Por Nora

Um pouco antes de Sua crucificação, Jesus Cristo celebrou a páscoa com Seus discípulos.  Falou-lhes, com grande amor, e os consolou sobre Sua morte que estava próxima. E os abençoou com a Sua paz:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

Depois de ter lavado os pés de Seus discípulos,  partilhado uma refeição especial com eles, Ele os ensinou, lhes expressou o Seu grande amor, e depois de ter orado por eles, o Senhor Jesus Cristo se dirigiu ao Jardim do Getsêmani, onde o sofrimento da Expiação começou. Os discípulos de Jesus, não entendiam que Ele estava prestes a sofrer e morrer pela humanidade, sentiram uma grande angústia e desespero quando viram Jesus morrer e ser colocado no túmulo. Onde eles poderiam encontrar a paz?

Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (apelidados de “mórmons”) acreditam que a verdadeira paz só pode ser encontrada seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo. Podemos obter a paz que Ele prometeu, através da oração e da súplica nos momentos de provação, da gratidão no coração, e do arrependimento e do perdão.

A Expiação de Jesus Cristo

Mórmon-Jesus-Cristo-CruzTodos nós enfrentamos provações terríveis na vida, sejam elas causadas por nossos próprios pecados e erros ou pelas escolhas dos outros. Outros tipos de provações, como a morte e a perda de entes queridos, atinge a todos seres humanos, independentemente das circunstâncias. Nós cremos que Jesus Cristo, através de Sua expiação, pagou pelos nossos pecados e sofrimentos, se nos arrependermos e tivermos fé Nele. Através do poder da Sua ressurreição, o espírito e corpo de todos os homens irão se reunir um dia, em perfeita estado e em sua plenitude. As ordenanças do templo (Templos Mórmons, ou templos d’A Igreja de Jesus Cristo) tornam possível que os laços familiares continuem por toda a eternidade (Os templos são santuários de Deus, bem como o Tabernáculo nos dias de Moisés). Mesmo com essas promessas gloriosas do templo, encontrar a paz em nossas provações diárias ainda pode ser difícil até que aprendamos a procurá-la em Jesus Cristo. As escrituras nos ensinam como se aproximar de nosso Salvador e como sentir a Sua paz, mesmo durante nossos maiores problemas.

Encontrando a paz em Jesus Cristo através da oração e súplica

Em sua carta aos Filipenses, Paulo fala sobre como encontrar a paz. “Não andeis ansiosos de coisa alguma”, diz Paulo, o que significa que não devemos permitir nos sufocar pelas preocupações da vida. Em seguida, ele explica como fazê-lo: “mas em tudo porém, sejam conhecidas, diante de Deus as vossas petições pela oração e súplica com ações de graças” (Filipenses 4:6). A oração, a súplica e a gratidão podem nos ajudar a obter confiança em Jesus Cristo, que nos conduz à verdadeira paz.

Mórmon-oraçãoNos momentos em que mais precisamos de paz , só podemos encontrá-la, clamando a Deus em nome do Senhor Jesus Cristo. As escrituras estão repletas de casos de pessoas que clamaram pela ajuda de Deus em tempos de turbulência: Moisés no Mar Vermelho (Êxodo 14:13-18), Elias no deserto (1 Reis 19:1-12), e no livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo, Néfi, que temia que aqueles com fé na vinda de Cristo seriam condenados à morte (3 Néfi 1:10-14). Jesus pediu conforto a  Deus, o  Pai, no Jardim do Getsêmani, e um anjo veio para fortalecê-Lo. Assim como um anjo apareceu a Elias, com comida e bebida para ajudá-lo na jornada que ele tinha pela frente, anjos podem responder às nossas orações com  comida, conforto e um ouvido atento. Ou talvez, o que mais precisamos  ter é o conhecimento reconfortante de que Deus está ciente de nós e se preocupa conosco. Podemos sentir a Sua voz em nossos corações, trazendo paz para nossas almas, assim como a Sua voz veio a Moisés e Néfi em resposta às suas orações.

Os membros d’A Igreja dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) oram  várias vezes ao dia. Amuleque, um profeta do Livro de Mórmon, ensinou a seu povo que eles deveriam orar pela manhã, à tarde e a noite, sozinho e com amigos e familiares, orar sobre tudo que era precioso para eles (Alma 34:18-27). Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo (Santos dos Últimos Dias, ou “Mórmons”) são incentivados a orar pela manhã e à noite com suas famílias e sozinhos, oferecer orações de agradecimento durante as refeições, e orar em voz alta ou em seus corações durante todo o dia, seguindo a admoestação do Salvador de “orar sempre”. Os Mórmons também oram juntos em reuniões e no templo para aqueles com necessidades especiais. Através da oração, o nosso coração é colocado em harmonia com a vontade de Deus, o que nos traz a paz no coração quando percebemos que Deus nos conhece, nos ama e tem um plano para nossas vidas individualmente.

