COMO POSSO ME TORNAR UM VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS CRISTO?

Jesus Cristo partilhando o Sacramento

Antes do sagrado momento da sua Expiação, ele partilhou o Sacramento para que Seus discípulos lembrassem Dele.

As escrituras ensinam que “nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino de Deus” [1]. Essa escritura nos ensina que o caminho do discipulado vai muito além de palavras. O que nós devemos fazer para nos tornamos verdadeiros discípulos do Nosso Salvador?

CONHECÊ-LO

Certa vez ouvi uma história que exemplifica com perfeição o caminho para o discipulado:

Havia um homem que desejava ardentemente seguir o Salvador. Ele se inscreveu em um curso de Teologia intensivo, passando horas e horas dia após dia estudando sobre a vida do Mestre, Seu caráter, exemplo e ensinamentos. No último dia do curso o instrutor avisou que a prova final ocorreria no prédio ao lado, e ansioso para aplicar o que aprendera sobre Jesus Cristo, caminhou ansiosamente até o prédio ao lado e ao chegar no local da prova, ouviu o professor dizer com tristeza: “Você reprovou no curso. Entre os dois prédios haviam famintos, enfermos e pessoas precisando de ajuda e você simplesmente passou por elas sem nada fazer.”

Jesus Cristo Mórmon

Para conhecê-lo, devemos agir como Ele agiria

Jesus Cristo deixou claro o que Ele esperava quando disse aos Seus discípulos: ” Segui-me, pois; e fazei as coisas que me vistes fazer.“[2]. Para seguirmos o Salvador não basta ler sobre Ele ou pregar sobre Ele, precisamos fazer nosso melhor para vivermos como Ele viveu. Muitas pessoas procuram conhecê-lo através do estudo, que é uma parte importante, porém, de forma igualmente importante ao estudo, é a aplicação do que está sendo aprendido.

No Livro de Mórmon, aprendemos sobre um grupo de sacerdotes que assim como o discípulo da história, conheciam superficialmente o Salvador, sendo repreendidos por Abinádi, um profeta, que os questionou dizendo: “Não haveis aplicado vosso coração para compreender. O que, pois, ensinais a este povo?”[3]

Não somos verdadeiros discípulos enquanto não cuidamos dos enfermos, aflitos, cansados e oprimidos, amando nossos inimigos e bendizendo os que nos maldizem. Mas, será que apenas conhecer o Salvador é suficiente?

 

LEMBRAR DELE

Um dos mais famosos e sagrados momentos do ministério de Jesus Cristo ocorreu pouco antes de Seu sacrifício, quando reuniu os Apóstolos, e partilhou do sacramento[4]; o pão e o vinho, em lembrança do Seu corpo e do Seu sangue, que logo seria derramado por eles, e por todos nós.

É interessante lembrar que o ministério terreno do Salvador foi de aproximadamente três anos, ou seja, em três anos Ele

Jesus Cristo Mórmon

Ele deseja que nós lembremos Dele, do Seu sacrifício e amor infinito por nós.

precisou instruir pescadores, para que se tornassem Apóstolos, e dessem continuidade ao Seu trabalho após Sua Ressurreição. Tendo tão pouco tempo para ensinar tantas verdades para os Apóstolos, por que será que Ele escolheu partilhar do Sacramento, como sua última lição em vida?

Uma grande lição que podemos aprender é que Ele deseja que nos lembremos Dele. Especialmente quando as coisas não estiverem fáceis, ou quando nos sentirmos tentados a cometer algum erro ou pecado. Jesus deseja que lembremos dos Seus ensinamentos, esforço, exemplo, e acima de tudo do Seu sacrifício de amor por nós. Se nós esquecermos que Ele morreu por nós, não seremos capazes de honrá-lo, segui-lo e sermos verdadeiros discípulos.

NÃO DESISTIR

Uma das mais eficientes e cruéis armas de Satanás é fazer com que as pessoas sintam que o que elas fizeram é errado demais, e que não tem volta. Ao ter estes sentimentos, as pessoas se esquecem do amor e da misericórdia infinita do Salvador e por estar “tão distantes Dele” desistem de segui-lo.

Jesus Cristo reencontro com ele

Ele sempre estará ao nosso lado, mesmo quando estiver mais difícil

Todos nós enfrentamos problemas e possuímos fraquezas e muitas vezes nossa vida será tão desafiadora que não saberemos como continuar ou se conseguiremos continuar. Precisamos lembrar Dele e seguir Seu exemplo neste momento. Mesmo nos momentos mais dolorosos da vida do Salvador, Ele não desistiu. Mesmo quando foi traído, julgado injustamente e torturado, Ele não desistiu.

E em Sua infinita bondade, Ele ainda continua a partilhar nosso fardo, se nós nos aproximarmos Dele. Por mais que algumas dificuldades não possam ser enfrentadas com nossas forças, Ele nos ajudará se nós não desistirmos. Tenho aprendido em minha jornada do discipulado que a corrida para nos tornarmos quem Ele deseja que sejamos não é um tiro de 100 metros rasos, mas sim uma maratona, onde Ele avalia não só o que fazemos mas por quanto tempo fazemos, e mesmo que fraquejemos, cansemos ou caiamos, não podemos desistir, precisamos com a ajuda Dele nos levantarmos e seguirmos em frente, até o dia que Ele disser a nós: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” [5]

REENCONTRO COM ELE

Dia virá em que nosso amado Mestre pisará novamente nesta Terra, e teremos o privilégio de nos aproximarmos Dele e tocarmos as marcas em Suas mãos e em Seus pés e sentir de uma maneira ainda mais plena Seu amor infinito. Uma maneira de saber de identificar o que você precisa melhorar como discípulo é imaginar como seria este momento de reencontro com Ele. O que Ele te diria? O que você diria a Ele? Você não precisa esperar seu reencontro com Ele para ter essa conversa especial, pode tê-la no momento que se ajoelhar e conversar com Ele, que te ama, te ouvirá e te responderá.

REFERÊNCIAS

[1] Mateus 7:21

[2] 2 Néfi 31:12

[3] Mosias 12:27

[4] Lucas 22:19-20

[5] Mateus 25:21