Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (normalmente conhecida como “Igreja Mórmon” por amigos de outras religiões) adoram Jesus Cristo como o Salvador, Redentor e Criador do mundo. Os Mórmons acreditam que a Bíblia Sagrada seja a palavra de Deus, assim como o Livro de Mórmon (outro testamento de Jesus Cristo, compatível com a Bíblia). Tanto na Bíblia quanto no Livro de Mórmon aprendemos sobre o exemplo de serviço do Salvador, assim aprendemos a seguir os Seus passos.

Como o Senhor Jesus Cristo é o exemplo perfeito de serviço?

Dos registros do ministério do Salvador, aprendemos constantemente as maneiras que o Senhor serviu as pessoas. É fácil pensar no Seu serviço como algo global — o que realmente aconteceu; mas era geralmente realizado para uma pessoa. Jesus curou o cego, o doente e o aflito (Mateus 15:30). Ele levantou dos mortos o filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-14), Lázaro (João 11:1-44) e a filha de Jairo (Marcos 5:22-43). Ele salvou a mulher adúltera de ser apedrejada (João 8:1-11). Lavou os pés dos apóstolos (João 13:5). Ele curou a orelha de um servo do Sumo Sacerdote que procurou tirar sua vida (Lucas 22:51). E, certamente, Ele serviu todas as pessoas que já foram criadas através da Expiação; onde sofre as dores, aflições e tentações de todos os tipos (Alma 7:11). De fato, Jesus Cristo se preocupava com cada pessoa, como podemos ver nas próprias palavras do Salvador:

Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?  (Mateus 18:12).

Essa ideia do Senhor servir ao indivíduo é enfatizada no relato onde aparece para o povo nas Américas depois de Sua ressurreição, conforme registrado no Livro de Mórmon. Nas Américas, durante o tempo entre Sua morte e sua ressurreição, houve uma grande quantidade de trovões, relâmpagos, uma grande tempestade e a terra tremeu (3 Néfi 8:19). Por causa disto houve muitos que estavam sofrendo muito (tanto física quanto emocionalmente), portanto, Ele foi de “pessoa a pessoa” para ministrar-lhes (3 Néfi 11:15, 3 Néfi 18:36, 3 Néfi 28:1). Um dos grandes atos de amor e serviço registrado durante este ministério: Ele passou um tempo com este povo, ensinando-os sobre o Seu Reino e então disse estas palavras:

…Eis que meu tempo está próximo.

Percebo que sois fracos, que não podeis compreender todas as palavras que o Pai me ordenou que vos dissesse nesta ocasião.

Portanto ide para vossas casas, meditai sobre as coisas que eu disse e pedi ao Pai, em meu nome, que as possais entender; e preparai a mente para amanhã e eu virei a vós outra vez.

Mas agora vou para o Pai… (3 Néfi 17:1-4).

Foi-lhes pedido, então, para ir para casa e ponderar o que haviam aprendido enquanto ele foi para Deus, o Pai. Mas, então, seu extraordinário ato de serviço aconteceu:

E aconteceu que depois de assim haver falado, Jesus olhou novamente para a multidão que o cercava e viu que estavam em lágrimas e olhavam-no fixamente, como se quisessem pedir-lhe que permanecesse um pouco mais com eles.

E perguntou-lhes: E ele disse-lhes: Eis que minhas entranhas estão cheias de compaixão por vós. (3 Néfi 17:5-6)

O Que Ele Fez? Andou com eles. Ele as abençoou. O Senhor Jesus Cristo atrasou Sua reunião com o Pai para que pudesse servir aos indivíduos. Ele, então, deu o mandamento que todas as crianças deviam ser trazidas ao “Seu redor” (3 Néfi 17:12) e a multidão “se ajoelhou sobre o solo” (3 Néfi 17:13). O Salvador Jesus Cristo, em seguida, orou ao Pai por eles e o povo registrou: “ninguém pode calcular a extraordinária alegria que nos encheu a alma na ocasião em que o vimos orar por nós ao Pai” (3 Néfi 17:17). E então, a lição que mais me emociona é encontrada na parte final do capítulo:

E aconteceu que Jesus lhes falou e ordenou-lhes que se levantassem.

E levantaram-se do chão e ele disse-lhes: Bem-aventurados sois por causa de vossa fé. E agora, eis que é completa a minha alegria.

E depois de haver proferido estas palavras, ele e a multidão testificou isso; e pegou as criancinhas, uma a uma, e abençoou-as e orou por elas ao Pai.

E depois de haver feito isso, chorou de novo;

E dirigindo-se à multidão, disse-lhes: Olhai para vossas criancinhas. (3 Néfi 17:19-23).

Portanto, o Salvador e Redentor do mundo, sim, o Senhor Jesus Cristo, se preocupa e cuida de cada indivíduo, você e eu, o homem da rua e o bebê no berço. Ele ama e por causa disso, Ele nos dá tudo o que tem a oferecer.

O que posso fazer para seguir o exemplo de serviço de Jesus Cristo?

Assim como o Senhor que atrasou sua reunião com o Pai porque percebeu que as pessoas desejavam que ele “demorasse um pouco mais com eles” (ver 3 Néfi 17:5), podemos parar para ajudar alguém a trocar um pneu furado, mesmo que possamos chegar atrasado a um compromisso. Podemos sair para almoçar com um amigo necessitado, mesmo que parece que nossa agenda esteja lotada. Podemos fazer um jantar para um vizinho que está doente ou aflito. E o lugar mais apropriado para começar nosso serviço é no nosso lar. Podemos fazer como o Salvador teria feito por nós em nossas vidas diárias, focando o externo, ao invés do interior.

Presidente Thomas S. Monson, um profeta mórmon disse: “No Novo Mundo, o Senhor ressurreto declarou: ‘Em verdade, em verdade vos digo que este é o meu evangelho; e sabeis o que deveis fazer em minha igreja; pois as obras que me vistes fazer, essas também fareis; porque aquilo que me vistes fazer, isso fareis’ (3 Néfi 27:21).

Abençoamos outros ao servirmos na sombra de ‘Jesus de Nazaré… que seguiu fazendo o bem'” (O Chamado de Servir do Salvador, Ensign, agosto de 2012).

Eu sei que Jesus é o Cristo e que Ele é o exemplo perfeito de serviço. Sei que Ele não nos mostrou este meio somente para que estudássemos Sua vida, mas nos mostrou para que possamos implementar Seu exemplo em nossas vidas. Como Santo dos Últimos Dias (Mórmon), testifico que durante nossa adoração de domingo, é isto o que ensinamos — para viver e divulgar o ensinamento de Jesus Cristo em todo o mundo. Eu os convido a vir e descobrir por você mesmo como os Mórmons focam em Jesus Cristo, frequentando uma reunião Mórmon ou se encontrar com os missionários Mórmons ou ler o Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo.

Artigo escrito por Ashley

 

 Recursos Adicionais:

Peça uma cópia gratuita do Livro de Mórmon

Missionários Mórmons

Leia o site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias