Embora vivamos em uma época com muitas oportunidades, comunidades pobres ainda influenciam a visão sobre sucesso das pessoas. As influencias negativas podem bloquear o desenvolvimento econômico de uma família por gerações.

mormon-menina-orando (2)Alguns analistas são muitos pessimistas a respeito das tendências culturais das comunidades de baixa renda e seu impacto na mobilidade social. Charles Murray descreve o abandono marcante nas comunidades mais pobres das quatro “virtudes fundamentais” ligadas à ascensão econômica: industriosidade, honestidade, casamento e religiosidade. Ele e outros também se preocupam com o crescimento da homogeneidade das comunidades ricas e pobres, significando que aqueles que estão na base da pirâmide não estão propícios a conhecer vizinhos que tenham vivido uma ascensão econômica para impactar de modo positivo as normas sociais da comunidade. Robert Putman acredita que essas tendências estão mantendo as pessoas presas em uma classe social com poucas ambições. Na verdade, não é nenhuma surpresa que crescer em um bairro onde é normal não completar o ensino médio, ou ter um trabalho estável, ou adiar o nascimento dos filhos até que seja economicamente viável, suprimam as motivações para completar os passos necessários para ascender à classe média. Também é verdade que alguns conseguem superar esses obstáculos sociais, mas Patrick Sharkey, da Universidade de Nova Iorque, observa que crescer em uma comunidade muito pobre e segregada gera efeitos não somente naquele individuo, mas também em seus filhos e netos. Stuart M. Butler

Outro fator que pode ajudar as pessoas a superar a si mesmas e ampliar seus objetivos, seria se unir a uma comunidade religiosa, onde as doutrinas e princípios se alinham aos princípios do sucesso e que podem conferir uma nova visão sobre seu próprio papel na vida.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (frequentemente chamada de “Igreja Mórmon”) ensina princípios de salvação espiritual e temporal. A fé em Jesus Cristo nos leva a agir como você deveria agir e a seguir a Seus ensinamentos. Entre as doutrinas mais básicas do Salvador estão as verdades sobre a natureza divina da alma e a do Pai Celestial que é o Deus de todo o universo. “Nosso Pai que estas nos céus, louvado seja o Teu nome” (Mateus 6:9) e “…somos filhos de Deus…” (Atos 17:29). O Senhor prometeu ajuda divina quando solicitada! “E todas as coisas, que pedimos em oração, acreditando, será concedida” (Mateus 21:22). O amor de Deus pode ser a mola propulsora, um despertar divino para que procuremos por oportunidade e crescimento.

Suas verdades nos conduzem a autossuficiência. Pague um dizimo honesto. Viva livre das dividas. Economize para o futuro. Use o seu tempo sabiamente. Desenvolva talentos e habilidades. Pratique o autocontrole e força moral. Obtenha uma educação. Seja grato e otimista.

Escrito por Delisa

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja SUD