A Deidade é composta de Deus, Jesus Cristo e o Espirito Santo. Os Mórmons acreditam que eles são três seres distintos que compartilham o mesmo proposito. Cada um deles possui papeis específicos em levar a efeito a seguinte missão – proporcionar a imortalidade e a vida eterna do homem.

O Espirito Santo não possui um corpo glorificado de carne e ossos como o do Pai Celestial e Jesus, mas ao invés disso ele possui a forma de um espirito que permite a ele habitar em nós. O papel do Espirito Santo é ser um companheiro de todos aqueles que forem dignos e de testificar a veracidade do evangelho de Jesus Cristo.

De acordo com as crenças Mórmons, Jesus ensinou as pessoas sobre o Espirito Santo. No Novo Testamento, ele adverte que todos os pecados podem ser perdoados exceto a blasfêmia contra o Espirito Santo, que é ver Cristo através do poder do Espirito Santo e depois nega-lo. Jesus nos encorajou a sermos dignos da companhia do espirito em todos os momentos, porque se não formos dignos ele nos abandonara. O Espirito Santo não pode habitar em lugares impuros. Através Sua vida, Jesus ensinou pelo poder do Espirito Santo. Quando Jesus ensinou o povo, ali estava o Espirito Santo que confirmava a eles as coisas que Ele ensinava eram verdadeiras.

O Espirito Santo pode ser sentido por qualquer um. Mas a presença constante do Santo Espirito pode somente ser recebida após o batismo. Quando Jesus foi batizado, lemos que o Espirito Santo na forma de uma pomba desceu sobre Ele e foi um companheiro constante por toda a Sua vida. O Espirito Santo nos ajudara a sentir o amor de Cristo e nos influenciara a faze sabias decisões. O Espirito Santo conhece todas as coisas e pode nos revelar eventos futuros. O Espirito Santo pode nos alertar de perigos e nos colocar e novo no caminho correto.

Em João 14:26, lemos, que o “Consolador, que é o Espirito Santo, que o Pai enviaria no Meu nome, iria ensinar e faria lembrar de tudo o que o Senhor os havia dito.” Ele nos ajuda e nos edifica através dos ensinamentos de Cristo a nós. Ele é um mestre, assim como Cristo O é. Ambos Ele e Cristo são testemunhas de Deus e da veracidade do Seu evangelho.

Sim, eis que eu te afalarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração. (D&C 8:2)

E também acontecerá que sobre todos os que batizares com água imporás as mãos; e eles receberão o dom do Espírito Santo e estarão aguardando os sinais da minha vinda e conhecer-me-ão. (D&C 39:23)

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (I Coríntios 2:14)

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5:22-23)

Nada nesta vida é mais valioso do que o dom sublime do Espírito Santo. É uma fonte de alegria, paz, conhecimento, força, amor e todas as outras coisas boas. Junto com a Expiação, que é o poder pelo qual podemos ser transformados e fortalecidos naquilo em que somos fracos. Com o sacerdócio, que é o poder pelo qual o casamento e a família são selados para a eternidade. É o poder pelo qual o Senhor Se manifesta aos que crêem Nele. Cada coisa boa depende da obtenção e manutenção do poder do Espírito Santo em nossas vidas. Tudo depende dele (Ensign, Nov 2008, 34–36).