“Cremos no dom de línguas, profecia, revelação, visões, cura, interpretação de línguas, etc.”- Joseph Smith, (A Sétima Regra de Fé)

mormon-Jesus-cristo5No mundo de hoje, o termo “revelação” pode significar muitas coisas diferentes. Muitos acreditam que pastores devem revelar profecias do futuro ou eventos do presente em frente da congregação. Outros pregam que membros da congregação recebem revelações sobre outros membros. Outras acreditam que não existe mais revelação, e que devemos só estudar a Bíblia para encontrar as revelações que já foram dadas.

Cristo ensinou “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:7-8)

Quando Pedro declarou que acreditava que Cristo verdadeiramente era o Filho de Deus, Jesus disse

“Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 16:17)

O que Cristo queria dizer que o Pai tinha revelado essa verdade a Pedro? Será que Pedro teve uma visão? Ouviu uma voz dizer que Jesus era o Filho de Deus? Duvido que isso foi revelado a ele através de um pastor. Como foi então?

A Revelação Pessoal

Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, refere-se a esse tipo de experiência como revelação pessoal. Neste caso, ninguém disse a Pedro que Cristo era o Filho de Deus. Ele sentiu isso, e sabia que era verdade. O Espírito Santo tocou no coração dele, e assim a verdade foi revelado a ele por Deus.

Visões e profecias existem, contudo, para a maioria de nós, a forma mais comum de receber revelação é através do poder do Espírito Santo. Em outras palavras, nós podemos sentir o que é verdade. Por exemplo, você sabe que é muito errado matar uma outra pessoa. Talvez sua mãe lhe ensinou isso. Talvez você leu no livro de Êxodo. Mas é mais provável que você simplesmente sentiu que era assim. Mesmo que não lhe ensinassem, você iria saber–simplesmente porque qualquer ser humano pode sentir isso.

Claro, este exemplo é muito simples, e outras questões requerem muito mais oração, estudo, e reflexão antes de podermos sentir a resposta de Deus. Tudo isso faz parte do plano de Deus e nos ajuda a confiar e depender sempre Dele. Podemos obter revelação para todas as perguntas que temos.

Como Obter Revelação Pessoal

1. Pedir

Mórmon-oraçãoPara receber resposta a uma pergunta, precisamos pedir a Deus.

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá…e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5)

“E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:9-11)

Quando eu estava servindo como missionário, sempre desafiei as pessoas que orassem e perguntassem a Deus se o Livro de Mórmon era verdadeiro. Fiquei surpreso quantas pessoas não aceitaram este desafio. É só pedir, que nosso bondoso Pai vai responder!

2. Estudar e Refletir

Não basta somente pedir. Quando estudamos o assunto e refletimos, criamos uma mente e coração fértil para podermos encontrar uma conclusão sobre o assunto. Muitas vezes, Deus deixa que nós usemos nossas próprias capacidades de razão e inteligência para achar uma resposta as nossas perguntas.

3. Sentir

Depois de refletir, devemos analisar como nos sentimos. O profeta Morôni ensinou esta doutrina de uma maneira simples:

“Pois eis que o Espírito de Cristo é concedido a todos os homens, para que eles possam distinguir o bem do mal; portanto vos mostro o modo de julgar; pois tudo o que impele à prática do bem e persuade a crer em Cristo é enviado pelo poder e dom de Cristo; por conseguinte podeis saber, com um conhecimento perfeito, que é de Deus.

Mas tudo que persuade o homem a praticar o mal e a não crer em Cristo e a negá-lo e a não servir a Deus, podeis saber, com conhecimento perfeito, que é do diabo; porque é desta forma que o diabo age, pois não persuade quem quer que seja a fazer o bem; não, ninguém; tampouco o fazem seus anjos; nem o fazem os que a ele se sujeitam.” (Morôni 7:17)

4. Desenvolver um Testemunho

Outro termo frequentemente usado na Igreja de Jesus Cristo é testemunho. O que é um testemunho?

Ter um testemunho significa que sabemos algo porque sentimos que é verdade, e sabemos que este sentimento veio de Deus. Usando o mesmo exemplo que antes, quase todo mundo tem um testemunho de que matar é errado. Outros exemplos de testemunhos incluem um testemunho de que a Bíblia e o Livro de Mórmon são a palavra de Deus, ou um testemunho de que existe uma vida após a morte.

Pedro obteve um testemunho que Cristo era o Filho de Deus. Isso talvez é o testemunho mais importante que podemos ter. Se você acredita em Cristo, reflita um pouquinho sobre como você ganhou este testemunho. Da mesma maneira que descobriu que Jesus era o Salvador, você pode saber de todas as coisas.

Desafio a todos vocês a refletirem e analisarem as revelações pessoais que já tiveram na sua vida. Pense em como você obteve essas revelações, e por que são importantes para você. E para as perguntas que ainda tem, desafio que busquem a revelação pessoal. Bata, e abrir-se-lhe-á.

Este artigo foi escrito por Payton Jones

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo