Os dons espirituais são habilidades inatas ou habilidades que nos foram dados pelo Pai Celestial antes de virmos para a Terra. Elas são exclusivamente nossas. É nossa responsabilidade desenvolve-las e fortalece-las aqui na terra. Temos que usar esses dons para servir ao próximo e a Deus.
Porque Jesus Cristo foi o filho literal de Deus, os Mórmons acreditam que Ele possui muitas das mesmas qualidades e características de nosso Pai Celestial. O Pai Celestial confiou a Jesus Cristo, habilidades específicas para ajudá-Lo a realizar a vontade de Dele na terra durante o seu ministério.
De acordo com a sétima Regra de Fé, os mórmons acreditam no “dom de línguas, profecia, revelação, visões, cura, interpretação de línguas, e assim por diante.” Durante a vida de Cristo, ele foi capaz de receber todos esses dons por causa da sua convicção e compromisso com o Senhor. Ele recebeu os dons do Pai Celestial através do Espírito Santo.
A Jesus Cristo foi dado o dom de línguas. Ele era um comunicador eficaz. Ele falou em nome de Seu Pai para as multidões. Ele comunicou as leis de Seu Pai e os mandamentos ao povo. Jesus Cristo recebeu revelação sobre onde ir ou a quem Ele deveria servir durante o seu ministério. Os mórmons acreditam que aqueles que seguem os mandamentos e sinceramente oram a Ele, poderá receber nos dias atuais profecias e revelações. A doutrina Mórmon diz-nos que há um profeta moderno, atualmente que se chama Thomas S. Monson, que recebe revelação e tem visões para a Igreja Mórmon.
A Jesus Cristo foi dado o dom da cura. Ele usou esse dom para curar e abençoar todos aqueles que estavam doentes ou em dificuldades. Durante Seu ministério, aqueles que não acreditavam que Ele era o filho de Deus foram imediatamente repreendidos quando viam Seus milagres. Através do poder da cura, ele poderia limpar o leproso, fazer os surdos ouvirem e ressuscitar os mortos. Hoje, os Mórmons acreditam no dom de cura através do poder do sacerdócio. Os homens Mórmons que provaram ser dignos desse poder pode abençoar e curar os enfermos. Essas bênçãos do sacerdócio são administradas de forma semelhante a que Jesus dava bênçãos em seus dias.
A Jesus Cristo foi dado os dons espirituais que o ajudaram a orientar e conduzir as multidões sobre a terra. Todas as pessoas que vivem na terra hoje podem de Deus receber dons espirituais. Devemos identificar e desenvolver nossos talentos. Devemos usá-los de uma forma que seja agradável ao Senhor. Jesus Cristo nos deu um exemplo de como nossos dons espirituais devem ser utilizados, para servir aos outros e ao Senhor.