Quem foi Nicodemos?

Nicodemos era um Fariseu que, como “líder dos Judeus”, parece ter sido um membro do Sinedrio. Ele aparece três vezes no Evangelho de João. No primeiro, e mais famoso, incidente, logo após a limpeza do templo, Nicodemos visita Jesus à noite, presumidamente para evitar detecção por outros da liderança Judaica, mas talvez em uma visita oficial como um delegado Fariseu do Sinedrio para ter acesso às intenções e caráter de Jesus. Seu encontro com Jesus foi palco para o discurso de Jesus sobre o “Novo Nascimento” (João 3:1-21), no qual Jesus afirma a necessidade para que cada pessoa “nascer de novo” (João 3:3), nascendo tanto da água quanto do espírito (Batismo). Embora Nicodemos inicialmente tenha ficado confuso, talvez revelando que sua opinião previa de Jesus estava sendo remodelada, Jesus enfatizou a fonte da nova vida descrevendo a si mesmo como exemplo daquele que “desceu do céu”, que Deus enviou porque ele “amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:13, 16).

Nicodemos é mencionado novamente quando os Fariseus e os principais do sacerdotes procuram prender Jesus enquanto ele freqüenta a Festa do Tabernáculo em Jerusalém (João 7:45-53). Lembrando que ele era o mesmo homem que “de noite fora ter com Jesus” (João 7:50), João nota que Nicodemos foi reprovado quando lembrou a multidão que suas leis não condenavam homem algum sem antes ouvir o que ele tinha a dizer.

Nicodemos é algumas vezes identificado como discípulo secreto de Jesus ou como um que representa aqueles que tinham falta de fé suficiente para o apoiar abertamente. Entretanto, em sua terceira aparição no Evangelho de João, no enterro de Jesus (João 19:38-42), Nicodemos, que antes tinha vindo a Jesus quando estava de noite, veio quando era dia, trazendo consigo generosas quantidades de especiarias para ajudar José de Arimatéia a preparar o corpo de Jesus para ser colocado no sepulcro e fazendo publica seu discipulado. Significantemente, esse evento ocorreu depois de Jesus ter sido levantado na cruz, permitindo Nicodemos ver o cumprimento de uma profecia feita por Jesus de que ele seria levantado “como Moisés levantou a serpente no deserto” (João 3:14).

Guest Author – has written 131 posts on this site.

O artigo foi postado na quinta-feira, fevereiro 21st, 2008 as 3:44 pm e esta arquivado na Biografia Bíblica. Voce pode acompanhar as respostas para este artigo atraves do RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

20 Responses to “Quem foi Nicodemos?”

  1. Cassimiro diz:

    Um evangélico amigo, amigo meu, me disse que considerava-me como Nicodemos, então resolvi pesquisar quem realmente foi Nicodemos…

  2. juan diz:

    meu amigo muito bem pela pesquisa vc conseguio relatar tudo sobre ele no livro de joão ,eu acredito q vc devia faser mais bem uso das suas palavras pois se alguem q não tem uma certa sabedoria ler ele não ira entender…
    Parabens vc está conseguindo espalhar a Palavra

  3. Junior diz:

    Pesquisei sobre Nicodemos, pois minha mãe me dizia que quando estava grávida tinha sonhos rotineiros em que pediam que colocassem o meu nome de Nicodemos, ela assustada e sem saber quem era Nicodemos não fez o que pediam em sonhos, e ela por medo nunca pesquisou sobre o assunto. Alguém já ouviu algo sobre sonhos parecidos como este?

  4. EDNA diz:

    SO QUE DA IMPRENCAO QUE NICODEMOS NAO TINHA SABEDORIA SUFICIENTE PRA ENTENDER DENTRO DA ALMA E CORACAO O QUE REALMENTE DEUS QUERIA PRA SE CUMPRIR A MISSAO DE CRISTO.

  5. EDNA diz:

    ESTA E MINHA OPINIAO .

  6. Cesar diz:

    Realmente Nicodemos não tinha sabedoria, pois o espírito dele era morto, só depois que ele teve um encontro verdadeiro com Jesus é que ele passou a entender as coisas Espirituais.

  7. meuri gs diz:

    nicodemos era um religioso rígido em sua doutrina, mas sua curiosidade falava mais alto a respeito de Jesus. Quem era Jesus? Indaga a si próprio, mas as perguntas foram respondidas numa noite em que ele se encontrou com o Senhor, Nicodemos não era incredulo, mas defendia sua crença como fariseu, e era provável que fosse encontrar com Jesus a noite, afinal de conta, era inaceitável pelo seus companheiros o encontro que ele teve com Jesus. Cheio de cultura e costumes sente uma grande dificuldade em se adaptar ao linguajar de Jesus a respeito das coisas espirituais, algumas coisas foram até aceitas por ele, mas, não foi o bastante para resultar em sua salvação, ele não queria abrir mão de sua religiosidade ao invés de nascer denovo.

