Marcos, mais do que qualquer outro escritor, preserva a humanidade de Jesus nas Narrativas da Paixão. Sua oração no Getsemane pode ser usada como exemplo: “Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice” (Marcos 14:36). Em sua narrativa, Marcos informa aos que estão ouvindo a história de que Jesus precisava dormir, comer, ficar sozinho e, certamente, orar – fazer essas coisas é algo humano.

Se as histórias contadas por Marcos forem baseadas nas memórias de Pedro, podemos estar vendo uma palavra – uma gravura baseada nas próprias coleções de Pedro. Se assim for, podemos apreciar a franqueza retratada e apresentada aqui, a qual é particularmente crítica com o próprio Pedro. Deve ser lembrado que o verdadeiro nome de Pedro é Simão. Jesus lhe deu o nome de Pedro (do grego ou latim) ou Cefas (em hebraico ou aramaico), o qual significa pedra ou rocha. Em Marcos, Pedro sempre é sempre chamado pelo nome que Jesus lhe deu até esse ponto, onde Jesus diz: “Simão, dormes?” (Marcos 14:37, ênfase adicionada). Talvez o fato de Jesus usar Simão ao invés de Pedro, e significante, revelando que Pedro ainda não tinha se tornado “a rocha”.

Marcos retrata a agonia de Jesus no Getsemane de maneira clara e em uma linguagem comovente. Jesus é o Filho de Deus, ainda assim ele recebe o desejo humano de viver, de evitar o sofrimento e a morte. O nome que Jesus usa ao clamar a Deus é Aba (Pai), exaltando a emoção dessa cena trágica. Uma outra tradução da Bíblia toca no assunto de maneiras diferentes, o qual nos ajuda não apenas sentir o que a escritura diz, mas também a entendê-la melhor: “E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele àquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém o que eu quero, mas o que tu queres” (Marcos 14:33-36).