Você já desejou desistir de alguma coisa? Tenho certeza que sim. Eu me lembro de quando participava de uma pequena liga de beisebol (mesmo sendo uma garota, eu desejava brincar com os meninos), e queria desistir porque era tão difícil  – e não estava me divertindo nem um pouco. Meus pais me disseram que tudo bem, mas se eu desistisse, eles nunca me deixariam participar de uma liga novamente. Por causa disto, eu continuei. Eu amo o beisebol, mas não tenho boas lembranças daquela época tão difícil. Com o tempo as coisas não melhoraram, mas eu aprendi uma grande lição – não desistir nunca! O ano passou e uma nova temporada de beisebol começou, e eu estava novamente me divertindo. Como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (muitas vezes erroneamente chamada de Igreja Mórmon), eu frequentemente leio a seguinte frase: “perseverar até o fim”, assim como os pioneiros Mórmons fizeram. Não é sempre uma coisa fácil de se fazer, mas com a ajuda do Senhor Jesus Cristo, é possível, e sempre vale a pena! Em um livro intitulado, Be Not Afraid – Only Believe (Não Temas, Crê Somente), escrito por Ted L. Gibbons e publicado em 2009 pela Editora Cedar Fort. (p. 129-131), ele compartilha um pensamento, usando um historia especial de Thomas Edison, que nos inspira a nunca desistir, mesmo em condições adversas!

Não Devemos Desistir

Esta vida é cheia de desafios! Mas não ha motivos para nos desencorajarmos. Devemos prosseguir para frente. Não podemos abandonar nossos objetivos por causa de derrotas, medo, dor, ou impaciência. Thomas Edison estava disposto a prosseguir. Eu adoro esta pequena historia sobre ele:

Em uma manha de dezembro o alerta de incêndio disparou em uma das fabricas de Thomas Edison. Um incêndio na sala de filmes foi causado por uma combustão espontânea. E em poucos momentos as chamas se espalharam por todo o local…

Quando não pude encontrar meu pai, eu fiquei preocupado. Ele estava bem? Com todos os nossos bens sendo consumidos pelas chamas, ele teria perdido a esperança? Ele tinha 67 anos, uma idade em que é muito difícil começar de novo. Então eu o encontrei no terreno da fabrica, correndo em minha direção.

Onde esta a mamãe? Ele gritou. “Va busca-la! Diga a ela para chamar as suas amigas! Elas nunca verão um incêndio assim de novo”!

Depois que o fogo foi controlado as 5:30 da manha do dia seguinte, ele reuniu seus empregados e anunciou: “Comecemos a reconstruir!” A um homem foi dito para alugar todas as oficinas da área. A outro, conseguir um guindaste de demolição da Companhia Ferroviária Erie. Então, em uma reflexão tardia, acrescentou: “Ah, a proposito. Alguém sabe onde podemos conseguir algum dinheiro”?

Mais tarde ele disse: “Você sempre pode fazer dinheiro de uma situação de desastre. Apenas nos livramos de um monte de coisas velhas! Vamos construir algo melhor e maior destas ruinas”. Depois de falar isso, ele enrolou seu casaco transformando em um travesseiro, deitou-se sobre uma mesa e caiu no sono (Charles Edison, The Electric Thomas Edison).

A busca de Edison por dinheiro não é diferente de nossa busca por ajuda quando enfrentamos os incêndios destrutivos da mortalidade que incendeiam nossos sonhos. Mas temos um lugar onde podemos nos refugiar. Deus é o mentor do teste e do centro de testes; Ele ira nos ajudar a sermos bem sucedidos.

Não importa quão serio seja os nossos desafios, quão profunda seja nossa aflição, e quão grande seja nossa angustia, (Deus) nunca nos abandonara. Ele nunca fez, e nunca o fara. Ele não pode faze-lo. Não é o Seu caráter. Ele é um Ser imutável; O mesmo ontem, hoje, e será o mesmo através das eternas eras do porvir. Conhecemos Deus. Ele se tornou nosso amigo, a medida que decidimos obedecer Seu evangelho; e Ele nos ajudara. Talvez atravessemos a fornalha, ou aguas profundas; mas não seremos consumidos ou morreremos afogados. Emergiremos de todos esses desafios e dificuldades mais puros e melhores, se apenas confiarmos Nele e guardarmos os Seus mandamentos. (George Q. Cannon, “Freedom of the Saints,” in Collected Discourses, comp. Brian H. Stuy, 5 vols. (1987–1992), 2:185, como citado por Jeffrey R. Holland, “Come unto Me,” Ensign, Abr. 1998, 19–20)

Eu sei e acredito que através do poder da Expiação de Jesus Cristo podemos fazer todas as coisas (veja Filipenses 4:13). Se desejamos realizar grandes coisas, devemos ser como os grandes do passado, que perseveraram através momentos difíceis. E assim é. Assim como qualquer outro atleta, o sucesso só vem depois de muita pratica – com muitos erros durante o caminho.

Eu convido você a se aproximar de Jesus Cristo através dos missionários Mórmons e lendo e estudando o Livro de Mórmon. Eu li este livro, orei a respeito, e recebi um testemunho de Deus que ele é verdadeiro – ele é a Sua palavra.

Este artigo foi escrito por Ashley Bell, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Recursos Adicionais

Marque uma visita com os missionários Mórmons clicando aqui.