Durante nove meses elas com dores nos carregaram, com um sorriso receberam nosso choro, com paciência nos ensinaram a andar, com suas mãos nos levantaram, com seus joelhos no chão oram por nós, sofrem com nossas derrotas, comemoram as vitórias e nos ajudam a compreender o amor incondicional de Deus.

Nessa mensagem, dirigimos à todas as mães nosso respeito e amor por serem quase sempre nosso maior exemplo em vida de serviço abnegado e amor incondicional.

Papel da mãe no plano de Deus

A Primeira Presidência da Igreja em “A Família – Proclamação ao Mundo” declarou:

Todos os seres humanos—homem e mulher—foram criados à imagem de Deus. Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos.

Jesus-Cristo-Bom-PastorTal declaração amplia nossa visão de que a maternidade é um princípio eterno e o meio pelo qual filhos de Deus são gerados de maneira física e espiritual. Fomos gerados por Pais Celestiais e herdamos deles características que quando compreendidas, criam em nós o desejo de formar nossa própria família e amá-los como nossos Pais Celestiais nos amam.

Elder Jeffrey R. Holland ensinou nossos Pais celestiais estão envolvidos no processo contínuo de criação ao nosso redor e que “o fazem com imenso amor e cuidado”. (Filling the Measure of Our Creation, Deseret Book 1989)

Com amor infinito nossos Pais Celestiais desejaram nos ajudar a progredir no curso da eternidade e a obter as qualidades que possuem. Para isto, tivemos que deixar nosso lar celestial para ganharmos experiência. Porém não nos deixaram sozinhos nessa missão. Prepararam anjos para nos receber e os nomearam “Mãe”.

Exemplos de mães nas Escrituras

As Escrituras possuem diversos exemplos de como a influência das mães para o bem ou mal afetam de maneira drástica o curso de famílias, cidades e todo o mundo. Analisemos então alguns destes exemplos:

Eva – Mãe da família humana

Muito se diz a respeito do papel de Eva e talvez seja ela um dos personagens mais mal compreendidos de todas as escrituras, atribuindo a ela a “culpa” pelo estado decaído da humanidade. O Evangelho restaurado porém eleva o papel importante de Eva e seu chamado para ser a primeira mãe entre os mortais. Tal papel é reconhecido por Eva ao afirmar:

“Se não fosse por nossa transgressão, jamais teríamos tido semente e jamais teríamos conhecido o bem e o mal e a alegria de nossa redenção e a vida eterna que Deus concede a todos os obedientes.” (Moisés 5:11)

Eva cumpriu seu papel como filha de Deus e como mãe dos primeiros filhos de Deus, dando a oportunidade a todos de vir a Terra e ganhar experiência.

Maria – Mãe do Filho de Deus

Maria foi provavelmente uma das mulheres e mães mais fiéis entre todas as filhas geradas por Deus. Sobre ela o Anjo Gabriel afirmou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre” (Lucas 1:28)

O exemplo de Maria ecoa na história da humanidade não apenas por ter sido escolhida como a mãe do Salvador Jesus Cristo, mas por sua fidelidade e disposição em ouvir o Senhor. Maria com amor carregou Jesus em seus braços ao nascer e com dor o segurou ao morrer. Serviu fielmente todos os dias que viveu e viveu a altura de suas crenças e chamado.

As mães dos Guerreiros de Helamã

Jesus-crencas-familia-mormonUma das histórias mais conhecidas e inspiradoras do Livro de Mórmon sem dúvida é a da vida e legado dos 2 mil guerreiros de Helamã, que lutaram corajosamente para proteger suas famílias e país contra a tirania dos Lamanitas.

Apesar de serem extremamente jovens e inexperientes, sobreviveram a batalha pois “tinham sido ensinados por suas mães que, se não duvidassem, Deus os livraria”. (Alma 56:47)

Tais mães ensinaram seus filhos desde muito cedo a confiarem em Deus com suas vidas e a não temer. Tal exemplo tem inspirado milhões a compreender que “por trás de todo grande homem, possui uma grande mulher.”

Portanto, abraçe forte sua mãe hoje, diga a ela o quanto a ama, o quanto é grato por seu amor. Sua “mãe” talvez tenha sido sua avó, tia ou outro familiar. Se este for o caso, convidamos você a extender a ela o mesmo amor. Sejamos mais rápidos ao serví-la, amá-la e perdoá-la e vagarosos ao julgá-las e criticá-las; Mais dispostos a amorosamente carregá-las em seus últimos dias, lembrando o quão amorosamente elas nos carregaram em nossos primeiros.

Que o mandamento de “Honrar Pai e Mãe” possa estar escritos em nossos corações, não apenas com palavras, mas com atos, orações e serviço.

A Fundação Para o Melhor deseja a todas as mães um FELIZ DIA DAS MÃES!

Artigo escrito por Luiz Bothelho

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo