homem-mormon-missionarioRecentemente, alguns amigos, jantaram com uma missionaria que estava servindo na praça do templo na Cidade do Lago Salgado. Ela contatou um investigador de outro país, começou a ensinar as palestras, coordenou uma visita com os membros locais, e acompanhou seu progresso depois do batismo, tudo pela internet. Este homem vive em um país que ainda não está aberto ao proselitismo missionário. Com a tecnologia e todos os avanços da internet, os missionários estão agora ensinando o evangelho literalmente em cada país da terra. Como resultado, mais pessoas estão ouvindo as mensagens e se unindo a Igreja.

A tecnologia é um instrumento maravilhoso, mas que nem todos sabem como usar. O mais incrível, é que os softwares e a internet também estão resolvendo este problema.

Podemos encontrar bons softwares em toda parte. Ele são amigáveis, didáticos, eficientes e poderosos. Tiramos vantagens destes atributos sem nos dar conta. Pergunte a uma classe de aula cheia de jovens quantos sabem como configurar uma página da internet e talvez alguns deles levantem a mão. Provavelmente a maioria deles terão um perfil em uma rede social. O que significa que eles já sabem e nem se dão conta disto. Nós nos aproveitamos das novas tecnologias porque elas estão mais fáceis e mais onipresente do que nunca.

A Igreja de Jesus Cristo e o Uso da Tecnologia

Assim também é para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A tecnologia tem consideravelmente mudado o modo como pregamos o evangelho. O que era difícil ficou fácil e se espalhou por todo o mundo. Milhares de reproduções digitais são realizadas e compartilhadas apenas momentos depois de completadas, incluindo vídeo, áudio e texto, alimentando o maior banco de dados de informação religiosa de oráculos vivos do planeta. Todas essas mídias estão disponíveis no mundo todo em muitas línguas diferentes e grátis.

  1. Escrituras

Um imenso empenho de unir todas as quatro obras-padrão em um guia de tópicos foi completada em 1981. Com a explosão da internet, agora o trabalho migrou das páginas impressas para os formatos digitais na rede com uma versão totalmente integrada de escrituras e guias on-line de estudo, disponível em áudio, vídeo, e texto. As informações de login dos mais de 15 milhões de membros da Igreja estão prontos. As escrituras podem ser marcadas, grifadas, e indexadas on-line. Cada versículo de escritura pode ser referenciado, destacado e catalogado com um único link.

  1. Genealogia

moca-mormon-missionariaOutro site muito popular é o FamilySearch.org, que prove acesso a maior coleção de registros genealógicos e históricos do mundo. Milhões de pessoas usam os registros, recursos e serviços oferecidos pelo FamilySearch a cada ano para aprender mais sobre sua história familiar. Registros digitais de mais de 100 países abrangendo centenas de anos estão cuidadosamente armazenados. Os especialistas afirmam que temos atualmente um arquivo com mais de 3 bilhões de nomes provenientes de todo o mundo. Além disso, existem 4.745 centros de historia da família em todo o mundo, incluindo um suporte telefônico, chat ao vivo, suporte por e-mail e um massivo arquivo de recursos de treinamento e banco de dados de solução de problemas que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Recentemente, todos os participantes do FamilySearch obtiveram acesso ao Ancestry.com, FindMyPast e MyHeritage. Tudo isto é oferecido aos participantes sem nenhum custo.

O FamilySearch International é a maior organização genealógica do mundo. Milhões de pessoas usam os registros, recursos e serviços do FamilySearch para aprender mais a respeito de sua história familiar. Para ajuda-los nesta grande obra, o FamilySearch tem ativamente reunindo, preservando e compartilhando registros genealógicos de todo o mundo por mais de 100 anos. Os usuários podem acessar os serviços e recursos grátis do FamilySearch em FamilySearch.org ou através dos mais de 4.600 centros de história da família em 132 países, incluindo a sede no Family History Library, na Cidade do Lago Salgado em Utah.

De acordo com o FamilySearch, o site foi lançado em 24 de maio de 1999, hoje, com mais de 3,5 bilhões de nomes pesquisáveis em seu banco de dados. Mais de 35 milhões de registros históricos são publicados on-line a cada mês. O recurso possui 1363 coleções históricas pesquisáveis, com mais de 10 milhões de visitas por dia e mais de 85 mil visitantes.

FamiliySearch.org – Fatos e Estatísticas

Número de nomes pesquisáveis no banco de dados – Mais de 3.5 bilhões

Número de registros históricos publicados on-line mensalmente – Mais de 35 milhões

Número de imagens digitais publicadas on-line mensalmente

provenientes de documentos originais – Mais de 33 milhões

Número de coleções históricas pesquisáveis on-line – 1.363

Número de nomes indexados publicados anualmente – Mais de 200 milhões

Número de visitas por dia – Mais de 10 milhões

Número de visitantes por dia – Mais de 85 mil

Número depáginas visitadasdiariamente – Mais de 5 milhões

Page views desde o lançamento – Mais de 16.6 bilhões

Visitasdesde o lançamento – 712 milhões

Visitantes desde o lançamento – 308 milhões

Número de voluntários de indexação on-line – Mais de 200 mil

Número de usuários registados – Mias de 1 milhão

Número de centros de história da família – 4.600 em 126 países

Número de livros digitais – Mais de 60 mil

O FamilySearch tem 6.875 bilhões de registros históricos em microfilme que estão sendo digitalizados e eventualmente indexados. Estes registros contém aproximadamente 20.6 bilhões de nomes.

