Joseph Bem Matthias Há-Cohen, mais comumente conhecido como Josephus, foi um Judeu, nascido em 37 d.C. em uma família aristocrática de sacerdotes. Seu idioma natal era o aramaico, embora ele também tivesse o conhecimento do hebraico, e todos os seus escritos que sobreviveram ao tempo são em grego. Em diferentes épocas, seus interesses religiosos o levaram a estudar ou se afiliar a Saduceus, Essenes, e Fariseus, as três maiores facções religiosas Judaica. Como um general, durante os primeiros dias da revolta judaica de 66 a 73 D.C., ele foi capturado pelos Romanos em uma emboscada de Jotapata na Galiléia e prontamente mudou de lado, se tornando um cliente do futuro imperador Flaviano Vespasiano, recebendo cidadania romana, e tomando para si o nome Flavius Josephus.

Seus trabalhos literais incluem Guerra Judaica, Antiguidades Judaicas, Contra Apion e uma autobiografia. Os primeiros dois são lidos com freqüência por estudantes da Bíblia por causa das informações que ele provê sobre a historia Judaica e os eventos acerca da vida de Cristo e seus Apóstolos. Guerra Judaica, entretanto, é primariamente um trabalho de historigrafia clássica e precisa ser avaliada como tal. Nela, Josephus procurou explicar porque Deus permitiu os Romanos derrotarem os Judeus e destruir seu templo. Em retrospecto, Josephus viu a rebelião como um grande resultado de ações políticas revolucionárias quem ele viu como pouco mais do que bandidos que eram hostis à classe de Josephus, a aristocracia judaica. Josephus também procurou defender seus próprios patronos, os imperadores Flavianos Vespasiano e Titus, sugerindo, por exemplo, que quando Titus capturou Jerusalém m 70 D.C. ele queria poupar o templo, mas os soldados romanos, agindo por si mesmos, incendiaram o santuário. As famosas últimas palavras que Josephus colocou na boca de Eleazar na Masada é um discurso retórico típico, e o suicídio dos Zelotes houve um paralelo historigraficos em grego e romano.

Nos anos seguintes, Josephus sentiu a necessidade de defender a reputação e o status do povo Judeu. Antiguidades Judaicas parece ser um subgênero de historia algumas vezes chamada de “Historigrafia apologética”, um tipo de escritos históricos que procura defender e explicar seus assuntos a uma grande cultura dominante. Nele, Josephus enfatiza a antiguidade do povo Judeu e da nobreza das suas tradições. As últimas seções desse trabalho continham alguns dos mesmos materiais encontrados em Guerra Judaica frequentemente representam esses episódios muito diferentemente. Consequentemente, embora muitos leitores hoje tendem a aceitar suas obras sem cristicismo, precisamos lembrar como suas obras mudaram com o passar do tempo como um resultado das mudanças políticas e das circunstancias pessoais.