homem-mormon-missionarioDurante a história da humanidade os homens sempre foram ordenados ou procuraram manter registros de suas famílias, podemos ver ainda hoje os registros em pedra e metal de muitas civilizações antigas, assim como os registros religiosos dos judeus escritos pelos profetas e do Salvador, durante séculos, quando os processos para se registrar e conservar era dificílimo, derreter metal e escrever nele, não era fácil. Nos nossos dias, os membros da Igreja são convidados a fazer a mesma coisa, escrevendo a história das nossas próprias famílias. No entanto, ao invés de escrever sobre a pedra ou metais, precisamos apenas pressionar as teclas e deslizar nossos dedos nas telas sensíveis ao toque de nossos dispositivos móveis nas palmas de nossas mãos. Bibliotecas inteiras, estão literalmente ao nosso alcance.

Avanços Tecnológicos Nos Ajudam a Avançar na História Familiar

Há trinta anos atrás, eu estava envolvido em um debate a respeito de um projeto da Universidade de Brigham Young (BYU) que desejava compartilhar os recursos da sua biblioteca com outros campus ao redor do mundo. Isto foi muito antes da internet e parecia um desafio imenso. Naquela época, desafios tecnológicos gigantescos tiveram que ser superados para atingir esse objetivo. Este objetivo foi realizado, não apenas pela BYU, mas por toda a igreja – os discursos da conferencia geral, apresentações, musicas e mensagens estão disponíveis online – e a tecnologia permite o acesso as escrituras, devocionais, e uma miríade de lições, vídeos, família, registros e outros recursos que alguns anos atrás estavam além das mais loucas previsões.

Presidente James E. Faust, disse o seguinte na Sessão da Conferencia Geral de outubro de 1999:

Os modernos milagres da tecnologia proporcionaram eficiência à nossa vida de maneiras jamais sonhadas há uma geração; mas com essa nova tecnologia surgiu uma enxurrada de novos desafios…

Apresso-me em acrescentar que o conhecimento científico, as maravilhas da comunicação e da medicina moderna foram trazidos à luz pelo Senhor para ampliar Seu trabalho em todo o mundo. Como exemplo, o site do FamilySearch® na Internet recebe, em média, mais de 7 milhões de visitas por dia.

Hoje, nós somos os beneficiários daqueles que mantiveram suas promessas e narraram suas experiências de vida, registrando suas histórias, testemunhos e acontecimentos para nos edificar. Desta forma, a obra de Deus se move para frente ao abençoar Seus filhos em todo o mundo. As influências enobrecedores da oração, estudo das escrituras, frequência a igreja e ao templo, e obediência às leis e ordenanças do evangelho pode literalmente mover montanhas. Devemos simplesmente olhar para presenciar o cumprimento dessas promessas e perseverar na fé para ver a obra de Deus realizar o seu destino. “As chaves do reino de Deus foram confiadas ao homem na Terra e daí rolará o evangelho até os confins da Terra, como a pedra cortada da montanha, sem mãos, rolará até encher toda a Terra.” (Doutrina e Convênios 65:2).

Escrito por Walter Penning

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo