“Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do evangelho são: primeiro, fé no Senhor Jesus Cristo, segundo Arrependimento; terceiro Batismo por imersão para a remissão dos pecados, quarto, Imposição das mãos para o dom do Espirito Santo”. Esta é a quarta Regra de Fé, que resume alguns dos princípios mais fundamentais do Mormonismo. Cremos que o batismo é necessário para cada pessoa que deseja entrar no Reino de Deus.

O processo do batismo é simbólico. Ser imerso na agua representa ser purificado. O batismo nos faz limpos e puros, livrando a pessoa de ser julgada por Deus por seus antigos pecados. O batismo representa a morte ou sepultamento e o renascimento como um novo ser. A pessoa literalmente renasce espiritualmente:

Agora, digo que vos deveis arrepender e nascer de novo; porque o Espírito diz que, se não nascerdes de novo, não podereis herdar o reino do céu; vinde, pois, e sede batizados para o arrependimento, a fim de serdes lavados de vossos pecados e terdes fé no Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, que é poderoso para salvar e purificar de toda injustiça. (Alma 7:14).

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3).

Jesus Cristo ensinou através do exemplo. Os Mórmons tentam seguir ao exemplo de Cristo e ser como Ele em todas as coisas. Jesus pediu que João, o Batista O batizasse no Rio Jordao. João não entendeu porque um ser perfeito precisaria ser batizado. Quando lemos em Mateus 3:15, vemos que assim foi “para cumprir toda a justiça”. Jesus Cristo não havia pecados, mas assim mesmo foi batizado para estabelecer um exemplo para Seus seguidores. Logo após que Jesus foi batizado, Seus seguidores foram batizados. Foi revelado, mais tarde, em 1829 a Joseph Smith como e por qual autoridade as pessoas nos dias modernos seriam batizadas. Através de revelação ditada pelo Senhor aos seus discípulos, determinou que, depois d verdadeiro arrependimento, deveriam ser batizados por imersão por alguém que possua o sacerdócio e autoridade de Deus.

O batismo faz o homem ser humilde perante Deus. O batismo é um contrato entre Deus e os homens. Se uma pessoa toma sobre si o nome de Jesus em todos os momentos e guarda Seus mandamentos, Ele ira perdoar nossos pecados e nos levara para viver de novo com Ele. O batismo é o modo que mostramos nosso comprometimento com o Pai Celestial. O batismo nos permite declarar publicamente nossa devoção a Deus. O batismo é o símbolo de nosso sacrifício e devoção a Deus. As escrituras nos ensinam que devemos ser batizados para entrar no Reino de Deus.

E os que crerem em mim e forem batizados, esses serão salvos; e eles são os que herdarão o reino de Deus. (3 Néfi 11:33).

Quem realiza o batismo deve possuir a devida autoridade. Os mórmons acreditam que somente os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que portam o Sacerdócio Aaronico possuem as chaves para batizar. Estas chaves foram conferidas por João, o Batista (que apareceu como um ser ressuscitado) a Joseph Smith e Oliver Cowdery quando a Igreja foi restaurada. Em 3 Néfi 11:19-21, o Senhor dá a Néfi o poder de batizar em Seu nome. A autoridade deve ser valida, vindo do Senhor.

Em ordem de sermos dignos do batismo, devemos ter um testemunho de Jesus Cristo. Se comprometer a seguir Seus ensinamentos e exemplo. A pessoa deve se arrepender de seus pecados antes do batismo. Os batismos na Igreja Mórmon são geralmente realizados quando a criança completa 8 anos de idade, embora alguém pode ser batizado a qualquer momento depois dos oito anos, ou assim chamada a “idade da responsabilidade”. O batismo de criancinhas não é realizado na Igreja Mórmon desde que “as criancinhas não são capazes de cometer pecados” (Moroni 8:4-23).

Jesus não apenas nos deu a oportunidade de sermos batizados, mas quando somos batizados e confirmados membros da Igreja Mórmon, nós recebemos o dom do Espírito Santo. O Espírito Santo é um membro da Deidade e é um companheiro constante. Ele pode nos guiar e nos ajudar a tomar decisões sábias. Ele pode consolar-nos quando estamos nos sentindo fracos e solitários. Depois que Jesus foi batizado, o Espírito Santo apareceu na forma de uma pomba para transmitir um sentimento de amor e paz.

A finalidade principal do batismo é trazer as pessoas de volta a Cristo. Através do batismo, nos é dado a oportunidade de retornar ao Pai Celestial, pois é a porta para o caminho reto e estreito que leva ao Seu reino.