Se você procurar por aí, talvez escute falar que os Mórmons acreditam que a salvação é um dom gratuito, enquanto outros dirão que eles acreditam que devem trabalhar para ir para o céu. Afinal, quem esta certo?

Parte do problema é que cada denominação possui seu próprio vocabulário, e certas palavras são usadas com significados inteiramente diferentes, por esta razão, neste artigo, vamos tentar oferecer contextos e definições que podem nos ajudar a eliminar tais equívocos.

No Que Consiste a Salvação?

mormon-doutrinaPrimeiramente devemos entender o que a salvação significa. Para os Mórmons, é o resultado da expiação de Jesus Cristo. Ele era a única pessoa que poderia nos salvar, porque Ele era o único que preenchia todos os requisitos. A lei da justiça requeria que vivêssemos uma vida absolutamente perfeita desde o nascimento, a fim de, retornarmos a presença de Deus. É claro, que isto seria impossível. Somente Jesus Cristo poderia fazer isto, e Ele pode fazê-lo porque Seu Pai era Deus.

Ainda bem que a lei da misericórdia estava disponível para balancear as exigências da justiça. Alguém deveria pagar o preço pelos nossos pecados, mas deveria ser realizado por uma pessoa que atendesse as demandas da perfeição. Jesus Cristo se voluntariou a ser esta pessoa. Além de ser perfeito, Ele estava disposto em tomar sobre si os nossos pecados e pagar o preço, morrendo por nós.

Isto era algo que jamais poderíamos fazer por nós mesmos, e por isso, devemos a Jesus Cristo por nosso potencial eterno. Não haveria esperança se Ele não houvesse expiado por nossos pecados. Todos são beneficiados por este dom.

A diferença entre as crenças Mórmons e as crenças de outras religiões é que os Mórmons fazem diferenciação entre salvação e exaltação.

Vou explicar melhor o que elas significam:

Salvação e Exaltação

Por causa da expiação, cada pessoa que já viveu sobre a terra ressuscitará dos mortos, e se apresentará perante Deus para ser julgada, e se arrepender dos pecados cometidos durante sua vida na terra. Mesmo os ateístas ou aqueles que intencionalmente rejeitaram a Deus irão viver para sempre e serão julgados. Todos terão o direito de se arrependerem se desejarem. Absolutamente, nenhuma ação ou obra de qualquer tipo é necessária para que recebamos este dom. Cristo nos deu gratuitamente.

Dito isto, a maioria das pessoas deseja algo mais do que apenas viver para sempre. Para os Cristãos, a meta não é somente viver, mas viver com Deus. Isto exige um pouco de esforço. Os benefícios da expiação estão disponíveis, mas precisam ser ativados.

Imagine que você recebeu um vale-presente. Se você coloca-lo dentro de uma gaveta e deixa-lo lá, nada lhe acrescentará. Você pode possui-lo e não tirar nenhum proveito disto. Uma vez que você ativar o cartão, você poderá obter as coisas que deseja ou necessita. Uma pessoa que tem a oportunidade de se arrepender mas escolhe não fazê-lo, esta na mesma posição de alguém que não possui a mesma oportunidade. Um dom não desenvolvido, não traz beneficio a ninguém.

Ser Salvo: Mais Do Que Apenas Palavras

Jesus-Orando-Getsemani-MormonMuitos cristãos acreditam que para serem salvos devem aceitar Jesus Cristo como seu Salvador. Os Mórmons também acreditam nisto, mas diferente de muitos outros, não acreditamos que este seja o ultimo passo. Aceitar Jesus Cristo como nosso Salvador, é, evidentemente, um ato ou uma obra. Algumas religiões também acreditam que o batismo é requerido. O batismo é um ato ou uma obra. A verdadeira questão, então, não é fazer ou não fazer algo para ser salvo, mas o que devemos fazer. As obras fazem parte de qualquer fé cristã.

Jesus Cristo, assim como Seus apóstolos, nos ensinaram que nossas ações tem um impacto na eternidade:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:21).

A Bíblia é clara ao dizer que nossas ações são importantes. Não podemos dizer que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador e então, sair pecando. A conversão requer uma mudança de vida que nos leva mais próximo de Deus. Tiago discutiu este tópico de modo muito profundo no Novo Testamento:

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?

Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tiago 2:17-26)

Tiago nos adverte que mesmo Satanás crê em Deus; e isto não é suficiente. Temos que aceitar Jesus Cristo como nosso Salvador – e agir ou trabalhar – e então, deixar nossas obras ser a materialização de nossas palavras. Se aceitarmos Jesus Cristo como nosso Salvador, mas então participar de um assalto, nossas palavras são vãs.

De outro lado, Tiago nos adverte que precisamos de fé e obras. Todas as boas ações do mundo não possuem significado, a menos que você tenha fé para faze-las pela razão certa. Qual é a razão? Vejamos o que Jesus tem a dizer a respeito:

Se me amardes, guardareis meus mandamentos (João 14:15)

Esta é a chave das crenças dos Mórmons. Nossa obediência aos mandamentos de Deus são o reflexo de nosso amor por Jesus Cristo e porque desejamos ser mais semelhantes a Ele. Sem amor, sem um motivo puro, as obras que fazemos não tem nenhum sentido. As obras não tem o poder de nos salvar – Jesus Cristo tem. As obras simplesmente demonstram que O amamos o suficiente para sacrificar os prazeres mundanos e seguir o Seu exemplo.

Em verdade, em verdade vos digo que este é o meu evangelho; e sabeis o que deveis fazer (…); pois as obras que me vistes fazer, essas também fareis; porque aquilo que me vistes fazer, isso fareis. (3 Néfi 27:21)

Você esta disposto a sacrificar por Jesus? Este é o objetivo dos mandamentos.

Recursos Adicionais

Conheça mais sobre os Mórmons