Angel-Sheperd-MormonQuando os céus foram abertos para os pastores, eles primeiro viram um anjo do Senhor – o qual supomos que seja Gabriel – dizendo: “E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11). Então “de repente”, de acordo com os registros do Rei Tiago, “E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lucas 2:13-14).

Nos dizeres da história Cristã, há uma objeção ocasional a idéia que o nascimento de Jesus Cristo foi anunciado para os pastores por um coro celestial. Essa objeção declara que o texto da Bíblia não diz que sua mensagem foi cantada. Em resposta, eu primeiro observei que há traduções responsáveis da Bíblia que declaram hostes celestiais “cantam adorações a Deus”; segundo, seria contrário a ordem de adoração nos céus de uma hoste fazer outra coisa que não seja cantar, como uma hoste dos textos das escrituras afirmam; e terceiro, temos registros da aparição de outros coros celestiais em outras ocasiões regozijando. As habilidades musicais estão entre os talentos com os quais alguém pode nascer e com o qual alguém pode levar consigo para o mundo vindouro. Elder McConkie freqüentemente pregava a doutrina que aqueles com grande talentos musicais estão trabalhando no outro lado do véu para preparar a música e o coro que irá cantar na vinda de Cristo.

Ao cantar para os humildes pastores da Judéia, talvez eles tenham se engajado o mundo para anunciar o nascimento do Salvador entre os remanescentes de Israel. “Sim, e a voz do Senhor, pela boca dos anjos, assim o declara a todas as nações; sim, declara-o para que tenham boas novas de grande alegria; sim, e proclama estas boas novas entre todo o seu povo, sim, mesmo aos que estão espalhados sobre a face da Terra; portanto chegaram até nós” (Alma 13:22).

O hino Cristão “Na Bela Noite se Ouviu” é um anúncio da hora exata da aparição do coro celestial para os pastores. Este hino tem como raiz um texto da sabedoria de Salomão, uma parte do Velho Testamento Apócrifa. A passagem declara que a “noite em seu suave curso estava já meio caminho andado” e refere contextualmente a destruição dos primogênitos Egípcios na época do Êxodo. Isto, porém, não impediu que os escritores Cristãos vissem isto como uma referência para a época do nascimento de Cristo (ver Sabedoria de Salomão 18:14-15).