1. Qual é a diferença entre a fé e a esperança?

A fé e a esperança são duas virtudes das quais falamos muito. A Bíblia Sagrada e o Livro de Mórmon têm muitas referências às duas, e lemos essas escrituras freqüentemente. Em verdade, as vezes parece que as duas são usados indistintamente. Qual então é a diferença entre elas? Vamos ver alguns exemplos:

familia-negra-livro“E agora, conforme falei com referência à fé— não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes , tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras.” (Alma 32:21- O Livro de Mórmon)

“Como conseqüência, a fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo.” (Romanos 10:17- Bíblia Online)

“Portanto todos os que crêem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela e é uma âncora para a alma dos homens, tornando-os seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus.” (Éter 12:4- Livro de Mórmon)

“E verdadeiramente Cristo disse a nossos pais: Se tendes , podeis fazer todas as coisas que me são convenientes.” (Morôni 10:23- Livro de Mórmon)

“Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna.” (2 Néfi 31:20- Livro de Mórmon)

O manual dos missionários, Pregar Meu Evangelho, as defina assim:

“Se você tem em Cristo, você acredita que Ele é o Filho de Deus, o Unigênito do Pai na carne. Você O aceita como seu Salvador e Redentor, e segue Seus ensinamentos. Você acredita que seus pecados podem ser perdoados por meio de Sua Expiação. A fé em Cristo significa que você confia Nele e tem certeza de que Ele ama você.”

“A esperança é uma confiança duradoura de que o Senhor cumprirá as promessas que Ele lhe fez. Ela se manifesta pela confiança, otimismo, entusiasmo e perseverança paciente. Significa crer e esperar que alguma coisa acontecerá. Se você tem esperança, você trabalha em meio a provações e dificuldades com a confiança e certeza de que todas as coisas contribuirão para o seu bem. A esperança ajuda você a vencer o desânimo. As escrituras freqüentemente descrevem a esperança em Jesus Cristo como a certeza de que você herdará a vida eterna no reino celestial.”

Então a fé é uma crença, e a esperança é um sentimento, ou uma firme confiança. A fé está focada em Cristo, e a esperança está focada na certeza de nossa salvação. As duas são necessárias para seguir a Jesus Cristo.

  1. Qual vem primeiro, a fé ou a esperança?

Qual é a primeira virtude que desenvolvemos: a fé ou a esperança?

Busquemos a resposta na palavra de Deus. Morôni 7 dá uma parte da resposta:

“E novamente, meus amados irmãos, gostaria de falar-vos sobre a esperança. Como podeis alcançar a fé a não ser que tenhais esperança?” (Morôni 7:40)

Então parece que precisamos primeiro da esperança. Enfim, como poderíamos ter uma firme crença em Cristo e sua expiação se não primeiro tivéssemos uma esperança disso? Alma nos ensinou que primeiro precisamos ter o desejo de crer, e quando temos esse desejo, pouco a pouco podemos desenvolver a fé. Não pode haver fé sem esperança.

Mas lemos mas um pouco em Morôni, e encontramos algo mais:

“Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança.” (Morôni 7:42)

Então…sem fé não podemos ter qualquer esperança? Isso também faz sentido: se não tivermos nenhuma crença em Deus, em Cristo, ou em nossa salvação, como é que podemos ter esperança para nosso futuro. É lógico que precisamos ter a fé para que tenhamos a esperança.

Então qual é a resposta? Qual delas vem primeiro.

A verdade é que elas nascem juntas.

Sem fé, não podemos ter uma esperança de um mundo melhor. Sem a esperança, não podemos desenvolver uma firme fé na salvação. Ambas a fé e a esperança começam pequenas, e crescem juntos ao seguirmos o plano de Deus.

  1. Como posso desenvolver a fé e a esperança?

Sermao-Montanha-Jesus-MormonA fé e a esperança são as virtudes que guiam todos as outras. Sem fé em Jesus Cristo, porque seguiríamos a Ele? Sem esperança em nosso futuro, porque trabalharíamos para desenvolver todas as outras virtudes?

Para desenvolvermos a fé e a esperança, precisamos agir. Não existe maneira melhor de explicar isso do que a maneira que Alma explicou em Alma 32:

“Mas eis que, se despertardes e exercitardes vossas faculdades, pondo à prova minhas palavras, e exercerdes uma partícula de fé, sim, mesmo que não tenhais mais que o desejo de acreditar, deixai que esse desejo opere em vós, até acreditardes de tal forma que possais dar lugar a uma porção de minhas palavras.

Compararemos a palavra a uma semente. Ora, se derdes lugar em vosso coração para que uma semente seja plantada, eis que, se for uma semente verdadeira, ou seja, uma boa semente, se não a lançardes fora por vossa incredulidade, resistindo ao Espírito do Senhor, eis que ela começará a inchar em vosso peito; e quando tiverdes essa sensação de crescimento, começareis a dizer a vós mesmos: Deve ser uma boa semente, ou melhor, a palavra é boa porque começa a dilatar-me a alma; sim, começa a iluminar-me o entendimento; sim, começa a ser-me deliciosa…

E agora, eis que por haverdes feito a experiência e plantado a semente que inchou e brotou e começou a crescer, deveis forçosamente saber que a semente é boa…

E eis que, à medida que a árvore começar a crescer, direis: Tratemos dela com muito cuidado, para que crie raiz, para que cresça e dê frutos. E agora, eis que se a tratardes com muito cuidado, criará raiz e crescerá e dará frutos.

E assim, se não cultivardes a palavra, esperando com os olhos da fé o seu fruto, nunca podereis colher o fruto da árvore da vida.

Se, porém, cultivardes a palavra, sim, cultivardes a árvore quando ela começar a crescer, com vossa fé, com grande esforço e com paciência, esperando o fruto, ela criará raiz; e eis que será uma árvore que brotará para a vida eterna.” (Alma 32:27-41)

Não existe uma maneira fácil de ganhar a fé e a esperança– precisamos lutar por elas. Precisamos cuidar de nossa fé e esperança diariamente. Mas se as cultivarmos, temos a promessa que brotarão para a vida eterna.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre os Mórmons.