Jesus Cristo é o exemplo perfeito de caridade. Uma pessoa caridosa é misericordiosa, compreensiva, pronta a servir, humilde, solicita e que vê as pessoas com tolerância e bondade. Cristo demonstrou todas essas características com as pessoas a quem serviu e encontrou. Jesus demonstrou caridade constante e encorajou Seus seguidores a fazer o mesmo. Entretanto, Seu grande ato de caridade foi Seu sofrimento no Getsêmani e o sacrifício de Sua vida na cruz, através da qual todos nós recebemos a oportunidade de viver para sempre e retornar ao Pai Celestial novamente.

Os ensinamentos de Jesus estavam repletos de exemplos de caridade. No Novo Testamento, lemos a respeito de uma mulher que cometeu adultério. Seus acusadores estavam para apedreja-la. A lei punia o adultério com a morte. Jesus Cristo condenou seus acusadores, perdoou a mulher, e disse que não pecasse mais. Cristo ensinou que o papel de juiz pertence a Deus e não aos homens. Jesus compreendia que os erros eram necessários para o progresso dos homens e mulheres. Ele possui empatia por todos. Durante seu ministério terreno, Jesus abençoou os doentes no Sábado judaico. Embora fosse o Seu dia de descanso, ele encontrou alegria ao servir e curar o próximo. Ele também considerava a lei da caridade e do amor superior a lei do Sábado judaico.

Jesus ensinou Seus seguidores a amarem uns aos outros. Ele nos ensinou a sermos caridosos e altruístas. Ele foi amigo do estrangeiro, comeu com os pecadores, e empregou seu tempo em edificar aos outros. Através de Seu exemplo, podemos encontrar as qualidades que devemos desejar para nós mesmos.

Jesus ensinou Seus seguidores a serem humildes, incluindo aqueles que ocupavam posições de autoridade e liderança. Por exemplo, os lideres religiosos dos Seus dias eram preocupados em acumular riquezas e ostentá-las. Jesus Cristo os censurou em Mateus 15:6-9 quando disse: “essas pessoas veem a Mim com suas bocas, e Me honram com seus lábios, mas seus corações estão longe de Mim. E Me adoram em vão, ensinando doutrinas e mandamentos de homens.” Ele ensinou que não existe lugar para a hipocrisia no reino de Deu. Nossas crenças devem estar em sintonia com nossas ações. Os membros da Igreja Mórmon lutam para viver esse principio a cada dia.

Cristo poderia ter sido arrogante e orgulhoso, porque era Todo-Poderoso. Em vez disso, Ele encontrou motivos para ser caridoso. Jesus Cristo ensinou que deveríamos amar a todas as pessoas, mesmo aquelas que são difíceis de amar. Ele enfrentou muitos desafios durante Sua vida por causa daqueles que o odiavam e tentavam destruir a Ele e a Sua missão. Mesmo assim demonstrou caridade por essas pessoas. A verdadeira caridade é incondicional. Ele é comprometida em edificar ao próximo, mesmo aqueles que foram esquecidos e abandonados. Os mórmon procuram seguir Seu exemplo de caridade e serviço. Seu exemplo inspirou a criação de muitas organizações de serviços dentro da Igreja Mórmon e inspirou pessoas ao redor do mundo.

A vida de Cristo é o perfeito exemplo de caridade. Através de Seu exemplo, podemos aprender como encontrar felicidade e como enriquecer nossas vidas. Cristo nos ensinou que se colocarmos o próximo em primeiro lugar, poderemos encontrar a verdadeira felicidade. Na verdade, a definição de caridade é o puro amor de Cristo. A caridade é um dos dons espirituais, e por isso, pode ser adquirida de Cristo como um dom. Ela deve ser procurada através da oração sincera e da diligencia:

“De modo que, meus amados irmãos, se não tendes caridade, nada sois, porque a caridade nunca falha. Portanto, apegai-vos à caridade, que é, de todas, a maior, porque todas as coisas hão de falhar—

Mas a caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem” (Moroni 7:46-47).