O capitulo 24 de Mateus contem as profecias do Salvador a respeito da destruição de Jerusalém e sobre a Sua Segunda Vinda. Com o tempo, os versículos deste capitulo foram modificados e rearranjados, fazendo com que ficasse difícil compreender qual evento em particular o versículo descreve. Ainda bem que como parte de sua tradução inspirada da Bíblia, Joseph Smith esclareceu as duas profecias e restaurou informações adicionais. Sua tradução inspirada de Mateus 24 é encontrada em Joseph Smith – Mateus na Pérola de Grande Valor (Manual de Doutrina do Evangelho, Novo Testamento, p. 86).

mormon-jesus-cristo-doutrinaAlguns dias antes da crucificação de Cristo, Seus apóstolos estavam com Ele no Monte das Oliveiras. Eles lhe fizeram algumas perguntas. Olhando o complexo do templo de Jerusalém, Jesus profetizou que ele seria destruído. Os apóstolos perguntaram: Dize-nos quando serão essas coisas que disseste a respeito da destruição do templo e dos judeus; e qual é o sinal de tua vinda e do fim do mundo, ou seja, a destruição dos iníquos, que é o fim do mundo? (JSM).

A respeito da destruição do templo, Jesus explicou a tribulação que os Judeus sofreriam. Ele advertiu que somente aqueles que fugissem para as montanhas seriam poupados. No ano de 66 d.C., os judeus se levantaram contra os Romanos, e por volta do ano 70 d.C., Jerusalém e seu templo foram destruídos. O cerco de Jerusalém sob Tito ocorreu durante a Pascoa, quando haviam aproximadamente dois milhões e meio de residentes e peregrinos dentro e fora dos muros da cidade. Eles rapidamente ficaram sem alimentos e foram pegos no fogo cruzado das facções rivais que existiam dentro da sociedade judaica.

Aqueles que haviam se convertido ao Cristianismo abandonaram Jerusalém sob a liderança dos profetas antes de sua destruição, de acordo com o historiador Josefo, e não sofrerão a mesma sorte que os cidadãos e peregrinos. O cerco dos Romanos forçou os judeus ao exilio e a grande Diáspora.

Joseph Smith – Mateus 1:21-55 (veja também Mateus 24:6–8, 14, 23–51) Jesus respondeu as perguntas dos apóstolos sobre a Sua Segunda Vinda e a destruição dos iníquos.

Porque nesses dias surgirão também falsos Cristos e falsos profetas; e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível, enganarão até os eleitos, que são os eleitos de acordo com o convênio.

Curiosamente, as pessoas frequentemente acusam Joseph Smith de ser um falso profeta, quando ele foi um dos verdadeiros profetas de Deus (assim como os outros profetas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), sendo preordenado para restaurar as verdades e a autoridade perdidas na terra.

Pois aqueles que são prudentes e tiverem recebido a verdade e tomado o Santo Espírito por seu guia e não tiverem sido enganados—em verdade vos digo que não serão cortados e lançados no fogo, mas suportarão o dia. (Doutrina e Convênios 45:57)

Jesus também profetizou que guerras e rumores de guerras iriam encher a terra antes da Segunda Vinda. A dispensação da “plenitude dos tempos” começou quando a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi restaurada. Desde então, temos vivido nos “últimos dias”, que antecedem a Segunda Vinda. Joseph Smith profetizou que uma guerra civil nos Estados Unidos iniciaria o período de guerras predito pelo Salvador:

Em verdade, assim diz o Senhor em relação às guerras que logo ocorrerão, a começar pela rebelião da Carolina do Sul que, por fim, terminará com a morte e sofrimento de muitas almas;

E chegará o tempo em que a guerra se derramará sobre todas as nações, começando desse lugar.

Pois eis que os estados do sul se dividirão contra os estados do norte e os estados do sul recorrerão a outras nações, mesmo à nação da Grã-Bretanha, como é chamada, e eles também recorrerão a outras nações a fim de se defenderem contra outras nações; e então a guerra se derramará sobre todas as nações. (Doutrina e Convênios 87:1-3, uma revelação recebida em 1832).

Elder Melvin J. Ballard, uma Autoridade Geral de A Igreja de Jesus Cristo, disse o seguinte:

“…O Senhor esta no controle. Ele sabe o fim desde o principio. Ele nos deu instruções adequadas que, se seguidas, nos guiarão por meio de qualquer crise. Seus propósitos serão cumpridos, e um dia compreenderemos as eternas razões para todos esses eventos. Portanto, hoje devemos ser cuidadosos e não nos desesperarmos, ou sermos apanhados despreparados por termos sido indolentes, mas o que devemos fazer é guardar os mandamentos de Deus e nunca perder a esperança!

“Mas onde podemos encontrar esperança no meio da tempestade e da catástrofe? É muito simples, nossa única esperança de segurança espiritual durante estes tempos turbulentos é voltar nossas mentes e nossos corações a Jesus Cristo…

Armados com o escudo da fé, podemos vencer muitos de nossos desafios diários e nossas fraquezas e medos, sabendo que podemos fazer o melhor para guardar os mandamentos de Deus, venha o que vier, tudo estará bem” (Conference Report, outubro de 1992, 41–43; ou Ensign, novembro de 1992, 31–32).

Jesus então disse que o evangelho seria pregado a todo o mundo antes da destruição dos iníquos. (Veja Joseph Smith – Mateus 1:27 e Joseph Smith – Mateus 1:31). A força missionaria da Igreja de Jesus Cristo possuía em 2012, 58.000 mil missionários, isso antes da diminuição da idade requerida para que os homens e mulheres servissem como missionários Mórmons. Imediatamente depois do anuncio do Profeta Thomas S. Monson, a aplicação para novos missionários aumentou quase 500%. Com o desenvolvimento da internet e dos meios de comunicação de massa, grande parte do trabalho missionário esta sendo realizado online. O site introdutório da Igreja SUD, mórmon.org, recebeu mais de 650 mil requisições de missionários e escrituras em menos de um ano.

Jesus profetizou da fome, pestilências e terremotos, em vários lugares nos últimos dias. Exatamente como aqueles que vemos hoje, desastres frequentes e padrões de climáticos erráticos. Os Mórmons são aconselhados a possuírem provisões como alimentos, roupas e combustível suficientes para um ano, além de estarem preparados espiritualmente para emergências.

Jesus profetizou que a iniquidade iria aumentar. Igrejas estabelecidas para obter lucro com os sacramentos estabelecidos por Cristo. O bem seria chamado de mal, e o mal de bem. O amor esfriaria. Estas coisas estão acontecendo diante de nossos olhos.

Jesus ensinou que as seguintes coisas nos ajudaria a nos preparar:

  • A parábola da figueira (Joseph Smith – Mateus 1: 38-40).
  • A comparação da Segunda Vinda com os dias de Noé (versículos 41-43).
  • A profecia das duas pessoas trabalhando no campo e no moinho (versículos 44-46).
  • A parábola do homem justo e do ladrão (versículos 47-48).
  • A parábola do senhor e seus servos (versículos 49-54).
  • Ele também falou do que esperava os justos ao Seu retorno. (Veja Joseph Smith—Mateus 1:37, 44–45, 50; 1 Tessalonicenses 4:16–18; D&C 88:96–98.)
  • O Profeta Joseph Smith recebeu uma revelação que repete e esclarece as profecias feitas por Jesus aos antigos discípulos. Esta revelação pode ser encontrada em Doutrina e Convênios 45.

Recursos Adicionais

Solicite a visita dos missionários Mórmons e aprenda mais sobre a Igreja SUD clicando aqui.