Você já ouviu falar no Livro de Mórmon? O Livro de Mórmon é um livro de escrituras não muito diferente da Bíblia e é de uso exclusivo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (frequentemente chamada de A Igreja Mórmon). O Livro de Mórmon relata os negócios de Deus com os antigos habitantes do continente americano. O ápice desta historia se dá quando Jesus Cristo em pessoa faz uma visita a este povo. Encontramos o relato de sua visita no livro de 3 Néfi, um dos livros que compõem o Livro de Mórmon.

Cristo prega vários sermões ao povo. Em um deles, ele fala das obras, um conceito muito mal compreendido por outras denominações Cristãs. O sermão de Cristo em 3 Néfi 27 explica mais sobre as obras e como elas interagem com a graça de Cristo.

Edificando a Igreja de Cristo

baires-mormonQuando Jesus visitou as Américas, Ele dedicou um pouco do Seu tempo para estabelecer a Sua igreja entre o povo. Ele chamou apóstolos e os ensinou a ordenança do sacramento. Ele também ensinou que a Sua igreja precisa levar o Seu nome:

E como será a minha igreja, se não tiver o meu nome? Porque se uma igreja for chamada pelo nome de Moisés, então será a igreja de Moisés; ou se for chamada pelo nome de um homem, então será a igreja de um homem; mas se for chamada pelo meu nome, então será a minha igreja, desde que estejam edificados sobre o meu evangelho. (3 Néfi 27:8)

Cristo continua dizendo que: “E se acontecer de a igreja estar edificada sobre o meu evangelho, então o Pai manifestará nela as suas próprias obras” (27:10). Se o povo edificar a igreja sobre o evangelho de Jesus Cristo, então o Pai Celestial será capaz de manifestar as Suas obras através dela. Se, entretanto, o povo decidir edificar a igreja sobre suas próprias Idéias e obras, “em verdade vos digo que terão alegria em suas obras por um tempo, porque logo chegará o fim; e eles serão cortados e lançados no fogo.”

Por que é importante que a igreja seja estabelecida no evangelho ao invés nas obras de homens e mulheres? Isto é muito importante, porque homens e mulheres são falíveis; as doutrinas do evangelho de Jesus Cristo são, de outro lado, perfeitas. Mesmo que a igreja seja operada por pessoas imperfeitas, a força e a pureza das doutrinas irão compensar suas fraquezas. Uma igreja baseada em nossas próprias obras falharia e nos levaria para longe de Deus.

Nossas Obras São Importantes

Muitas denominações cristãs não sabem dizer se são as obras ou a graça que nos levarão aos céus. A resposta para esta questão é muito simples: ambas são importantes. Não temos a menor chance de voltar à presença de Deus sem a graça de Jesus Cristo. Ele mesmo explicou Seu papel no plano de Deus:

“E meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens, a fim de que, assim como fui levantado pelos homens, assim sejam os homens levantados pelo Pai, para comparecerem perante mim a fim de serem julgados por suas obras, sejam elas boas ou más.” (27:14)

Então, o Salvador veio a terra para que pudéssemos ser atraídos a Ele, mas nossas escolhas aqui fazem a diferença. Jesus Cristo não pode nos salvar, ao menos que o permitimos, e a maneira pela qual aceitamos a Sua graça é fazer as obras que Ele fez.

Aceitamos a Cristo Quando Vivemos Seus Mandamentos

Against_the_WindEu tenho um amigo que afirma que a ênfase que os Mórmons dão as obras contradiz a graça do Salvador. Ele afirma que quando aceitamos Cristo, somos automaticamente salvos, e que nenhuma ação é requerida para a salvação. Isto não é o que Jesus Cristo nos ensina. Quando Ele estava pregando ao povo do Livro de Mórmon, ele disse que “este é o meu evangelho; e sabeis o que deveis fazer em minha igreja; pois as obras que me vistes fazer, essas também fareis; porque aquilo que me vistes fazer, isso fareis;” (27:21)

Cristo sofreu por nós e expiou por nossos pecados, mas este dom não é gratuito. Se desejarmos aceitar Seu dom infinito, devemos seguir Suas condições, que são viver os Seus mandamentos e nos esforçarmos para nos tornarmos como Ele. É por isso, que as obras são importantes: elas demonstram ao Salvador que estamos nos tornando como Ele e aceitamos Sua graça.

Jesus resumiu isto em uma simples sentença: “Portanto, que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou.” (27:27). Deus certamente não deseja que cheguemos aos céus apenas pelos nossos próprios esforços; o que contradiria o plano de redenção. O que Ele deseja, entretanto, é que o nosso desejo seja manifestado pela maneira como vivemos. Esta vida é um tempo de preparação, e se seremos salvos por Cristo, devemos aceita-Lo e nos tornarmos como Ele. Ele conhece nossos corações e intentos. Se fizermos o melhor que pudermos, Ele fará o resto e nos moldará para que um dia nos tornemos como Ele.

A graça de Jesus Cristo é maravilhosa porque afeta as nossas almas. A graça de Cristo é o que nos permite mudar, escolher e se tornar. Nossas obras operam junto com a graça de Cristo, permitindo que vençamos os desafios e nos tornemos como Ele.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre A Igreja de Jesus Cristo