mormon-UchtdorfNa Sessão Geral das Mulheres, O Presidente Uchtdorf iniciou a Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de uma maneira sem precedente. Ao iniciar a reunião, Elder Uchtdorf descreveu o evento como “a primeira sessão da Conferência Geral”. Sessões semianuais incluindo a Sociedade de Socorro e Organização das Moças têm sido tradições desde 1993, mas esta é a primeira vez que os líderes da igreja deixaram claro que estas reuniões fazem parte da Conferência Geral.

Em seu discurso inspirador, Elder Uchtdorf esclareceu ainda mais a importância das mulheres SUD na Igreja de Jesus Cristo: “Finalmente, sou muito grato por todas vocês, as milhões de mulheres fiéis no mundo inteiro de todas as idades que fazem tanto para construir o reino de Deus. Sou grato por todas as maneiras em que vocês nos inspiram, nutrem, e abençoam aqueles a sua volta.” (tradução própria do autor)

Filhas de Um Pai Eterno

Élder Uchtdorf começou explicando a natureza de nossa herança eterna. Todos os seres humanos são filhos e filhas de um Pai Celestial, que nos deu a vida e nos colocou aqui na Terra. Não podemos negar que somos filhos de um pai e uma mãe terrenos, por causa de nossa natureza. Podemos fazer escolhas muito diferentes, podemos ir para lugares longínquos, mas sempre seremos filhos de nossos pais–isso é algo que não pode ser mudado. O mesmo se aplica ao Nosso Pai Celestial. Independentemente do que fizermos, sempre seremos filhos de um Pai Eterno.

“Quando cantamos o hino “Sou um Filho de Deus”, a letra penetra os nossos corações. Meditar esta verdade–que somos filhos de pais celestes–nos enche de uma sensação de origem, propósito, e destino….É também importante lembrar que ser uma filha de pais eternos não é uma distinção que você ganhou, ou jamais perderá. Será e permanecerá sempre sendo uma filha de Deus.”

Contudo, nossa herança eterna depende de nossa fidelidade a Deus durante nossa vida mortal. Uma boa comparação à esta verdade é o filho pródigo. O filho pródigo perdeu sua herança, pois não foi fiel e quebrou os mandamentos de seu pai. Porém, ele sempre era o filho de seu pai–e seu pai nunca deixou de amá-lo. Através do arrependimento, ele pôde voltar à casa de seu pai e reconquistar sua herança. Do mesmo modo, nunca podemos perder nossas identidades de filhos de nosso Pai. Mesmo quando vagamos, Ele nos ama e nos quer de volta.

Obedecer a Todos os Mandamentos

Então, precisamos obedecer os mandamentos de Nosso Pai para ganhar uma herança eterna. Ele sempre tem nos prometido que se O seguirmos— teremos mesmo “tronos, reinos, principados e poderes, domínios, todas as alturas e profundidades” (Doutrina e Convênios 132:20). Mas é realmente preciso obedecer a todos os mandamentos? Se tivermos fé e obedecermos a maioria dos mandamentos, Deus não compreenderia a nossa situação? Enfim, os mandamentos podem ser muito difíceis.

Élder Uchtdorf respondeu para estas perguntas assim:

“Creio que Deus saiba de coisas que nós não sabemos–coisas que são fora de nossa capacidade de compreender! Nosso Pai nos Céus é um ser eterno cuja experiência, sabedoria, e inteligência é infinitamente maior que a nossa. Não somente isso, mas também é eternamente amoroso, compassivo, e focado em uma meta singular: trazer a efeito a nossa imortalidade e vida eterna.
Em outras palavras, Ele não somente sabe o que é melhor para você; Ele também ansiosamente quer que você escolha o que é melhor para você.”

Discípulas de Cristo

Em meio das primeiras palavras de seu discurso, Elder Uchtdorf disse algo sutil mais importante: que as mulheres da igreja eram “as minhas amadas irmãs, queridas amigas, e discípulas abençoadas de Jesus Cristo.” Afinal, as mulheres da igreja são nada mais e nada menos que verdadeiras discípulas do Salvador.

Jesus-mormon-familiaNossa identidade como discípulos e discípulas é o que dá razão à nossa obediência. Quando obedecemos a Deus, não como um dever a ser cumprido, mas como um discipulado a ser vivido, tudo muda em nossa perspectiva. Em vez de ver os mandamentos como uma restrição de nossa liberdade e tempo, o veremos como uma oportunidade de cumprir e enriquecer a nossa vida. Este principio é ilustrado na seguinte experiência:

Uma mãe solteira com duas crianças recentemente ficou doente de catapora. Claro, não demorou muito até as crianças também ficaram doentes. A tarefa de cuidar de si mesmo e das crianças era quase demais para a jovem mãe. Como resultado, a casa, que normalmente era bem limpa, ficou suja e desordenada…
Enquanto ela respondia aos choros das crianças, ouviu alguém bater à porta. Eram suas professoras visitantes. Elas podiam ver o sofrimento da jovem mãe. Elas podiam ver a sua casa, sua cozinha. Elas podiam ouvir os gritos das crianças.

Agora, se essas irmãs haviam se preocupado apenas com o cumprimento de suas visitas mensais, elas poderiam ter entregue a mãe um prato de biscoitos, mencionado que tinham sentido sua falta na Sociedade de Socorro na semana passada, e dito algo como:

“Faça-nos saber se há algo que possamos fazer! Em seguida, elas teriam saído alegremente em seu caminho, felizes que elas fizeram 100 por cento das visitas por mais um mês.
Felizmente, essas irmãs eram verdadeiros discípulas de Cristo. Elas perceberam as necessidades de sua irmã e colocaram os seus vários talentos e experiências ao trabalho. Elas limparam o caos, trouxeram luz e clareza para a casa, e ligaram para um amigo para trazer mais alguns mantimentos necessários. Quando elas finalmente terminaram seu trabalho e se despediram, eles deixaram a jovem mãe em lágrimas: lágrimas de gratidão e amor.”

As mulheres da igreja são extremamente valiosas. São filhas de um Pai Celestial. São possuidoras do poder de Deus de mudar a vida daqueles em sua volta. São mães, filhas, tias, e avós que têm a capacidade de liderar as suas famílias. Mais que tudo, são discípulas fiéis do Salvador Jesus Cristo. Que lembremos das razões porque obedecemos, e que prossigamos fielmente no trabalho do Senhor.

Este artigo foi escrito por Payton Jones

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo