Mensagem de Natal: Guardando o Natal

Barbara B. Smith foi chamada para ser presidente geral da Sociedade de Socorro em 1974, a liderança global de Mulheres e da organização de serviços da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias (Mórmons), cargo que ocupou por quase 10 anos. Ela é autora de vários livros, incluindo O Amor que Nunca Falha, A Luz de Natal, Crescimento como Avó, e, Uma Estação Frutífera. Ela conta essa história maravilhosa de Natal de como seus filhos e os filhos de seus filhos carregam as promessas do nascimento de Cristo, o Espírito de Natal, de uma geração para a outra. Ela fala de presentes que apontam para o Salvador, tempos que são preciosos para reflexões dos frutos do evangelho de Jesus Cristo. Aproveite esta Mensagem de Natal, essa história de Natal, e compartilhe com seus amigos e familiares nesta temporada. Feliz Natal para cada um.

No ano passado foi o Natal que fez um círculo completo. Douglas, meu marido de mais de 50 anos, e eu tinhamos começado o nosso costume, as visitas do dia de Natal. Nós dois ainda mantinhamos um brilho interno da nossa noite de vespera de Natal com o nosso reino cada vez maior de filhos, netos e bisnetos, que estavam todos reunidos em nossa casa para o jantar, um programa de véspera de Natal, e um presente que não tem que esperar até de manhã para ser aberto, toda esta tradição começou com os dois avós de Doug e os meus próprios avós alguma geração antes.

Em nosso caminho, estávamos cumprindo outra tradição que vinha de gerações anteriores, que é o de visitar as casas de cada um de nossos filhos crescidos na manhã de Natal para ver o que o Papai Noel tinha trazido aos seus pequeninos. Mas isso nunca foi o motivo principal de írmos. Nós realmente vamos, porque, no meio da excitação e antecipação anual de desembrulhar todos os presentes brilhantemente adornados com suas árvores de Natal, cada uma brilha com enfeites e luzes, nossas famílias procuravam meios variados para manter a espiritualidade do Natal vibrando e alegre . E nos alegramos ser parte disso.

História de Natal Profetizada na Bíblia

À medida que alimentávamos educávamos para a vida adulta cada um dos sete bebês que abençoaram a nossa casa, estávamos sempre consciente de que “o que nós desejávamos que nossos filhos se tornassem, deveríamos procurar ser diante deles.” (Andrew Combe, lar é Onde Você Permeia Suas memórias [de Fort Worth: Paul Editora Brownlow, 1993], p. 20) ao longo dos anos, também seguíamos o conselho em Deuteronômio sobre os mandamentos, a aplicação desta diretiva bíblica para todas as verdades do evangelho, de “impressioná-los sobre seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa e quando você andar ao longo da estrada, quando se deitar e ao se levantar. “(Ver Deut. 6:6-7).

Especialmente na época do Natal, quando o nosso círculo familiar é mais completo, vemos melhor os frutos dos nossos esforços no evangelho na vida de nossos filhos. E isso nunca foi mais verdadeiro do que neste particular ano, a medida que chegávamos a tempo de participar da abertura de presentes com a maioria de nossos famíliares, ou, enquanto nós continuávamos nosso circuito, a medida que lembrávamos maravilhosos eventos de Natais passados. Esta síntese de Natais passados e presentes coroou uma realização maravilhosa nova para mim, me abrindo os olhos em relação ao nosso esforço ao longo da vida para ensinar nossos filhos a conhecer, viver e amar o Evangelho e Jesus Cristo, para que possamos ter nossa família unida para sempre.

Nossa primeira parada matutina de Natal é sempre na casa de Sherilynn, nossa filha mais nova. No ano passado, nós apreciamos a nossa participação lá enquanto Sherilynn, Hector e sua jovem família abriram seus presentes, então comemos seu tradicional desjejum de Natal sendo nós os seus convidados. Finalmente, todos sentados em um círculo aconchegante na sala da frente inclinamos nossas cabeças em uma oração de gratidão, e nos revezamos na leitura das escrituras e discutimos sua importância para o Natal. Lemos a profecia de Samuel, o lamanita, relativa aos sinais do nascimento do Salvador e os relatos de Néfi das aparições de Cristo e os ensinamentos para a nação Nefita. Foi um começo maravilhoso para outra turnê memorável do dia de Natal.

Nossa parada oportuna na casa de Barton e Louise nos permitiu assistir também sua família abrir os presentes enquanto liam a narrativa bíblica do nascimento e do ministério de Cristo. Barton fez uma pausa em várias ocasiões na história para que as crianças desembrulhassem os presentes que eram relacionadas às partes específicas do relato bíblico e eram do interesse deles. Por exemplo, quando a leitura dos pastores assistindo os seus rebanhos durante a noite, ascrianças desembrulharam blusas de lã. No ponto onde os sábios trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra, houve doações de dinheiro e perfume. Quando houve a leitura de Cristo, pedindo aos pescadores para “Vem e segue-me”, os pacotes dos meninos tinham varas de pesca, iscas e outras partes de pesca.

Na casa de Blaine e Becky, cada membro da família recebeu uma placa com o nome esculpido, que incluia o significado do nome da pessoa. A interpretação de cada nome significava o potencial do indivíduo no plano da vida e da exaltação, mesmo como o nome de Jesus teve específica importancia e promesa, por definição: “Jeová salva”, de alguém que “salva o seu povo dos seus pecados” (Mt . 1:21), “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6), e “Redentor do mundo” (D & C 19:1).

Emparelhado com as escrituras, os nomes das crianças carregavam promessas divinas:

David – O amado . . “O Amado do Senhor habitará em segurança com Ele, e o Senhor deverá cobri-lo todo o dia” (Deut. 33:12)

Sarah – Princesa. . . “Uma geração escolhida” (1 Ped. 2:9)

Scott – viajante. . . “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15)

Steven – O Coroado. . . “E quando o Pastor Supremo se manifestar, recebereis a coroa de glória que não desaparecerá» (1 Ped. 5:4)

Brian – O que tem força. . . “O Senhor é a minha rocha. . . fortaleza. . . libertador; meu Deus, minha fortaleza, em quem confio “(Salmo 18:2).

A história do Natal é Sobre Serviço

Assim foram as crianças de Blaine ensinadas, eles tinham o privilégio e a responsabilidade de cumprir as promessas de seus nomes dado no nascimento assim como foi com Jesus, nosso Exemplo, que tinha honrado o seu próprio nome durante a sua missão divina na terra.

A medida que continuamos nossa jornada naquele dia, lembramos um Natal anterior, quando tínhamos chegado na casa de Lillian no final da manhã. Toda a família estava radiante com o calor e o amor da época natalina, eu fui levada às lágrimas quando soube o motivo. Anualmente sua família escolhe um símbolo da história de Natal, nesse ano foram os anjos. Mas Lillian não sabia do ponto culminante de seu tema de Natal que seu marido e as crianças tiveram planejado secretamente para ela.

Bem cedo naquela manhã de Natal seu marido, Claron, a tinha chamado do andar de baixo, despertando Lillian de um sono curto para ir às pressa até a árvore de Natal. Lá ela encontrou seus seis filhos, quatro meninas e dois meninos, todos vestidos com roupas novas brancas de Natal, esperando por ela, com presentes nas mãos. O coração dela derreteu diante da cena em sua frente. Cada criança, em seguida, apresentou-lhe um presente embrulhado em puro branco, dizendo a Lillian porque ela era “a minha mãe angelical.”

Foi uma experiência sublime. Daquele momento, que foi selado para sempre no tempo, Lillian expressou: “Agora quando eu olho para meus filhos, eu me lembro deles naquele dia vestido de branco e percebo ainda mais como eu quero estar com eles por toda a eternidade.”

Alguns Novembros antes, Catherine, Carl, e seus filhos haviam se mudado para um novo lar. Quando o dia de Natal se aproximou, como família decidiram visitar todas as pessoas do bloco e tornar-se familiarizados com os seus novos vizinhos. Como presentes eles levaram biscoitos assados e decoraram cestas para colocar os doces. Este passeio de primeiro dia de pré-natal no novo bairro foi um sucesso tão grande que as visitas se tornaram uma tradição celebrada pelos vizinhos, que contaram à família de Catherine, “Nosso Natal começa com vocês!”

Através de sua relembrança deste empreendimento anual, fomos capazes de discernir o desenvolvimento da fé de sua família nos caminhos de Cristo, bem como o seu amor por Ele e sua compreensão das bênçãos inerentes de cercar os outros nos braços do amor do Salvador por meio de suas próprias ações de amor. Não houve nenhuma dúvida de que Catherine e sua família conheceram a essência do Santo Nascimento.

A família de Lowell foi outra onde as experiências de véspera de Natal deu o tom para o dia santo. Um ano, sem dizer a seus cinco filhos no começo, Lowell e Lynne escolheram uma noite próxima da noite de Natal para que toda a família dormisse embaixo da árvore de Natal. As crianças ficaram surpresas e encantadas, de uma vez se aconchegaram em seus sacos de dormir, e olharam para as luzes brilhantes da árvore. Um deles sugeriu: “Vamos cantar canções de Natal.” Então, eles cantaram as velhas canções maravilhosas que testemunharam o nascimento milagroso, terminando com “Noite Feliz! Noite de Paz! O Senhor Deus de Amor. . . “(Hinos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1985, p. 204.)

Quando a música terminou, outro querubim de Natal propôs, “Vamos brincar de” Eu espio com meu pequeno olho” algumas das coisas sobre a árvore de Natal.” Eles fizeram até que não pudessem espiar nada mais. Finalmente, um dos companheiros impressionado perguntou: “É esta a verdadeira noite de Natal?” Aquela noite provou uma ser uma memória para durar uma vida e o começo de outra tradição da família. Ele e todos os outros sentiram o calor do amor e da razão para esta estação.

Para nossa parada final do dia de Natal do ano passado na casa, de nossa primogênita Sandra, seu neto de três anos de idade, que vive em Nevada, nos proveu uma abundância do Espírito do Natal enquanto Sandra conversava em longa distância com ele por telefone. Um pouco mais do que uma criança, e abençoado com uma voz e características esplêndidas, de olhos castanhos Erik cantou em tons harmoniosos o “Para a Vovó” (ele não consegue dizer “Smith” ainda!) do bebê “Dormir, Dormir, Dormir, Dormir, Dormir, o Salvador em um estábulo! Dormir, Dormir, Dormir, Dormir, Dormir, o Senhor de todos “(Músicas para Crianças [Salt Lake City: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1989]., P. 42.)

A mãe de Erik, Julie, que é a filha mais velha de Sandra, também disse do prazer de Erik com o presente de Natal antecipado da avó. Sandra havia lhe dado um conjunto de fantoches de dedo dos personagens do presépio. Com sua irmã de duas semanas de idade, Kylie, nos braços da mãe, seu pai lia a história da Bíblia, enquanto Erik trabalhava com os bonecos com grande talento. Quando chegou a hora de fazer outras coisas, o irmão mais velho de Erik sempre colocava o boneco da manjedoura de volta, cada personagem em seu devido lugar.

Para a pequena Clarry, Ashley, Michael, Katlyn, e Emily, mais bisnetos de nossa sexta geração da tradição, no Natal ou em qualquer momento, uma dessas “outras coisas” a fazer é ler como eles se sentados no colo dos pais. O período de Natal para eles particularmente traz histórias de Jesus, recontada a esta geração mais jovem por seus pais com a mesma emoção que sentiram quando ouviram pela primeira vez os contos do maravilhoso nascimento. Agora, a leitura de livros de histórias novas e antigas, até mesmo alguns esfarrapados, mas preciosos, meu bisnetos os ouvem extasiados, os olhos brilhando e todos os seus rostos bonitos envolto em sorrisos.

A história do Natal é sobre Seguir Cristo

Tudo me leva de volta a quando eu era uma criança pequena no colo da minha mãe quando ela me contava as histórias de Jesus. Eu ouvia sobre os pastores, a estrela, os anjos, os sábios, e o Santo bebê muito antes de eu ir para a escola. Por causa disso, nunca me lembro de uma época em que eu não O conhecia. Douglas declara tão também a respeito de sua herança em Cristo, “Ele me foi ensinado desde o meu primeiro suspiro e eu sempre acreditei nele.”

