do Salvador, entendemos que quando Jesus Cristo disse que Ele e Deus são um só, Ele quis dizer que Eles são unificados, e não exatamente o mesmo ser. É evidente que ele não quis dizer que queria que os apóstolos todos se tornassem um único ser. Ele gostaria que eles desenvolvessem o mesmo tipo de unidade que Ele e Seu Pai tem, o mesmo propósito e amor.

Uma das responsabilidades do Espírito Santo é testificar da verdade. Ele testifica de Deus e de Jesus Cristo às pessoas que estão sinceramente buscando a verdade. O Espírito Santo também nos mantém seguros quando ouvimos os avisos que Ele emite. Quando precisamos tomar decisões, o Espírito Santo pode nos dizer se estamos fazendo as escolhas corretas.

 “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (João16:13)

Por meio desse versículo, aprendemos que o Espírito Santo nunca vem até você para oferecer Suas próprias opiniões. A mensagem Ele lhe dá é a de Deus, é a verdade.

Por exemplo, se estamos tentando decidir qual de todas as igrejas existentes é a verdadeira, começaríamos pesquisando várias igrejas, a fim de obter informação autêntica sobre elas. Faríamos isso visitando essas igrejas, visitando seus sites oficiais na internet e conversando com os membros dessas religiões e estudaríamos sua literatura sagrada. Ao estudarmos essas coisas, nós então pedimos a Deus para nos ajudar a saber se o que estamos aprendendo é verdadeiro. O Espírito Santo é quem revela essas respostas para nós. Quando sentimos que encontramos a verdade, nós então oramos e perguntamos a Deus se fizemos a escolha certa. Mais uma vez, o Espírito Santo é que revela a resposta para nós.

Jesus-Cristo-Bom-PastorPor que é importante perguntar a Deus sobre qual igreja se filiar, ao invés de simplesmente seguir o que alguém nos disse, ou até mesmo participar de uma igreja só por causa de questões sociais e intelectuais? Se colocarmos nossa fé em uma pessoa, a nossa fé será inteiramente dependente do caráter dessa pessoa, de sua capacidade de permanecer fiel e de seu relacionamento com ela. Além disso, você não sabe realmente se essa pessoa está agindo corretamente em suas decisões. Mesmo as melhores pessoas podem cometer erros.

Se, no entanto, perguntarmos a Deus por essa informação, sabemos com certeza que a resposta que recebemos é correta. Deus sabe qual igreja que é verdadeira e que devemos nos filiar. É só pedindo a Deus que podemos ter a certeza de que estamos fazendo o que Ele quer que façamos. Este princípio é ensinado na Bíblia, quando Tiago, o apóstolo, disse-nos que, se temos falta de sabedoria, podemos pedir a Deus e Ele nos dará a sabedoria que buscamos. (Ver Tiago 1:5).

Alguns questionam que não temos como saber ao certo se é realmente o Espírito Santo que está respondendo a nossa oração. Na igreja Mórmon aprendemos que Deus sempre cumpre Suas promessas. Uma vez que Ele prometeu responder nossas orações, entendemos que Ele também vai ajudar-nos a reconhecer Suas respostas e saber de onde elas vêm. Ao estudarmos as escrituras tornamo-nos conscientes de que Satanás não poderia enviar sentimentos verdadeiros de paz, então, quando nos sentimos em paz ao receber respostas, sabemos que as respostas devem estar chegando a nós através do Espírito Santo. Muitas pessoas descrevem suas respostas como se sentissem um calor ou inchaço em seus corações, acompanhado por sentimentos de paz e alegria. No entanto, cada pessoa precisa passar tempo orando a fim de saber como ele ou ela podem reconhecer os sussurros do Espírito Santo. Quanto melhor conhecemos a Deus, mais fácil fica entender quando as nossas respostas vêm Dele.

Outra função do Espírito Santo é trazer conforto. É por isso que Jesus Cristo se referiu a Ele como o Consolador. Se estamos tristes com a morte de um membro da família, preocupados com um julgamento, ou simplesmente tensos sobre uma vida complexa, o Espírito Santo pode encher nossos corações com paz e conforto.

Toda pessoa tem direito à influência do Espírito Santo. É assim que podemos saber a verdade. No entanto, para ter o Espírito Santo conosco em todos os momentos é preciso primeiro ser batizado.

 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2:38)

Depois de nosso batismo o Espírito Santo fica conosco o tempo todo, enquanto nos mantivermos dignos de Sua presença. Este é um dos presentes mais amorosos de Deus para Seus filhos.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja SUD