A Pérola de Grande Valor é um pequeno volume de escrituras, de mais ou menos 60 páginas, usadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os quais os membros são chamados também de Mórmons. Ela contém uma variedade de escrituras, tanto antigas como modernas, que esclarecem a missão do Senhor Jesus Cristo.

O Livro de Moisés é a tradução de um documento que prove informações essenciais reveladas ao Profeta Moisés a respeito de Jesus Cristo. Em Moisés 1:39, Ele revela o proposito de Sua missão e ministério:

Eis que, esta é minha obra e minha glória proporcionar imortalidade e vida eterna ao homem.

Tudo o que existe no evangelho é centrado sobre esta única e poderosa verdade. Este é o proposito da vida do Salvador e nossa resposta a ela é a chave para o nosso destino eterno.

O capitulo 5 revela que Adão e Eva conheciam Jesus Cristo. Sua missão já era parte do plano de salvação antes de a terra ter sido criada, e a plenitude do evangelho de Jesus Cristo foi ensinada aos nossos primeiros pais. Depois de deixar o Jardim do Éden, Adão foi ordenado a realizar sacrifícios. Depois de algum tempo foi-lhe perguntado por que o fazia e ele respondeu que não sabia, apenas que o Senhor o havia ordenado, uma declaração que revela a disposição de Adão em obedecer a Deus, sem a necessidade de saber o porquê de tudo. O anjo então lhe explicou que aquilo era a semelhança da expiação de Jesus Cristo. Ele foi então ordenado a fazer todas as coisas em nome de Jesus Cristo, se arrepender e orar a Deus em Seu nome. Naquele dia, o Espirito Santo desceu sobre Adão, fazendo com que escutasse as seguintes palavras:

Eu sou o Unigênito do Pai desde o princípio, agora e para sempre, para que, assim como caíste, sejas redimido e toda a humanidade, sim, tantos quantos o desejarem (vers. 9). Também aprendemos que Eva possuía um testemunho de Jesus Cristo e do evangelho. Ela compreendia que embora tivessem transgredido, esta transgressão fez com que o plano de salvação fosse possível, porque eles não poderiam ter filhos enquanto estivessem no Jardim. Se não tivessem tido filhos, ela e Adão teria tido uma vida pacífica e eterna, mas permaneceriam sozinhos e ninguém mais poderia ter vindo para a Terra. Os Mórmons estão entre os poucos que honram a sabedoria de Eva ao ter escolhido corretamente entre duas doutrinas conflitantes. Ela entendeu que o plano de salvação, e especificamente, o sacrifício expiatório do Salvador, permitiria que todos superassem as consequências da queda. Os mórmons acreditam que Deus não castiga as pessoas por causa dos pecados de outros, o que certamente seria injusto. Aqueles que aceitam o sacrifício de Jesus Cristo podem ser perdoados de seus pecados. As crianças que morrem antes dos oito anos de idade não precisam da expiação de seus pecados, uma vez que são incapazes de pecar, porque falta maturidade suficiente para compreender totalmente as conseqüências de suas escolhas. Eles são automaticamente aceitas à presença de Deus.

O capítulo 6, do mesmo livro nos dá uma maior compreensão deste conceito. Moisés aprendeu que a humanidade caiu devido à decisão que Adão tomou no Jardim do Éden, mas que essa mesma humanidade pode ser redimida. Ele aprendeu que Satanás tem trabalhado duro para convencer as pessoas de que não há necessidade de obedecer a Deus ou de se arrepender.

Ele também disse a Adão:

Se te voltares para mim e deres ouvidos a minha voz e creres e te arrependeres de todas as tuas transgressões e fores batizado, sim, na água, em nome de meu Filho Unigênito, que é cheio de graça e verdade, que é Jesus Cristo, o único nome que será dado debaixo do céu mediante o qual virá a salvação aos filhos dos homens, receberás o dom do Espírito Santo, pedindo todas as coisas em seu nome; e tudo o que pedires te será dado (ver. 52).

Adão perguntou por que ele tinha que ser batizado. O Senhor disse-lhe que sua transgressão no Jardim havia sido perdoada, e que, por isso, ninguém mais poderia ser responsabilizado por ela. No entanto, quando as crianças crescem elas ficam sujeitos ao pecado e, portanto, precisam se arrepender. Nada impuro pode habitar na presença de Deus e o batismo e o arrependimento são as formas de se tornar limpo e, portanto, digno de voltar a Ele.

A Pérola de Grande Valor ensina muitas lições essenciais sobre Jesus Cristo, mas o mais importante de tudo é o seu poderoso testemunho do poder salvador da expiação.