O que sabemos sobre a juventude de Jesus?

Os Evangelhos registram muito pouco sobre a vida de Jesus entre o seu nascimento e o seu batismo. Mateus declara que na época em que os Reis Magos apareceram em Belém, após o seu nascimento, Jesus não era mais um bebezinho, mas uma criança, sugerindo que José, Maria e Jesus viveram na cidade do seu nascimento por um tempo, talvez algo em torno de dois anos. Na versão King James da Bíblia em inglês, podemos ler: “E quando eles entraram na casa, eles viram a jovem criança com Maria sua mãe, e se ajoelhara, e o adoraram” (Mateus 2:11, ênfase adicionada, tradução independente). Mateus continua sua história como se Jose tivesse levado Maria e a “jovem criança” para o Egito (Mateus 2:13-14). Tanto Mateus quando Lucas concordam que em algum momento José, Maria e Jesus eventualmente se mudaram para Nazaré enquanto Jesus era ainda bem jovem (ver Mateus 2:19-23; Lucas 2:39-40). A única dica sobre estes intervalos de ano, até Jesus começar seu ministério, é um breve relato sobre a viajem de Jesus a Jerusalém quando ele tinha doze anos. Lucas escreveu: “Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E , como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, pro que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Lucas 2:41-52). Lucas continua sua história nos informando sobre a aparição de Jesus no Rio Jordão, quando ele tinha “quase trinta anos” (Lucas 3:23). Podemos apenas presumir que durante o período entre seu nascimento em Belém e sua juventude em Nazaré, Jesus viveu uma vida baste tranqüila como muitos outros jovens Judeus viviam e em circunstancias semelhantes.

Bem Witherington III, professor do Novo Testamento no Seminário Teológico Asbury em Wilmore, Kentucky, disse:

“Desta história singular podemos tirar poucas conclusões limitadas. A infância de Jesus parece ter sido em muitos aspectos semelhantes as de outras crianças de Judeus dedicados – um período de treinamento, crescimento, desenvolvimento e aprendizagem, especialmente sobre fé. O elemento verdadeiramente memorável na história não é uma revelação que Jesus faz milagres, mas que Jesus tem um conhecimento extraordinário do relacionamento com Deus, algo que deixava perplexo seus pais e professores. Este é um ponto importante, pois é esse relacionamento especial e íntimo com o Pai que vem á luz em momentos críticos de Jesus; a vida adulta (batismo, transfiguração, o jardim do Getsemane, na cruz)” (WITHERINGTON III, Ben, Historias do Novo Testamento: Um Registro Narrativo (Grand Rapids: Academia Baker, 2001), 92).

Summary
Article Name
O que sabemos sobre a juventude de Jesus?
Description
A infância de Jesus parece ter sido em muitos aspectos semelhantes as de outras crianças de Judeus: um período de crescimento e aprendizagem.

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2015 Jesus O Cristo. Todos os direitos reservados.
Esta página web não pertence nem é afiliada a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (algumas vezes também chamada de Igreja Mórmon ou Igreja SUD). Os pontos de vista expressos pelos usuários são de responsabilidade dos mesmos e não representam necessariamente a posição da Igreja. Para acessar os sites oficiais da Igreja visite: LDS.org ou Mormon.org.