Jesus de Nazaré, uma frase que aparece dezessete vezes no Novo Testamento, tem identificado uma cidade pequena e sem muros que fica a sudeste da Galiléia com Jesus o tempo todo. Localizada a cerca de 25 km a oeste do Mar da Galiléia e cerca de 32 km a oeste do Mar Mediterrâneo, Nazaré tinha uma população entre duzentos e quatrocentos habitantes no começo do primeiro século. Uma cidade obscura, Nazaré não é mencionada no Velho Testamento, por Josephus, ou no Talmud. Ela fica situada nos morros a 6 km a sudeste de Seforis, primeira capital de Herodes Antipas.

Os registros arqueológicos de Nazaré indicam que os habitantes exploravam as macias pedras calcarias nas áreas para construir porões, cisternas, instalações para armazenamento de grãos, prensas de olivas e vinhas, refletindo que sua principal fonte econômica era a agricultura. Nazaré não tinha palácios, casas de banho, ou ruas pavimentadas, indicando que as pessoas viviam em casas humildes que se espalharam por um declive voltado para o sul. Era uma vila completamente judaica que parece ter sido fundada durante o período expansionista Hasmonean pouco antes do nascimento de Jesus.

Em contraste direto com a sua política do primeiro século e sua obscuridade econômica, Nazaré tem um papel significante nas narrativas do Evangelho. Em Nazaré, o anjo Gabriel apareceu para Maria e anunciou o nascimento do Messias (ver Lucas 1:26). José e Maria voltaram para lá algum tempo após o nascimento de Jesus em Belém (Mateus 2:23). Da juventude de Jesus ate os seus trinta anos de idade, Nazaré foi o lar de Jesus. Finalmente, foi o lugar onde Jesus escolheu para anunciar o cumprimento da profecia messiânica referente a ele (ver Isaias 61:1-2) ao começar seu ministério (Lucas 4:16-30).