A crucificação é um método antigo de execução adotado pelos Romanos quase exclusivamente para deter os atos criminais realizados por cidadãos não-romanos do império. As crucificações eram realizadas em ruas movimentadas, particularmente em rodovias que levavam aos centros da cidade. Os Romanos esperavam que o maior número possível de pessoas visse aqueles que estavam sendo crucificados e reconsiderassem os atos contra as leis das províncias Romanas.

Um exemplo de uma vitima crucificada do primeiro século demonstra que os pés do crucificado eram pelo menos algumas vezes pregados pelos lados nos ossos do calcanhar e que os eram possivelmente pregados juntos comentaristas atuais sentem que os pés pregados lado a lado eram uma prática mais comum. Pregando os pés de cima para baixo fazia com que os pés rasgassem, provendo pouco apoio para a vitima, acelerando assim a morte do acusado – algo que os Romanos procuravam evitar. As mãos eram mais comumente pregadas, embora a arte Cristã demonstre que os pulsos dos crucificados fossem amarrados, a única prática documentada é a de pregar os pulsos. Os romanos usavam cravos nas mãos e pulsos das pessoas para que ficassem presas por um período maior de tempo e para evitar o sangramento excessivo. Se a vitima fosse sangrar muito, o propósito da crucificação – executar o indivíduo da maneira mais dolorosa possível em público – seria cancelada.

A crucificação de Jesus também difere em uma outra maneira muito importante dos eventos retratados por nossos artistas modernos. Os indivíduos sendo crucificados eram colocados nus para serem humilhados o máximo possível. Não temos quaisquer evidências de que os Romanos fizeram uma concessão aos Judeus para acomodar a proibição judaica contra a nudez.