Os interesses dos Cristãos interpretam o nascimento e infância de Jesus era surpreendentemente apenas uma preocupação periférica para os escritores do Novo Testamento. Apenas Mateus e Lucas registraram alguns detalhes do nascimento de Jesus, enquanto Marcos, João e Paulo, e outros não comentaram qualquer coisa sobre esse período da vida de Jesus. Uma das características chaves dos primeiros registros feitos por eles são da tradição de testemunhas oculares; portanto, os eventos que foram testemunhados pelos discípulos ou outros são os que foram registrados pelos evangelistas. Apenas em um número muito limitado de exemplos dos interesses dos Evangelhos em outros eventos parece ter sido desenvolvido apenas no segundo século, atestado em parte pelo fato que os primeiros Cristãos celebravam a data do batismo de Jesus (6 de janeiro) antes de celebrar a data do seu nascimento. Entretanto, do segundo século em diante, autores Cristãos começaram a reportar os relatos dos atos e comportamentos lendários de Jesus que de outra forma seriam desconhecidos, uma vez que não estavam relatados no Novo Testamento. Esses relatos apócrifos tiveram sucesso no segundo século em diante porque eles foram construídos em uma fundação canônica muito bem conhecida que poderia ser emprestada; eles também alimentaram um interesse em conhecer mais do que os registros relatados publicamente.

Os escritos a seguir representam habilmente o tenor da improbabilidade das narrativas da infância: “Agora depois de alguns dias Jesus estava brincando no telhado em uma andar superior, e uma das crianças que estava brincando com ele caiu do telhado e morreu. E quando as outras crianças viram elas fugiram e Jesus permaneceu sozinho. E os pais do menino que havia morrido vieram e acusaram Jesus de tê-lo empurrado para baixo. E Jesus respondeu: ‘Eu não o empurrei’. Mas eles continuaram a acusá-lo. Jesus, então, pulou para baixo do telhado e se colocou ao lado do corpo da criança, e clamou em voz alta: ‘Zenon’ –pois esse era o seu nome – ‘Levante e me diga, eu lhe empurrei?’ e a criança se levantou imediatamente e disse: ‘Não, Senhor, você não me empurrou, mas me elevou’” (A História da Infância de Thomas 9:1-3, traduzida para o Ingles por Oscar Cullman, em Novo Testamento Apócrifa 1:446).