Belém (que em Hebreu significa “Casa [ou lugar] do Pão”) foi o local de nascimento do Rei Davi (1 Samuel 16:1-4). Uma aldeia sem muros a cerca de 8,05 km ao sul de Jerusalém com pouco mais de 100 pessoas durante o período de Herodes, era, no entanto, o local prometido para o nascimento do Messias (Miquéias 5:2-4). José, Maria, e talvez os seus parentes, possivelmente nascidos em Belém antes de migrarem para a Galiléia. Mateus e Lucas mencionam Belém nas narrativas do nascimento (Mateus 2:1, 5-6 e Lucas 2:4, 15). A frase “porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lucas 2:7) poderia ser compreendida como a seguir: “porque não havia espaço no quarto”, indicando que José e Maria encontraram abrigo na casa de um parente na época.

Embora o Novo Testamento não mencione uma caverna, uma fonte do segundo século declara que Jesus foi nascido em uma. Muitos lares em Belém eram construídos a partir de cavernas, então podemos facilmente visionar José e Maria procurando uma privacidade apropriada em uma área atrás da casa que era usada como estábulo e como dispensa. Mateus indica que eles permaneceram em Belém por algum tempo, haja vista que Jesus não é descrito como bebê, mas como uma criança quando os Reis Magos o visitaram (Mateus 2:11-14).

A ultima menção de Belém é encontrada em João quando alguns dos ouvintes de Jesus disseram que Belém é o local de nascimento do filho de Davi (João 7:42). Após isso Belém desaparece dos registros do Novo Testamento.