Eu me lembro do momento em que eu compreendi os princípios da salvação. Nossa cultura competitiva me havia envenenado. Eu, inconscientemente, achava que deveria “ser melhor que os outros” ou “trabalhar mais duro” a fim de ser bem sucedida. A única competição que realmente importa é para vencer a si mesmo. Entretanto, Jesus nunca desejou que o Evangelho fosse competitivo. E eu não poderia completar essa tarefa sem a graça incomparável de Jesus Cristo.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, frequentemente chamada de Igreja Mórmon, ensina que “através da Expiação de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser salva, através da obediência as leis e ordenanças do evangelho” (Terceira Regra de Fé).

Uma das promessas da graça redentora do Salvador é nos tornarmos co-herdeiros com Ele, um dom concedido por Deus na próxima vida.

O Que Significa Ser Co-herdeiro com Cristo?

Jesus-Cristo-Bom-PastorPor causa da Sua vida perfeita, ministério e status como Filho Unigênito de Deus, Jesus Cristo recebeu a promessa de que receberia tudo o que o Pai possui. “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hebreus 1:2). Muitas culturas antigas e modernas seguem o mesmo padrão de herança no nascimento. Como filho mais velho, eu herdei praticas que me foram confiadas através dos anos. Raramente o filho mais velho recebe uma educação igual a dos outros irmãos. E como o direito obtido pelo nascimento pode ser compartilhado sem depreciar a própria herança?

Para mim, a resposta esta no conhecimento e no poder de Deus e do Sacerdócio. O direito de nascimento de Jesus Cristo não é somente composta de “coisas”. Mas sim a oportunidade de agir com o poder de Deus. A medida que aprendemos a nos tornar como o Salvador e ultimamente como Deus o Pai, ganhamos Suas características. Deus autoriza o uso do Seu Sacerdócio (o poder e autoridade para agir em Seu nome) e nós criamos, expandimos, progredimos, continuando como famílias eternans, e então dando a gloria e honra de volta ao Pai.

Paulo explica maravilhosamente este conceito no capitulo 4 de Gálatas:

Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;

Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.

Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. (Gálatas 4:1-7)

Em sua carta aos Romanos, Paulo declarou: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados”. (Romanos 8:16-17)

O ministério do Salvador demonstra este principio. Jesus chamou doze apóstolos. Ele os ensinou, como filhos, o verdadeiro Evangelho e lhes mostrou como realizar milagres através da fé e do poder de Deus. Ele os enviou entre o povo para ministra-los. Eles retornaram e ainda foram ensinados pelo Mestre. No tempo apropriado, Jesus expiou, foi crucificado, e ressuscitou. Depois de Sua ressurreição, Ele continuou a ensinar os Apóstolos. Então, Ele retornou e lhes deu mais ensinamentos. Depois ele retornou ao Pai, e os Seus apóstolos levaram a Sua obra adiante sob a Sua divina direção. Jesus lhes entregou as chaves para que edificassem o Reino.

Se Tornando Co-herdeiros de Jesus Cristo

Mórmon-oraçãoDepois de Sua ressurreição, o Salvador visitou as Américas e ensinou o povo fiel as mesmas doutrinas que Ele ensinou na Palestina. O Livro de Mórmon registra o Seus desafio e promessas para todos nós.

E sabei vós que sereis os juízes deste povo, de acordo com o julgamento que vos darei, que será justo. Portanto, que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou. (3 Néfi 27:27)

A fé que Ele possui na humanidade é incrível! Deus, o Pai Eterno e Jesus Cristo nos deram o caminho para nos tornarmos como Eles através dos mandamentos (regras de vida), convênios (promessas ou obrigações feita pelos homens e Deus com bênçãos prometidas) e ordenanças (atos rituais, como o batismo, que literalmente e metaforicamente ensinam o caminho de volta a presença de Deus). Eles prometeram o perdão dos pecados através do arrependimento em nome de Jesus Cristo. A medida que nossa fé em Deus aumenta, nossos desejos de nos tornarmos como Ele também aumentam. Nosso relacionamento se fortalece e aprendemos a conhece-Lo!

Eis que vos digo que quem tenha ouvido as palavras dos profetas, sim, de todos os santos profetas que profetizaram sobre a vinda do Senhor, digo-vos que todos aqueles que tenham escutado suas palavras e acreditado que o Senhor redimiria seu povo e hajam esperado ansiosamente pelo dia da remissão de seus pecados, eu vos digo que estes são a sua semente, ou seja, os herdeiros do reino de Deus. (Mosias 15:11)

O Profeta Joseph Smith descreveu a sua visão dos céus, que nos deu uma imagem das promessas de Deus:

ABRIRAM-SE os céus sobre nós e contemplei o reino celestial de Deus e sua glória, no corpo ou fora do corpo, não posso dizer.

Vi a incomparável beleza da porta por onde entrarão os herdeiros desse reino, que se assemelhava a chamas de fogo circulantes;

Também o refulgente trono de Deus, no qual estavam sentados o Pai e o Filho.

Vi as belas ruas desse reino, que pareciam ser pavimentadas de ouro. (Doutrina e Convênios 137:1-4)

Como filhos de Deus, cada um de nós recebeu a promessa de herdar tudo o que o Pai possui. Somente quando seguimos Seus conselhos, podemos nos tornar como Ele, e Ele deseja a salvação de todos os Seus filhos. Ao invés de ver a vida como um lugar de competição, agora eu compreendo a importância de servir e edificar aqueles que me rodeiam. Eles me edificam e eu os edifico. E juntos com o Salvador, poderemos retornar a presença de Deus para receber Suas grandes e gloriosas promessas. Eu sei que Deus vive e que Jesus é o Cristo! Se você deseja aprender mais sobre a expiação do Salvador e Sua graça através dos mandamentos, convênios e ordenanças necessários para retornar a Sua presença, por favor fale com os missionários Mórmons.

Recursos Adicionais:

Visite o site da Igreja SUD voltado para os não membros.

http://youtu.be/3H656LzdhrQ