O FamilySearch tem mais de 200 times de preservação de registro digital em 45 países que produzem mais de 100 milhões de novas imagens digitais para serem publicadas gratuitamente a cada ano.

O programa de indexação do FamilySearch está disponível em inglês, alemão, francês, holandês, italiano, japonês, polonês, português, russo, espanhol e sueco com mais línguas e projetos internacionais em pauta.

  1. Mídia Social

Aproximadamente 80 mil missionários também usam as mídias sociais para pregar o evangelho em todo o mundo. Facebook e Twitter são ferramentas frequentemente usadas para espalhar a mensagem, mas estes sites não são os únicos a serem atualizados com conteúdo da Igreja. Instagram foi recentemente adicionado a lista. Atualmente a Igreja possui os seguintes canais de mídia:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
  • iTunes
  • Roku
  • BYUtv
  1. Cinematografia

mormon-crencas-doutrina2O monumental projeto de vídeo levado avante pela Igreja, retratando a vida e o ministério do Salvador, chamado A Vida de Jesus Cristo Vídeos da Bíblia, combina tecnologia, artes cénicas e produção de filmes de alta qualidade. Dezenas de vídeos on-line já retratam significativamente os eventos da vida de Jesus Cristo. Usuários podem se cadastrar para serem notificados quando novos vídeos se tornam disponíveis. A tecnologia da internet foi primeiramente oferecida ao publico nos últimos 25 anos do século XX. A Igreja já desejava usar a internet desde então e acompanhou lado a lado os avanços desta industria. O numero de sites e a própria internet era ainda pequena naquela época. Mas hoje, uma infinidade de sites, blogs, vídeos, streaming de alta definição são comuns e abundantes em todos os sites.

Centenas de vídeos on-line, links, e milhões de impressões são disponibilizados através destes meios de comunicação, à medida que, eles mudam o mundo como nós o conhecemos, tornando um conteúdo salutar e edificante à disposição dos usuários. Muitas vezes, incorporado no meio do artigo ou da página web onde a referência é utilizada, o vídeo e o áudio estão se tornando prolífico e comuns. Esta tecnologia tornou o conteúdo mais acessível e mais fácil de usar do que nunca. Mas você não precisa acreditar no que estou dizendo. Você pode ver, ouvir e sentir por si mesmo.

  1. Websites

A Igreja mantem dúzias de websites em muitos idiomas diferentes, e novos sites são adicionados e atualizados regularmente. Um único login é feito para acessar múltiplos sites, e os mais populares recebem milhões de visitantes diariamente.

Uma lista parcial dos sites patrocinados pela Igreja são:

  • lds.org (informação) disponível em mais de 100 línguas (contagem não oficial)
  • familysearch.org (genealogia)
  • ldsjobs.org (emprego)
  • mormon.org (missionário)
  • tech.lds.org (tecnologia)

E estes itens mencionados são apenas o inicio. Para estas mídias há muito mais tecnologias a serem adicionadas, inclusive ao menos, estas: templos, escolas, universidades, obra missionaria, transmissões, treinamento, currículo, atualizações genealógicas, e mais, muito mais.

  1. Ferramentas SUD

Prove contatos para membros e organizações da igreja para as congregações locais tanto de um computador, ou na palma de sua mão, com um dispositivo móvel. Em alguns casos, prove fotografias e informações de contato. O conteúdo é disponibilizado aos líderes locais e participantes. Conteúdo adicional é fornecido diariamente, num piscar de olhos, de modo perfeitamente impercetível.

A internet alcança além do espaço e tempo para permitir que visitemos lugares e estejamos envolvidos em compartilhar o evangelho de um modo que jamais poderíamos sonhar. A proximidade não é mais necessária para ver e vivenciar locais ao redor do mundo e apreciar a sua beleza e tudo o que a vida tem a oferecer.

Juntas estas tecnologias permitem que a Igreja compartilhe a mensagem do evangelho em cada canto do mundo, permitindo que qualquer um tenha acesso a suas bênçãos.

  1. O Uso de Dispositivos Digitais no Trabalho Missionário

missionario-mormon-mulherA Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias divulgou informações atualizadas sobre o número crescente de missionários e a ampliação do uso de dispositivos digitais e do trabalho missionário online. De acordo com os últimos relatórios, cerca de 86 mil missionários estão servindo em 406 missões ao redor do mundo. Com a mudança de requisitos de idade para homens e mulheres que desejam servir como missionários de tempo integral, o número de missionários vai continuar a aumentar, e deverá atingir o pico de cerca de 88 mil no ano que vem. Prevê-se também que, no fim da primavera, o número começará a se estabilizar e em seguida diminuir e se estabilizar em cerca de 77 mil. Durante todo o tempo, as missionárias se tornaram uma parte vital da discussão nos conselhos de liderança da missão.

Além disso, 6.500 missionários em 30 missões nos Estados Unidos e no Japão foram escolhidos para testarem o uso de tablets digitais. Esta tecnologia está agora sendo ampliada a todas as missões na América do Norte, Japão e Europa Ocidental, o que permitirá que mais de 32 mil missionários em mais de 162 missões usem os iPads minis para o estudo e ensino do evangelho. Os missionários receberão a possibilidade de comprar estes dispositivos e mantê-los após a sua missão. Esta possibilidade será estendida aos que não possuem recursos para comprar o dispositivo. Aproximadamente o mesmo número de missionários poderá zelosamente continuar trabalhando na obra missionária on-line através das mídias sociais como o Facebook várias horas por dia.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo