A primeira vez em que lembro haver sentido um sussurro do Espirito Santo foi quando eu estava trabalhando no quintal em um dia quente de verão em Mustang, no estado de Oklahoma. Estava tão quente e úmido que eu sentia que iria morrer antes que pudesse terminar a limpeza da casa. Tive a ideia de pedir a Deus em oração que me ajudasse a terminar a minha tarefa. Então, eu ofereci uma oração rápida enquanto pegava a vassoura. Depois de dez minutos, nuvens de tempestade começaram a se acumular no céu, trazendo consigo uma brisa muito agradável. Não acreditando no que estava acontecendo, parei o meu serviço e fiquei olhando para o céu.

Quem é o Espirito Santo?

Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim. (Doutrina e Convênios 19:23)

mormon-dom-espirito-santoA primeira Regra de Fé de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (frequentemente também chamada de Igreja Mórmon) declara: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo.”

Os Santos dos Últimos Dias, ou Mórmons, acreditam que na deidade e que “o Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós. (Doutrina e Convênios 130:22)

O Espirito Santo, ou o Santo Espirito, desempenha vários papéis importantes. Ele testifica da divindade e da missão do Salvador. Ele testifica da verdade, aconselha e conforta. Ele dirige nossas vidas, se o permitirmos e ouvirmos a seus conselhos. Cada pessoa na terra pode sentir a influencia do Espirito Santo. Os Mórmons acreditam que depois que uma pessoa é batizada por alguém que possui a devida autoridade, pode receber o Dom do Espirito Santo pela imposição das mãos. Se a pessoa continuar obedecendo os mandamentos de Deus, ela pode ter a sua companhia constante, ou seja, por toda a vida.

Como Mórmon, eu acredito que todos somos filhos de Deus, e como seres espirituais, vivemos em Sua presença antes de sermos enviados a esta terra. Eu acredito que o propósito de Deus é nos ajudar a retornar a viver com Ele.
Através do profeta Jeremias, o Senhor disse aos judeus cativos na Babilônia, e também a cada um de nós:

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11).

Se escolhermos segui-Lo, o paraíso será nosso destino final. Eu acredito que nossas vidas tem um propósito e significado e que se pedimos a Deus por orientação e conselho, Ele nos dará através do Espirito Santo.

“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor…” (Jeremias 29:12-14)

Tendes ordem porém de, em todas as coisas, pedir a Deus, que dá liberalmente; e aquilo que o Espírito vos testificar, assim quisera eu que fizésseis em toda santidade de coração, andando retamente perante mim, refletindo sobre o resultado de vossa salvação, fazendo todas as coisas com oração e ação de graças, para que não sejais seduzidos por espíritos malignos ou pelas doutrinas de demônios ou por mandamentos de homens; porque alguns são de homens e outros, de demônios; (Doutrina e Convênios 46:7)

Ao aprender a reconhecer como o Espirito Santo “fala” comigo foi uma das lições mais importantes de minha vida. O Senhor promete que as respostas são confirmadas através de paz de mente e coração ou rejeitadas através de um “estupor de pensamento” que significa confusão ou esquecer o que for errado.As respostas as minhas fervorosas orações geralmente vem a mim na manhã seguinte. Eu tomo uma decisão e oro ao Senhor por uma confirmação. Se a decisão for correta, então será a primeira coisa em que irei pensar na manhã seguinte. Não for correta, só vou me lembrar dela mais tarde naquele dia. Mas, algumas vezes, ações precisam ser tomadas sem demora.

O Espirito Santo nos Avisa dos Perigos

Uma noite, meu marido e eu, decidimos pegar a estrada para visitar seus pais, e ele teve uma inspiração muito clara do Espirito. Eram duas da madrugada quando nos aproximamos de uma cidade. Anthony sentiu uma forte impressão de que ele deveria desacelerar. Ele o fez enquanto me contava o que havia sentido. Quando nos aproximamos de uma curva, vimos um caminhão a nossa frente que estava perdendo um pedaço do pneu. Paramos no acostamento e vemos pedaços do pneu destruído por toda parte, se houvéssemos feito a curva na velocidade em que estávamos, teríamos certamente enfrentado problemas. Naquela noite recebemos o testemunho de que se estivermos atentos aos sussurros do Espirito poderemos ser preservados.

O Espirito Santo Pode Inspirar nossas Ações

mormon-familiaNa Igreja de Jesus Cristo, as jovens frequentam algumas reuniões aos domingos e realizam outras atividades durante a semana. Quando tinha 14 anos, duas missionarias, (moças Mórmons que realizem missões como voluntárias com duração de 18 meses) participaram de uma de nossas atividades e compartilharam conosco nos algumas coisas sobre a missão. Enquanto falavam, eu senti o desejo de também servir uma missão. O Espirito Santo me tocou tão profundamente naquela noite, que nunca desisti desta decisão. Eu servi na missão Escócia Edimburgo. Foi uma experiência que mudou minha vida, conheci novas pessoas e explorei lugares que jamais imaginei que existiam!

Eu me mudei muito em minha vida até que me casei e fui viver na cidadezinha de meu marido. Ele viveu na mesma casa durante toda a sua vida e eu pretendo fazer o mesmo agora. Tenho o desejo de fixar raízes em um lugar, mas também, preciso de um aeroporto perto de casa para satisfazer o meu desejo de conhecer o mundo. O meu desejo de conhecer lugares novos acabou por contagiar também meu marido, depois que fizemos uma viagem para o Havaí, ele me perguntou o que eu achava de nos mudarmos pra lá. Eu disse que não. Ele me pediu que orasse a respeito (como poderia dizer não a um pedido tão meigo?). O Espirito Santo mudou meu coração. Coisas malucas acontecem.

Colocamos nossa a venda, depois de uma semana um comprador apareceu e meu marido conseguiu um emprego. Fizemos as malas e partimos para uma aventura! Moramos em Maui e Oahu.
Saber que nossas vidas são dirigidas por Deus nos traz a verdadeira paz.

O Espirito Santo Testifica de Jesus Cristo

Jesus-Cristo-Bom-PastorA outra grande decisão que tomei inspirada pelo Espirito Santo foi quando decidi fazer um curso no Centro de Jerusalém da Universidade Brigham Young. Meus pais sempre me contaram as historias da Bíblia. Cresci ouvindo as historias do ministério do Salvador. Eu desejava andar onde Ele andou. Enquanto estava visitando os lugares sagrados da terra santa, o Espirito me testificou em minha mente e coração, de que Jesus Cristo realmente é o Salvador de toda a humanidade. Através de Sua graça eu poderei retornar a presença de Deus! Aquelas seis semanas que passei em Jerusalém mudaram meu rumo na faculdade. Acabei me formando em algo diferente do que iniciei. Deus me fez ver um caminho, onde antes eu achava não existir um.

As perguntas mais importantes que ja fiz a Deus foi: Você é real? Sou sua filha? Sua Igreja esta na terra hoje? O Espirito Santo me trouxe paz nos momentos mais difíceis de minha vida e me fez saber que Deus é real, eu sou Sua filha e que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Caminho, a Verdade e a Vida. Deus ainda fala com profetas! Seu profeta na terra hoje é Thomas S. Monson. Sua Igreja foi restaurada em sua plenitude e é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Eu convido você a perguntar a Deus as perguntas mais profundas de seu coração e a se preparar para receber as respostas através do poder do Espirito Santo. Se você deseja saber mais de como o Espirito Santo pode lhe ajudar em sua vida, por favor contate os missionários Mórmons.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo