O calendário mais popular em uso no mundo atual é conhecido como Calendário Gregoriano ou Calendário Ocidental, estabelecido em 1582. Ele é baseado presumindo que Jesus Cristo nasceu no ano 1. Aqueles anos antes do nascimento de Jesus são designados como a.C. e os anos após o seu nascimento são chamados d.C.

Dionísio propôs o uso de a.C. e d.C. pela primeira vez por volta do ano 525. Foram necessários vários séculos até que todos os países Cristãos Ocidentais finalmente adotassem o sistema, mas finalmente foi incorporado ao Calendário Gregoriano ou Ocidental. Em português a.C. significa Antes de Cristo e d.C. depois de Cristo. Em inglês existe um fato interessante. Antes de Cristo em inglês se le Before Christ, portanto o ano a.C. em inglês é b.C. Entretanto, o d.C. em português é lido a.D. em inglês, que significa Ano Domini ou Ano do nosso Senhor, o que mais propriamente pode ser escrito “Ano Domini Nostri Iesus Christi” (o Ano de nosso Senhor Jesus Cristo), se referindo ao nascimento de Cristo.

De acordo com essa maneira de identificar os anos, o ano 435 a.C. representa o ano 435 antes do nascimento de Jesus Cristo. Uma data de 1.776 d.C. representa o ano 1776 de nosso Senhor Jesus Cristo. Nas sociedades seculares ocidentais, incluindo o Canadá, Brasil, Estados Unidos, Austrália, etc., a sigla d.C. foi deixada de lado e hoje não é mais usado 2008 d.C., mas apenas 2008.

Hoje, o calendário ocidental é universalmente usado em negócios, eventos políticos e seculares, ainda que outras culturas não aceitem Jesus Cristo como o Senhor. Para sua própria religião e vida cultural eles usam seu próprio sistema de calendários. Por exemplo, o calendário judaico começa com o ano presumido da criação (3761 a.C.); o calendário muçulmano começa com o ano presumido da partida de Maomé de Meca para Medina (622 d.C.). O calendário chinês é usado pela maioria dos asiáticos para determinar feriados, como o Ano Novo, por exemplo.

Não obstante, uma vez que o calendário ocidental é usado como o calendário trabalhista na maior parte do mundo, ajudando a coordenar partidas e chegadas de transportes, reuniões de negócios e outras atividades seculares, houve um movimento para adotar um sistema neutro, mudando a.C. para A.E.C (Antes da Era Comum) e d.C para E.C. (Era Comum), fazendo com que o uso do calendário seja imparcial.

Ironicamente, os estudiosos afirmam que Dionísio errou em seus cálculos com relação ao ano do nascimento de Jesus Cristo. De acordo com confiáveis fontes históricas,  Jesus Cristo nasceu entre 4 e 6 a.C. Neste sentido, o uso de a.C. e d.C. não tem qualquer significado religioso como uma maneira de determinar uma nova época com o nascimento do filho único de Deus, uma vez que ele é baseado em um calculo não correto do evento.