Encontrando a paz em Jesus Cristo, através de Gratidão

Uma canção popular antiga diz: “Quando eu estou preocupado, e eu não consigo dormir, eu conto minhas bênçãos ao invés de contar ovelhas.”  A gratidão é um ingrediente importante na busca da paz no nosso dia-a-dia. Quando somos gratos, nós mudamos o nosso foco daquilo que não temos, e passamos a focar no que já temos. Algumas pessoas já sugeriram que podemos nos sentir mais felizes e ter mais paz ao escrever um “diário de gratidão”, um caderno onde por alguns minutos a cada noite, reservamos um tempo para escrever algumas coisas das quais somos gratos. A verdadeira gratidão está intimamente ligada à oração, onde expressamos em voz alta a nossa gratidão a Deus por Suas bênçãos, e pelo sacrifício de Jesus Cristo, que nos dá esperança de paz e de vida eterna.

Elder-David-A-Bednar-mormonO Élder David A. Bednar, um apóstolo do Senhor Jesus Cristo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nos aconselha a periodicamente oferecer uma “oração só de agradecimento”, ele aconselhou:

“Recomendo que periodicamente façamos uma oração em que somente agradeçamos e expressemos gratidão. Não peçam nada. Simplesmente deixem que sua alma se regozije e se esforce para expressar gratidão com toda a energia de seu coração.” (Elder David A. Bednar, “Orar sempre”,  Outubro de 2008 Conferência Geral d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias).

Quando expressamos gratidão a Deus, vemos a mão Dele em nossas vidas e sentimos  o Seu grande amor por nós, que é a única maneira de encontrar a paz.

Encontrar a paz através do arrependimento e do perdão

Em Sua oração ao Pai,  Jesus nos ensinou a pedir perdão quando oramos, e a perdoar aqueles que nos ofenderam. Arrepender-nos de nossos pecados traz uma paz muito grande pois nos é tirado o fardo pesado de nossos ombros por meio da Expiação de Jesus Cristo. Jesus nos ensinou através da palavra e do exemplo a como viver de maneira a encontrar a paz. Quando pecamos, podemos arrepender-nos, humilhando-nos diante de Deus, pedindo- Lhe perdão por nossos errros e perdão para aqueles que magoamos, buscando fazer a restituição pelos danos que causamos, e abandonando o pecado como o Salvador admoestou: “Vai, e não peques mais” (João 8:11).

Perdoar aos outros como Jesus ensinou também pode ser um antídoto para alguns dos nossos maiores sofrimentos. Passamos a sentir muita paz quando perdoamos os que nos fizeram mal. Paulo também ensinou que devemos perdoar os outros como Deus nos perdoou:

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)

Em 2006, um atirador enlouquecido chamado Charles Roberts atirou em dez alunas da comunidade Amish, enquanto elas estavam na escola, matando cinco delas e ferindo gravemente as outras cinco antes de se suicidar. O exemplo de perdão demonstrado pela comunidade Amish chamou a atenção internacional para os efeitos maravilhosos de se seguir os ensinamentos do Salvador.

No dia do tiroteio, o avô de uma das garotas Amish assassinadas ensinou alguns dos jovens da família a não odiar o assassino, dizendo:

“Não devemos pensar mal deste homem”. Outro pai Amish observou: “Ele tinha uma mãe, uma esposa e uma alma e agora ele está de pé diante de um Deus justo”. Jack Meyer, um membro da comunidade que vive perto dos Amish, no condado de Lancaster, explicou: “Eu não creio que há alguém aqui que queira fazer qualquer outra coisa, além de perdoar e não só apenas ajudar a aqueles que sofreram a perda de seus entes queridos, mas também ajudar à família do homem que cometeu esses atos”.

mormon-Christus2Um porta-voz da família Roberts disse que um vizinho Amish confortou a família Roberts nas primeiras horas após o tiroteio e estenderam a eles seu perdão. Membros da comunidade Amish visitaram e consolaram a viúva de Roberts, seus pais e seus sogros. Um homem Amish consolou ao segurar nos seus braços por quase uma hora o pai de Roberts, que chorava muito.

Marie Roberts escreveu uma carta aberta aos seus vizinhos Amish, agradecendo-lhes o perdão, a graça e misericórdia. Ela escreveu: “O amor deles por nossa família ajudou a promover a cura de que tão desesperadamente precisavámos. Os presentes que vocês nos deram tocaram nossos corações de uma maneira que não há palavras para descrever. Sua compaixão estendeu-se além de nossa família, além de nossa comunidade, e está mudando o nosso mundo, e por tudo isso, nós sinceramente, os agradecemos.”

A paz que ultrapassa o entendimento

Seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, podemos encontrar a verdadeira paz, mesmo nas circunstâncias mais angustiantes da vida. Se buscarmos o Senhor através de oração e súplica, expressarmos nossa gratidão a Ele, reconhecermos Sua mão em nossas vidas, nos arrepender de nossos pecados, e perdoarmos os outros, vamos sentir o Seu amor em nossos corações e ver a prova de Seu amor em nossas vidas . A Expiação de Jesus Cristo nos promete libertar do pecado e da morte, e será viva em nossas vidas. Como disse Paulo:

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7)

Que Sua paz esteja com você.