Experimentando as Águas Vivas: Jesus Cristo sacia nossa sede espiritual
Enquanto trabalhava como professor do semnário – um instrutor religioso para os jovens da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (inadvertidamente referida pela mídia como a “Igreja Mórmon”) – Eu ouvi a analogia de que em nosso estado decaído, cada um de nós é como uma pessoa presa em um deserto ardente, morrendo de sede. No ponto de completa exaustão e desidratação, de repente percebemos um jarro de água fria sentado em cima de uma duna de areia. Se escolhermos nos rastejar até a água e bebê-la, podemos ser salvos. Neste exemplo, o que realmente nos salva? São nossos próprios esforços para rastejar até água, ou é a própria água? Enquanto os nossos esforços para rastejar até água são necessários e essenciais, por si só não pode nos salvar. Apenas a água apresenta os elementos suficientes para sustentar a vida. Nós podemos rastejar até os confins da terra, mas sem os elementos que salvam vidas contidos na água, não há salvação.
Meu entendimento carnal do evangelho de Jesus Cristo tinha me feito rastejar como uma pessoa louca, mas nunca chegado ao refrescante salva-vidas que apenas o Salvador oferece. Eu estava desesperadamente tentando fazer o que eu achava que era necessário sem experimentar o que era suficiente. A mentalidade carnal me impediu de acreditar no poder todo-poderoso de libertação de Jesus Cristo. Ele me manteve tentando resolver os problemas da vida por conta própria, e isso me fez  abandonar a fonte de água viva. O Senhor, falando através do profeta Jeremias, disse: “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de água viva, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas” (Jeremias 2:13 ).

Enquanto na mortalidade, nós viajamos em uma terra distante. Este mundo decaído não é a nossa casa, nós somos estranhos aqui. Como o hino Santos dos Últimos Dias (Mórmon) “Meu Pai”, diz, “As vezes ouço em segredo:” um estranho és aqui, “Bem sei que sou um peregrino de uma esfera mais elevada.”

Nesta jornada, muitos de nós perdemos de vista nossa dependência do Salvador para dirigir o nosso caminho, muitos de nós procuramos saciar a nossa sede irritante de uma forma que nunca satisfaz ou sustenta a vida. Nossas cisternas rotas não podem sustentar a vida espiritual, porque elas não contêm a água viva. Elas representam os nossos falsos deuses sem água vivificante para oferecer. Nós erguemos essas barreiras para dar graças à medida que buscamos a felicidade em nós mesmos e a medida que nos apegamos a vaidade e descrença. Estas cisternas rotas podem ser qualquer coisa desde nossas aspirações pessoais até nossas filosofias feitas pelos homens para a felicidade.

Em nossa busca por aquilo que pode satisfazer nossos espíritos ressecados, Satanás pode apresentar cumprimento no falso deus de si mesmo. Esta cisterna rota vai nos impedir de vir para o nosso Salvador e experimentar a vida em Jesus Cristo.

Para alguns de nós, o deus moderno do próprio acena com programas de auto-desenvolvimento, realização e conquista. Podemos sentir que a próxima meta ou a próxima dieta vai finalmente satisfazer aquilo para o qual temos ficado profundamente sedentos. Talvez as nossas ambições pessoais ou a nossa fome de realização pessoal tornam-se as barreiras que nos impedem de tomar o jugo de Cristo sobre nós e confiar inteiramente Nele. Talvez os nossos corações estejam definidos no seguinte cheque bônus, a viagem de incentivo, ou mesmo a próxima promoção. Talvez seja uma renda certa, um prêmio, ou um grau acadêmico. Para outros, pode ser a casa dos sonhos, o carro novo, ou as férias tão sonhada. Nenhuma dessas coisas em si mesmas são más, mas quando nossos corações são colocados unicamente nelas, tornam-se nossos deuses e nos privam da água viva.

À medida que continuamos em nossa jornada pelo deserto em direção de entender o privilégio de contemplar o rosto do nosso Salvador, iremos vivenciar um processo de esvaziamento ou vazio. Spencer J. Condie, um líder da Igreja mórmon, disse: “frequentemente devemos esvaziar nossas vidas antes que o Senhor possa santifica-la… O vazio precede a plenitude. ”

Ao invés de nos santificar e nos levar para os níveis mais profundos de humildade, esses falsos deuses nos enchem de orgulho e egoísmo. Eles são distrações no processo de santificação, e eles vão nos impedir de experimentar Jesus Cristo. Eles vão nos manter vivendo muito abaixo dos nossos privilégios espirituais a medida que nos proíbem de entregar nossas vidas a Cristo. Eles vão nos impedir “vir com confiança ao trono da graça” (Hebreus 4:16) e exigir os dons e privilégios que o Senhor está ansioso para conceder-nos.

Nossas cisternas rotas nunca vão nos permitir a experiência de vir diretamente para o nosso Salvador, para que Ele possa nos receber nos braços de Seu amor e saciar a nossa sede com a água viva. Seu convite para cada um de nós é este: “Vinde a mim e participeis do fruto da árvore da vida, sim, comereis e bebereis livremente do pão e da água da vida” (Alma 5:34).

Estamos todos convidados a vir e participar livremente de tudo que nosso Salvador tem para oferecer. Ninguém é proibido. Não há outra maneira.