  8. miqueas diz:

    nicodemos era um cara esperto teve a alportunidade de se encontrar com jesus talvez ele ja sabia da fama de jesus.sempre é assim quando encontramos com Ele tudo munda foi assim na vida do grande nicodemos

  9. joao ferreira silva junior diz:

    olha, na minha opinião Nicodemos era um fariseu que tinha boas intenções. Apesar de não conhecer nada sobre o reino dos Céus, ele procurou a pessoa certa que era JESUS, eu acredito que ele nasceu de novo sim e o seu espirito foi vivificado por AQUELE que oferece de GRAÇA a vida ETERNA… JOAO: 3.16.

  10. adailton diz:

    Porque nicodemos foi ter de noite com Jesus nao de dia

  11. Destro diz:

    Porque ele tinha medo que os outros doutores da lei pensariam dele.

  12. Ronaldo diz:

    Eu creio que Nicodemos teve o novo nascimento. Quanto a procurar Jesus de noite não muda nada, pois o mais importante é que ele encontrou o Salvador. Hoje temos livre acesso em nosso país a qualquer hora, mas na época ele poderia ser morto e não ter encontrado Jesus.

  13. Luiz diz:

    Nicodemos serviu de exemplo daqueles que querem conhecer melhor a Jesus e seus ensinamentos. Apesar de ser um líder, fariseu e conhecedor das Escrituras e Profecias, não entendia o que lhe era dito, causando até confusão em sua crença.
    Suas atitudes demonstram a medida que foi se convertendo. Primeiro à noite, depois de dia e por último no sepultamento de Jesus, aonde ajudou a José de Arimatéia, colocando as especiarias como era costume.
    Hoje, ele serve de exemplo para todos repensarem e entenderem o verdadeiro significado da CONVERSÃO e BATISMO, para que se cumpra a justiça de Deus em nossas vidas e através de Jesus, a nossa Salvação.
    ** agora aquí tem muita gente que precisa corrigir o português!

  14. Jair Dutra diz:

    Creio que todos os acontecimentos com Jesus existia um plano de Deus, para mostrar que muitas pessoas são igual a Nicodemos, talvez pelo alto cargo que tivera na época, não podia aparecer junto com Jesus, por isso ia encontrar-se a noite, mais reconhecia Jesus como Mestre, filho de DeusJo3.2, no final foi ao sepultamento de Jesus Jo19.39, quem sabe ali creu no filho de Deus e nasceu de Novo; Existe o tempo certo de nascer para Jesus.

  15. valdemar diz:

    observem,que em nenhum lugar se ve escrito que ele se converteu a cristo ele apenas teve um encontro com jesus neste encontro eles conversaram acerca do assunto de nascer de novo mas não ouvi conversão

  16. NALDO GRANGEIRO diz:

    A SE TODOS PROCURA JESUS, HOJE O MUNDO MUDAVA P/ MELHOR.

  17. pastor Donizete diz:

    NICODEMOS FOI UM PRÍNCIPE DOS JUDEUS UM HOMEM INTEGRO RETO PRESIDIA O SINÉDRIO DAQUELA ÉPOCA CARREGAVA SOBRE ELE A CAPA DA AUTORIDADE MÁXIMA DOS JUDEUS CAPA QUE COMEÇOU COM MOISÉS O PRIMEIRO PRÍNCIPE DE ISRAEL UM HOMEM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA….

  18. gutemberg diz:

    Certo dia recebí um convite para ir até um seminário da igreja que frequento,apesar de ainda não ser batizado.Acordei de madrugada e orei ao senhor e ele me disse,_vai e serás bem aventurado.A revelação para mim foi a mesma de Nicodemus e dizia o seguinte.
    Nicodemus foi se encontrar com Jesus à noite porque queria obter informações sobre as obras de Jesus e não conseguiria fazer isso com tantos seguidores por perto,além disso reconhece Jesus como filho de Deus por suas obras.
    Foi o único entre todos os príncipes de Israel a defender Jesus publicamente e por fim ajudou José de Arimatea no sepultamento de Jesus levando mirra e aloes.Será que ele obteve a vida eterna?

  19. Rafael SKT diz:

    Nicodemoos era um fariseu convicto eles seguia todos os mandamentos do at ele era rico isso significava que Deus abençoava ele pelo menos isso que ele pensava.
    Mas teve algo em Jesus que intrigou aquele líder idoso ele viu um jovem de 30 e poucos anos curar paralíticos purificava leprosos curava cegos eram realmente milagres legítimos se Jesus foce um charlatão ele teria sido desmascarado em pouco tempo .
    Então Nicodemos decidiu ir de noite ver Jesus escondido e logico porque ele não queria ser visto com o curandeiro de nazare não queria que os outros fariseus o visem com Jesus.
    Ele realmente viu que Jesus tinha um ligamento com Deus que ele não tinha ,em João 3-2 ele afirma que Jesus tem uma grande ligação com Deus pois somente alguém com uma grade ligação com Criador poderia fazer que Jesus fazia .

  20. Fabrício diz:

    Na minha opinião o “nascer de novo pela água e pelo espírito” nada tem a ver com o batismo.

Deixe uma Resposta