Dentre todas as crença mórmons uma desfruta de uma posição especial, a crença no princípio da profecia. Os mórmons acreditam que assim como Deus falou aos profetas do Velho Testamento, para ajudá-los a aprender e ensinar a verdade, e para ajudar ao seu povo a entender o que estava acontecendo no mundo, Deus mais uma vez fala aos Seus filhos. Os profetas do Antigo Testamento preparam o mundo para a primeira vinda do Salvador, os profetas modernos preparam-no para a segunda vinda.

Os profetas falam de Deus. O Senhor providenciou profetas desde o início do mundo, quando falou com Adão. Desde então, os profetas seriam retirados do meio do povo por causa da sua iniquidade e da relutância em ouvir os conselhos dos profetas. No entanto, no seu devido tempo, Deus sempre chama um novo profeta para os habitantes da terra.

Depois da morte de Jesus Cristo, e da morte dos Seus apóstolos, não houve mais profetas. Isso conduziu a Grande Apostasia, na qual muitos conflitos sobre a doutrina fez com que as pessoas fracassassem em  encontrar a verdade. Porém, Deus sempre prometeu que haveria uma restauração de todas as coisas.

“19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,

20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado:

21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.”

Para que a restauração acontecesse, um profeta deveria ser escolhido por Deus. Somente um profeta estaria autorizado a falar oficialmente por Ele. Isto ocorreu quando Joseph Smith foi escolhido por Deus para liderar a restauração como um profeta. Deus prometeu que jamais nos deixaria novamente sem um profeta e, portanto quando Joseph Smith foi assassinado, Ele escolheu um novo profeta. Desde aquela época, sempre houve um profeta para guiar e aconselhar-nos sobre como nos prepararmos para os últimos dias, e para lidar com as rápidas mudanças do mundo em que vivemos.

Atualmente as pessoas estão vivendo em um mundo tão diferente, que não poderiam sequer ter imaginado 100 anos atrás. As pessoas estão se esforçando para encontrar respostas a questões que não existiam quando a Bíblia foi escrita, sofrendo grandes pressões na vida. Provavelmente nunca houve uma época na história em que os filhos de Deus necessitassem mais desesperadamente de Sua orientação do que hoje.

Com o nosso tempo na terra chegando ao fim, nos devemos saber exatamente o caminho que devemos seguir para chegar aonde queremos, e o que Deus deseja que façamos para nos prepararmos para este momento. Um profeta nos dá a certeza de que estamos fazendo aquilo que Deus quer que façamos em um mundo complexo. Com tantas igrejas, no mundo de hoje, cada uma ensinando doutrinas conflitantes até sobre em áreas tradicionais como o casamento, no qual não haviam dúvidas, necessitamos ter uma fonte segura da verdade. Os Mórmons encontram isso através de seu profeta.

Os Mórmons são ensinados a orar a Deus para receberem uma confirmação pessoal de que a pessoa que recebe o chamado de profeta é verdadeiramente um profeta de Deus. Se, em qualquer momento, eles se sentirem inseguros sobre qualquer ensinamento do profeta, eles são ensinados a pedir orientação diretamente a Deus. Isso significa que os Mórmons não seguem ninguém cegamente, ao invés disso, procuram ao Senhor para saber onde encontrar a verdade. Em última análise, toda a verdade vem de Deus. O profeta apresenta e interpreta a verdade, mas a responsabilidade pessoal esta sempre com o indivíduo.