No primeiro capítulo do Livro de Moisés, um livro de escrituras antigas traduzido pelo poder de Deus que faz parte do livro A Pérola de Grande Valor, lemos a respeito da experiência vivida por Moisés quando viu Deus face a face e aprendemos a respeito do relacionamento entre Eles. Esse conhecimento me ajuda a sentir mais perto de nosso Pai Celestial. Moisés aprende claramente que ele é um filho de Deus. A importância do evangelho também é enfatizada através da sua relação. Moisés confia em Deus e Deus confia em Moisés. Moisés também percebe a necessidade de receber o Pai Celestial em nossas vidas. O exemplo estabelecido por um homem mortal que estava aqui na terra me ajuda a perceber que eu posso também ter essa mesma relação estreita com o nosso Pai Celestial.

Quando Deus aparece a Moisés na montanha, Ele diz a ele que Moisés é o seu filho. Esta explicita declaração dizendo a Moisés que ele é um filho de Deus me ajuda a compreender de que eu também sou filho de Deus. Quando então Satanás aparece para tentar Moisés, ele orgulhosamente exclama “Eu sou um filho de Deus, à semelhança de seu Unigênito”. Moisés também se sente honrado em ser um filho de Deus. Ao compreender que possuo a mesma herança, me sinto honrada em conhecer a Deus e ser um dos Seus filhos.

O cuidado que o Pai Celestial demonstra ao revelar e explicar certas coisas a Moisés me ajuda a compreender quem é Deus e saber que Ele deseja que eu também tenha um conhecimento dessas coisas. O fato de que Ele forneceu os meios para que tenhamos esses escritos através do poder de Deus, Joseph Smith me mostra o quão importante é que entendamos essa parte do evangelho. Ele também me ajuda, a saber, que Deus se importa conosco o suficiente para nos dar todas as informações necessárias para viver neste período difícil da história da humanidade.

Deus mostra a Moisés todas as Suas criações e diz que “nenhum homem pode contemplar todas as obras minhas sem contemplar toda a minha glória” (Moisés 1:5). Neste versículo Ele está se referindo ao fato de que Moisés foi transfigurado a fim de ver as coisas espirituais que estavam sendo mostradas a ele. No entanto, também me sinto como se nós estivéssemos sendo informados de que não podemos compreender as obras de Deus a menos que acreditemos que Ele seja um ser glorioso. Devemos ter confiança em suas habilidades como um Deus para compreender completamente todas as coisas que Ele criou assim como todas as Suas doutrinas. Isso definitivamente me faz mais determinada a aumentar a minha fé em Deus, a fim de melhor compreender os Seus ensinamentos e os ensinamentos dos profetas modernos do Senhor Jesus Cristo.

Depois que Deus, o Pai deixa Moisés, ele não pode se levantar por várias horas. Quando finalmente recupera suas forças ele compreende que “o homem não é nada” (Moisés 1:10). As notas de rodapé nos levam a Éter 3:2, um registro antigo de escrituras sagradas chamado O Livro de Mórmon, onde o irmão de Jarede exclama que somos fracos diante de Deus, mas que se o invocarmos, Ele pode atender nossas necessidades. Este testemunho do poder da oração me encoraja a abordar o Pai Celestial exprimindo minhas necessidades. Com a glória e poder de Deus podemos nos tornar tudo ao invés de nada. Devemos confiar Nele e orar a Ele constantemente, a fim de nos tornarmos pessoas melhores.

Moisés viu toda a terra, e cada habitante “e não havia alma que não tivesse visto” (Moisés 1:28). Ao percebendo que Moisés foi capaz de me ver e ver as coisas que eu fiz, penso na minha vida. Deus também pode ver tudo que eu faço. Ele provavelmente tem mais interesse nas coisas que eu faço do que Moisés quando viu todas as almas. Sabendo que Deus tem habilidade de ver todas as coisas, me sinto encoraja a servir aos outros. Ele também me dá o desejo de ajudar os outros a perceberem o Seu profundo amor por eles.

Eu não acredito que um dia compreenderemos completamente o amor que Deus tem para nós. No entanto, eu sei que Deus me ama. Eu sei que eu sou Seu filho. Eu sei que Ele cuida de mim. Eu sei que Ele sempre responde as minhas orações e que Ele sempre estará lá para me guiar e me proteger. Sou muito grata, como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (inadvertidamente chamado por amigos de outras religiões de a “Igreja Mórmon”) de haver nascido em uma família que teve a sorte de encontrar Seu evangelho. Eu oro para que eu seja capaz de passar Seus ensinamentos aos Seus filhos.