Os Escritos do Mar Morto, um número desconhecido de antigos textos judaicos descobertos próximo do Mar Morto no inicio de 1947, foram preservados por um grupo de Judeus que não aceitaram aos chamados de Jesus para o arrependimento e para crer nas boas novas (Marcos 1:15). Indiferente dos clamores sensacionalistas, os escritos não contêm qualquer referencia a Jesus ou seus discípulos. Entretanto, eles são importantes por várias razões, incluindo a ajuda significante que eles provêm para estudiosos em seus esforços para reconstruir o mundo de Jesus, uma vez que eles provêem uma janela importante para o mundo dos Judeus da Palestina do ultimo século a.C. e do primeiro século d.C.

Craig A. Evans, Professor Distinto do Novo Testamento na Faculdade Divinity Acádia, na Universidade Acádia, em Wolfville, Nova Escócia, Canadá, relatou:

“Os Escritos do Mar Morto provavelmente constituem maior descoberta bíblica única do século vinte. Os Escritos tem contribuído significantemente para os estudiosos bíblicos em vários campos: (1) o estudo dos escritos antigos e fabricação de livros/papiros; (2) criticismo textual do Velho Testamento; (3) estudos lingüísticos em Hebreu e Aramaico; (4) estudos apócrifos e pseudo-epígrafos; (5) o estudo de seitas e grupos, particularmente os Essenes, dentro da Judéia Palestina; (6) métodos antigos de interpretação bíblica; (7) história intertestamento; (8) doutrinas do primeiro século e idéias religiosas; e (9) estudos do panorama histórico do Novo Testamento” (EVANS, Craig A., Textos Antigos para Estudos do Novo Testamento: Um Guia para a Literatura do Panorama Histórico (Peabody: Hendrickson Plubishers, 2005), 80-81).