Brown compartilha seu testemunho pessoal da necessidade de um Salvador, em seu livro intitulado, Vivenciando Cristo: Sua Jornada Pessoal em Direção ao Salvador, publicado em 2009 pela Cedar Fort, Inc., e escrito por Randall J. Brown, (um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, frequentemente chamada sem querer de “Igreja Mórmon”).

Aceitando a Nossa Insignificância

mormon-Christus2Como me senti aliviado quando compreendi que o Senhor não esperava que eu fosse responsável por obter a minha própria salvação. Quão grato eu sou por entender que eu sou, na realidade, incapaz de faze-lo sem a Sua graça.

A medida que eu comecei a me tornar ciente dos inimigos da minha alma, compreendi que somos incapazes de vencer o homem natural somente através de nossos esforços. Nenhum mortal possui poder suficiente para se desfazer do homem natural sem a ajuda do Salvador.

Protegido pelo poder do Espirito, Moisés pode permanecer na presença do Senhor e provar o amargo contraste entre a gloria infinita do Salvador e seu estado decaído. Moisés descreveu esta diferença ao declarar: O homem não nada é.” No livro de Moisés, lemos, “E aconteceu que se passaram muitas horas antes que Moisés recobrasse sua força natural como homem; e disse a si mesmo: Ora, por esta razão sei que o homem nada é, coisa que nunca havia imaginado”. (Moisés 1:10)

A obra e a gloria do Salvador é fazer com que sejamos iguais a Ele. Isto é algo que nós, seres finitos e decaídos, não podem obter por si mesmos. Na nossa condição decaída somos limitados em nossa esfera temporal de existência. Mesmo assim, a infinita Expiação de Jesus Cristo tem poder suficiente para transformar cada um de nós em seres de natureza divina e gloria eterna.

O homem nada é. Não temos o poder de salvar a nós mesmos de nosso estado decaído e obter a natureza divina ou os atributos da Deidade sem o poder capacitador de Jesus Cristo. C. S. Lewis disse: “Depois dos primeiros passos na vida cristã, percebemos que tudo o que precisamos que seja feito em nossas almas, somente pode ser feito através de Deus” (C.S. Lewis, Mere Christianity, New York: HarperCollins, 2001, p. 165).

A fim de mudarmos nossas vidas, devemos mudar nossas crenças. Temos que abandonar a crença na nossa própria autossuficiência e começar a acreditar na suficiente graça de Cristo. Rick Warren, em seu livro The Purpose Driven Life, escreveu a seguinte analogia:

Imagine-se navegando em um barco ligado a um piloto automático programado para ir para o leste. Se, de repente você decidisse ir para oeste, você teria duas possibilidades para mudar a direção do barco. A primeira seria pegar o timão e fisicamente fazer com que o barco seguisse na direção oposta daquela que o piloto automático estava programado para seguir. Você poderia ter sucesso, mas enfrentaria a constante resistência da programação original. Seus braços eventualmente se cansariam e você desistiria de lutar e o barco então, tornaria a se dirigir para o leste, como programado. (Rick Warren, The Purpose Driven Life, 181).

A mesma coisa acontece quando decidimos mudar nossa vida através de nossos próprios esforços, disciplina ou desejos pessoais. Talvez, através de nossos esforços, poderemos obter algum sucesso em vencer a gula, a ira ou os pensamentos luxuriosos. Nosso esforço pessoal pode até produzir alguns resultados, mas começaremos a sentir o estresse causado pelos desejos em nossos corações que não foram completamente resolvidos. Se nossa fé estiver baseada em nós mesmos, iremos eventualmente cair e retornar aos nossos erros. Isto acontece por causa da confiança excessiva na nossa fraqueza.

Existe somente um modo de mudar nosso piloto automático: deixar o poder da graça do Salvador trabalhar em nossas almas e nos fazer “novas criaturas em Cristo”. Somente Sua graça infinita é suficiente para produzir uma cura verdadeira. Jesus ensinou Seus apóstolos:  “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)

mormon-jesus-cristoRobert L. Millet, em seu livro Alive in Christ, disse: “Sinceramente, qualquer esforço em melhorar a nós mesmos é louvável, mas esta abordagem é no mínimo terrestrial. Se foca nas ações adequadas mas falha em suprir as necessidades da alma. Cristo nos chama para uma retidão maior. Ele nos exorta a nos arrepender de nossos intentos pecaminosos e de nossos pecados, nascer de novo, e mudar profundamente”. (Robert L. Millet, Alive In Christ, Salt Lake City: Deseret Book, 1997, p. 112)

Por causa de nosso estado decido, não podemos obter nada por nós mesmos. (Alma 22:14) O presidente Ezra Taft Benson ensinou: “Mesmo o mais justo e diligente dos homens não pode salvar a si mesmo, por seus próprios méritos, porque o apostolo Paulo nos disse: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)… O arrependimento envolve não somente uma mudança dos atos, mas uma mudança de coração” (Teachings of Ezra Taft Benson, 71).

Mesmo que o nosso estado presente seja decaído e finito, o nosso valor, por outro lado, é infinito. Cristo possui um conhecimento perfeito de nossa herança e pagou um preço infinito por nós. É essencial que reconheçamos que somos nada sem a graça de nosso Salvador, caso contrário, continuaremos a ser escravos da vaidade e da incredulidade.

Devemos reconhecer que nada somos, sem Deus. No entanto, com Ele, somos tudo. Eu amo o que o Presidente Dieter F. Uchtdorf (membro da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo) diz sobre esse assunto:

Irmãos e irmãs, o ser mais poderoso do universo é o Pai de nossos espíritos. Ele sabe que é você, e Ele te ama com um amor perfeito.

Deus te vê, não apenas como um ser mortal em um pequeno planeta que viverá por um breve período, Ele te vê como Seu filho. Ele te vê como o ser que você é capaz e destinado a se tornar. Ele quer que você saiba que é importante para Ele. (“You Matter to Him,” Ensign, Nov. 2011).

Eu ecoo a mensagem do Presidente Uchtdorf que você é um filho de Deus. Ele te ama e quer somente o melhor para você, em sua vida. Te convido a aprender mais sobre o plano que o nosso Pai Celestial tem para você, conversando com os missionários, e em espírito de oração ler o Livro de Mórmon. Eu te prometo que, a medida que você fizer essas coisas, você vai sentir o poder e o amor de Deus, de uma maneira que você jamais imaginou.

Recursos Adicionais

Vença seu medo e convide os missionários a sua casa.