Desde os primeiros suspiros de cada um dos nossos sete filhos e durante toda suas vidas, Douglas e eu temos tentado cultivar a fé em Cristo, seu nascimento, a vida no ministério, a expiação e ressurreição. Agora vemos essa fé atualizada até a última geração. Devido a fé destas gerações, nossa família sabe a verdade achadas nas escrituras, que anuncia que os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e a glória dos filhos são seus pais. (Veja Prov. 17:06.) Na verdade, eu prefiro não pensar em mim como “envelhecida”, mas suponho que não se pode ter bisnetos e ainda ser considerada jovem! Não importa num todo. A grande porção da minha presente alegria vem dos meus descendentes que escolheram vidas inocentes e justas.

As experiências neste último ano, combinado com as do passado, são a minha prova do efeito sobre nossa posteridade da nossa aplicação, como pais e avós das palavras do salmista: “Nós não vamos escondê-las dos nossos filhos, vamos dizer a próxima geração do atos louváveis do Senhor, seu poder e as maravilhas que Ele fez. “(Ver Salmo 78:4.) Claro, cada um deles, criança ou adulto, e todas as futuras ligações à nossa linha, assim como todas as pessoas, devem escolher por si próprios ou abraçar Cristo e seu evangelho, ou se contentar com algo menor. A todos é proporcionado diversidade dentro desse “caminho estreito e apertado” (1 Ne. 8:20) de viver segundo os mandamentos do Senhor. Que muitos de minha família, embora nem todos, tenham “escolhido a boa parte” (2 Néfi 2:30), eu vejo, como mãe e avó para todos eles, de ser o eventual cumprimento do plano do evangelho em seus benefícios –”levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem” (Moisés 1:39). É nele que vamos realmente fazer um círculo completo, não apenas na época do Natal, mas no evangelho como um todo, para sempre inseparavelmente ligados como indivíduos e famílias dentro do círculo exaltado da eternidade.

Este último ano foi como se Cristo tivesse entrado em nosso círculo familiar, envolvendo cada um de nós em seu carinho e amor, enchendo nossos corações de paz e gratidão, alegria e aprofundar a nossa compreensão do verdadeiro significado do Natal. Assim como muitos de meus filhos e netos refletem e se envolvem em estudo mais significativo e espiritual do evangelho do que nós, suas ações aumentaram minha esperança de que as novas gerações estão agarrando uma visão maior, abraçando a Cristo em sua vida agora e eternamente. Mesmo como Douglas e eu fomos ensinados, ensinamos os nossos sete filhos com uma perspicácia e capacidade, assim os nossos filhos ensinaram sua posteridade com habilidades superiores à nossa, da mesma froma essas crianças excederão os limites de seus pais.

Nessa realização tudo veio em um círculo completo para mim, faz todo o sentido para mim. Eu me senti como o cego que recebeu a visão. Meus olhos foram abertos para ver que a simplicidade e grandeza dos ensinamentos do Salvador abrangem todas as gerações. Eu pude ver os efeitos de suas maravilhas e o selo de um testemunho pessoal na vida daqueles que mais amo. Eu pude ver que Cristo, o Mestre dos mestres, utiliza cada Natal para acariciar cada sentimento delicado, cada simbolismo sagrado, cada coisa boa que possa nos levar para perto Dele de tal forma que Ele possa envolver-nos nos braços de Seu amor eterno. Com compreensão e gratidão, curvo-me novamente em humilde adoração diante do Mestre. Com o auxílio visual do grande Natal, meus olhos tinham sido abertos para o enorme privilégio de ensinar crianças e aprender com elas como todos nós crescemos na fé juntos.

Cada uma dessas experiências de Natal das crianças são visual, espiritual e auxilio intelectual pelos quais eles estão aprendendo do Mestre e do plano mestre. Se eles aprendem que no desembrulhar dos presentes “espirituais”, na correlação de escrituras, em compreender a sua primogenitura, servindo a outros, no canto de canções, ou por estarem envolvidos no calor do amor de Cristo, em todas estas formas e muito mais incontáveis meios para trazê-los a Cristo, em mente, espírito, coração. É uma peça magistral ensinar o plano para os Seus filhos da promessa.

E o que vejo e visualizo para a nossa família está disponível para todos, de fato, a todos aqueles que “amam a Sua vinda.” (2 Tm. 4:8.) A essência do plano eterno é que cada pessoa, cada casa, cada geração vai optar por se curvar e viver em humilde adoração porque Jesus Cristo nasceu. O período de Natal nos ajuda a fazer isso livremente e com alegria.