Embora os Evangelhos Sinópticos contenham um material comum e frequentemente tem “a mesma visão”, o Evangelho de João contem muita informação única, cerca de 92 por cento do texto sendo incluso neste material. Esse fato, combinado com o entendimento único freqüente do evangelho sobre a pessoa e missão de Jesus, levou o primeiro papa da Igreja, Clemente, a escrever: “depois de tudo, João, percebendo que os fatos externos haviam sido feitos planos no evangelho, sendo aconselhado por seus amigos e inspirado pelo Espírito, compôs um evangelho espiritual (c. 150-215 D.C., Eusebius, Histórias Eclesiásticas 6.14.7). Implícito nessa declaração está a idéia que João propositalmente evitou muito do que os outros evangelhos já haviam registrados, focando nos eventos e ensinamentos que tinham significância espiritual mais profunda.

Alguns estudiosos notaram, entretanto, que o Evangelho de João não precisa ter sido uma composição mais recente. Dos evangelhos sinópticos, Lucas tem o maior número de material único: aproximadamente 41 por cento são comuns aos outros evangelhos e 59 por cento é exclusivo de Lucas. Alguns desses materiais exclusivos, na verdade, parecem muito semelhantes ao encontrado em João, levantando assim a possibilidade que Lucas usou o evangelho de João ou o próprio João como uma fonte. Da mesma maneira, a diferença de João dos evangelhos sinópticos pode sugerir que ele escreveu antes a língua dos três Evangelhos.