Mateus registrou uma frase de Jesus que veio a ser bastante conhecida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Em contraste com os mestres judeus da época, Jesus convidou o povo a vir a ele, não a Lei. Nenhum mestre antes ou qualquer um depois, convidou Israel a vir a eles; ao invés ele convidava o povo a seguir a Lei em si ou os sábios ensinamentos que incluíam a Lei. Esse convite provou novamente que Jesus não era igual a todos e que ele estava acima de todos os mestres da Lei – e que ele estava acima da Lei e de toda a sabedoria.

O convite de Jesus “vinde a mim” era seguido por promessas para aqueles que ouviam esse chamado, incluindo um paradoxo freqüentemente encontrado nos ensinamentos de Jesus – um jugo leve e um fado suave (ver Mateus 11:30). Novamente, Jesus entra em contraste com outros professores religiosos da época, que “colocava jugos pesados” sobre seus discípulos (Mateus 23:4).

No fim, a promessa mais importante que Jesus fez foi a que aqueles que vêm a ele encontrarão “alívio” (Mateus 11:28). É importante perceber que Jesus não diz que o trabalho terminaria, como o capitulo anterior demonstra que há muito trabalho a ser feito (ver Mateus 10). Ao invés, Jesus promete que os medos, os desafios, as esperanças perdidas, e os problemas da vida são diminuídos quando aprendemos a ser gentis e humildes de coração. Aprender sobre Jesus traz um descanso único para o nosso interior – uma paz que ultrapassa qualquer entendimento (Mateus 11:29).