Filósofos têm feito a pergunta “O que é verdade?” há gerações e ainda muitos a fazem hoje em dia. Se você não tem nenhum tipo de religião, então é fácil dizer que não há uma verdade absoluta e, mesmo que haja, não há um meio de saber o que é uma verdade absoluta. Alguns cientistas argumentam que a ciência é a única verdade absoluta, mas qualquer bom cientista sabe que quanto mais se aprofunda em um determinado assunto, menos concreto ele se torna. Temos as leis da física que governam nosso mundo, mas quando se olha no nível microscópico ou no nível de universo (por exemplo, os buracos negros), estas leis que descobrimos tão cuidadosamente e meticulosamente não se sustentam.

Eu acredito que existem verdades absolutas e eternas. Acredito que Deus conhece essa verdade absoluta e que Ele nos deu leis (mandamentos) para seguir as quais nos ajudam a obedecer estas verdades, mesmo que não compreendamos o que são.

Como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (que frequentemente é chamada de Igreja Mórmon), acredito que Deus tem um plano para cada um de Seus filhos que se estende muito além dessa vida temporal. Acredito que Deus criou cada um de nós como seus filhos espíritos antes de criar este mundo para nós, quando viríamos ganhar experiência e aprender a escolher entre o certo e o errado. É minha crença pessoal que Deus não só é a verdade absoluta, mas que Ele também está vinculado por ela. Entretanto, Sua compreensão dessas leis eternas está muito além de nossa compreensão atual. Ele parece poder articular e quebrar as leis que conhecemos porque Ele tem uma compreensão de leis superiores a estas que conhecemos.

O que Deus nos concede nessa vida é o que precisamos conhecer para passar por esse estágio de nossa existência. Ele nos dá mandamentos e consequências por guardar ou quebrar esses mandamentos. Assim, em um nível muito pequeno, aprendemos essas verdades absolutas por experiência. Aprendemos a escolher entre o certo e o errado, a aceitar e seguir ou rejeitar essas verdades absolutas, mas as consequências de nossas ações nos ensina que os resultados são previsíveis e absolutos, sendo muitas vezes imediatos.

A doutrina de aprender um pouco de cada vez é encontrada nas Santas Escrituras: “A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali” (Isaías 28:9-10).

Existe uma verdade absoluta, mas temos dificuldade de entendê-la. Aceitar que existe uma verdade absoluta é uma questão de fé nesta vida. Entretanto, ao exercitarmos e testarmos essa fé, podemos vir a saber por experiência própria que estas coisas são verdadeiras e que a fé pode se tornar conhecimento. Deus não espera ou deseja que o sigamos cegamente. É necessário uma centelha de fé, mas ao termos essa atitude, Ele nos confirmará a verdade de nossas ações. Alma, um profeta do antigo continente americano, ensinou:

“E agora, conforme falei com referência à fé— fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não veem e que são verdadeiras. . . Ora, como disse em relação à fé, que não era um conhecimento perfeito, o mesmo se dá com minhas palavras. A princípio não podereis ter perfeita certeza delas, assim como a fé tampouco é um conhecimento perfeito.

E agora, eis que por haverdes feito a experiência e plantado a semente que inchou e brotou e começou a crescer, deveis forçosamente saber que a semente é boa. E agora, eis que é perfeito o vosso conhecimento? Sim, vosso conhecimento é perfeito nisto” (Alma 32:21, 26, 33-34).

Posso verdadeiramente testificar que esse processo funciona. É divido à minha experiência e sucesso contínuo com este processo que posso dizer com toda certeza que sei que Deus vive. Sei que Seu Filho, Jesus Cristo, é o Salvador e Redentor da humanidade. Sei que Deus me ama porque Ele expressa esse amor por mim quando oro com fé. Todos podem ter esse conhecimento. Ele quer que tenhamos esse conhecimento. Faça o teste e conhecerá essa verdade absoluta por si mesmo.

Artigo Escrito por Doris

 

 

Links Adicionais:

Bíblia Mórmon

Jesus Cristo no Mormonismo

Visite o site mormon.org/por

O Propósito da Vida

Como Devo Orar?