Elder Edward Dube, um Setenta membro do Quórum dos Setentas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como a Igreja Mórmon, falou em um discurso na Conferência Geral de outubro de 2013, intitulado: “Olhar para frente e Acreditar”, disse:

“Quando eu era menino, trabalhava no campo com minha mãe, ela me ensinou uma das lições mais importantes da vida. A manhã já ia adiantada, o sol estava a pino e estivéramos capinando pelo que me parecia ser um tempo muito longo. Parei e olhei para trás para ver o que tinha realizado, e disse para minha mãe: “Olhe tudo o que eu fiz!” Minha mãe não respondeu. Achando que ela não tivesse me ouvido, repeti o que dissera, um pouco mais alto. Ela ainda assim não respondeu. Ergui a voz um pouco mais e falei nova­mente. Por fim, ela se virou para mim e disse: “Edward, nunca olhe para trás. Olhe para frente, para o que ainda nos resta a fazer”

O que estou fazendo hoje e aonde quero chegar? É uma dúvida que a humanidade tem vivenciado todos os momentos. “O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, aconselhou-nos:

“Devemos aprender com o passado, mas não viver nele. Olhamos para trás a fim de colher as brasas das boas experiências, e não as cinzas. E quando tivermos aprendido o que precisamos aprender e carregado conosco o melhor que vivenciamos, devemos então olhar para frente e lembrar que a fé sempre aponta para o futuro”

Jesus Cristo e os PescadoresTemos que viver neste mundo com todas as suas oportunidades que nos são oferecidas, mas temos que escolher o que de melhor nos aprouver. A escola, O trabalho, Os amigos, Os meios de transportes e o mais importante A Família.

Quando somos jovens corremos para todos os lados em busca de um caminho de segurança e sucesso. Erramos e corrigimos, erramos e corrigimos, acreditando que temos toda a vida a nossa frente para conseguir alcançar o objetivo, mas as vezes, somos pegos de surpresa.

Tenho ido ao hospital para cuidar de minha saúde, e o que vejo por lá, tem me assustado. Imagino o que aquela pessoa fez com a sua vida, na sua juventude. Deve ter tido muitas oportunidades de acertos e erros, mas que agora está limitada pela saúde, essas pessoas podiam ter aproveitado melhor os caminhos trilhados, suas escolhas lhe trouxeram dissabores, porque acreditaram que a bebida, o fumo e noites maus dormidas eram mais importantes.

Ouvi de uma pessoa um dia dizendo de que tem muito receio pelo local em que mora, que se preocupa pela sua segurança, dando-se ao entender que, pelo tipo de pessoas que habitam ao seu redor, faz-lhe temer muito, aí lhe perguntei: Por que? Ele disse, tenho medo de que aconteça alguma coisa comigo, me assalte, me mate ou outras coisas mais. Lhe disse então: Mas, você não acredita em Jesus Cristo? Você não conhece os seus ensinamentos? Ele disse que sim. Aí nós fomos detalhando aquilo que ele conhecia, referente aos ensinamentos de Jesus Cristo, quando ELE disse: Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai, senão por MIM.

Este é o princípio de todo aquele conhecimento que temos, Ele já nos deu todo o caminho para visualizarmos aonde queremos chegar. Isto nos dá uma segurança, de que aonde estivermos e como estivermos, estaremos sempre sobre sua proteção. E aqui fica a lição do discurso do Elder Edward Dube e sua mãe: “Edward, nunca olhe para trás. Olhe para frente, para o que ainda nos resta a fazer” e a admoestação do apóstolo Jeffrey R. Holland.

Nós temos uma certeza desta vida, é que após nosso nascimento virá a morte, ninguém escapa disso, e o importante é saber para onde estamos indo.

Espero que ao lerem, reflitam e olhem para dentro de si.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo