Alguma vez você já teve um forte desejo de saber algo? Você deve ter ficado confuso como resolver um problema de matemática, ou isso pode ser algo maior, como a compreensão de como encontrar mais significado em sua vida. Esta é a mesma maneira como um jovem garoto de 14 anos se sentiu. Como um jovem adolescente, um menino com o nome de Joseph Smith quis saber sobre religião e a salvação. Ele queria saber e compreender as coisas que Deus queria que ele fizesse, a fim de voltar a Ele.

Por volta de 1820, Joseph Smith começou a se envolver com alguns dos movimentos religiosos que estavam acontecendo na época em que ele vivia em Palmyra, Nova York. Usando suas próprias palavras do livro História de Joseph Smith que diz:

Durante este tempo de grande alvoroço, minha mente foi levada a sérias reflexões e grande inquietação, mas embora meus sentimentos fossem profundos e muitas vezes pungentes, ainda assim me conservei afastado de todos esses grupos, embora assistisse a suas diversas reuniões tão freqüentemente quanto a ocasião me permitisse. No decorrer do tempo minha mente tornou-se um tanto favorável à seita metodista e senti algum desejo de me unir a eles, mas tão grande era a confusão e a contenda entre as diferentes denominações, que era impossível para uma pessoa jovem como eu era, e tão inexperiente com os homens e coisas, para poder chegar a qualquer conclusão de quem estava certo e quem estava errado (Joseph Smith História 1:08).

Joseph Smith queria encontrar a verdade. Ele queria entender o que era certo, bom e verdadeiro. Ele foi para muitas religiões diferentes tentando estudar as coisas e descobrir qual era a coisa certa a fazer. Durante sua busca, ele estava lendo na Epístola de Tiago na versão do Rei Tiago da Bíblia, e se deparou com um verso, Tiago 1:5 : “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e lhe será dado.” Joseph Smith disse:” Jamais uma passagem de escritura penetrou com mais poder no coração do homem do que essa, naquele momento, no meu. Pareceu entrar com grande força em cada fibra do meu coração “(Joseph Smith História 1:12).

Houve muitas e muitas vezes na minha vida quando me faltava sabedoria. Houve um tempo em minha vida que eu estava me sentindo sobrecarregado com um problema que estava enfrentando na minha vida. Eu queria superar alguns desafios na minha vida, então eu orei pela ajuda de Deus. Um dia fui a um serão (sessão inspiradora) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Inadvertidamente chamada por amigos de outras religiões, “A Igreja Mórmon”). O discursante no serão deu um discurso muito bom. Eu realmente senti que as coisas que ele disse se aplicava diretamente a mim para me ajudar a superar as minhas preocupações. Basicamente, o orador falou sobre auto-aperfeiçoamento, e como nós precisamos melhorar a nós mesmos um passo de cada vez para que não fiquemos sobrecarregados. Esta experiência me mostrou que o Senhor está muito consciente de mim e de minhas necessidades. Ele respondeu à minha oração e continua a responder às minhas orações. Eu sei que Deus vai responder as orações de todos a medida que procuramos as respostas. Joseph Smith seguiu o conselho de Tiago 1:5 e decidiu pedir a Deus.

Em um dia de primavera de Abril de 1820 Joseph Smith foi a um bosque perto de sua casa em Palmyra, Nova York. Ele foi lá e se ajoelhou e começou a oferecer o desejo do seu coração. A medida que ele fez isso ele começou a se sentir sobrepujado pela escuridão. O adversário de toda a justiça estava tentando impedi-lo procurar a ajuda do Senhor, mas Joseph chamou a Deus por ajuda, e estas são as palavras de sua experiência do que aconteceu em seguida:

Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, maior que o brilho do sol, que descia gradualmente até que ela caiu sobre mim. Assim que apareceu, senti-me livre do inimigo que me sujeitava. Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando acima de mim no ar. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouvi-O! “(Joseph Smith História 1:17).

Esta é uma experiência tão maravilhosa. Embora eu não estivesse lá quando Joseph Smith experimentou essa visão, eu sei que isso aconteceu. Houve muitas vezes, enquanto era um missionário de Jesus Cristo, quando eu relatei essa experiência para outros. A medida que eu falava da experiência de Joseph Smith para os outros, eu sentia o espírito do Senhor me testemunhar que essa experiência realmente aconteceu. Eu senti uma garantia calmante de que Deus o Pai, e Seu filho Jesus Cristo realmente apareceram a Joseph Smith. Eu senti o Espírito Santo me testemunhar que Deus e Jesus Cristo apareceram a Joseph para um sábio propósito. Jesus Cristo disse a Joseph a não se unir a nenhuma das igrejas. O Senhor disse: “Eles se aproximam de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim, eles ensinam doutrinas que são preceitos dos homens, tendo aparência de piedade, mas negam a eficácia dela” (Joseph Smith História 1: 19). Foi dito a Joseph que ele seria usado como instrumento na restauração de A Igreja de Jesus Cristo de volta à terra como era quando Ele estava na terra. Joseph seria chamado como um profeta, assim como Moisés foi chamado na Bíblia, para ajudar a estabelecer a igreja do Senhor de volta na Terra em sua plenitude.

É confortante para mim saber que esta experiência realmente aconteceu! Saber que Deus não nos abandonou, mas, pelo contrário, está muito consciente de nós, me dá paz. Ele chamou profetas para orientar seus filhos desde Adão e Eva, é maravilhoso que Ele ainda o faz hoje.

Estou impressionado com a quantidade de fé e força que Joseph tinha desde a época que ele era uma criança. Por exemplo, após contrair uma infecção na perna que foi provocada por febre tifo, Joseph teve que sofrer uma cirurgia para sarar o osso na perna que foi afetado pela infecção. Os médicos disseram a Joseph iam amarrá-lo durante a cirurgia para que ele não se retorcesse por causa da dor severa. Ao invés Joseph pediu que ele não fosse amarrado, mas que seu pai pudesse segurá-lo em seus braços, enquanto a cirurgia ocorresse. Quando ofereceram conhaque ou vinho para anestesiar a dor, Joseph Smith recusou, dizendo: se meu pai me segurar, eu posso fazer o que preciso ser feito. Esta demonstração de coragem feita por Joseph é incrível para mim. Ele também me lembra de Deus, nosso Pai Celestial, e como eles pode nos ajudar e nos manter em tempos difíceis. No Novo Testamento da Bíblia que diz: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13). Joseph Smith mostrou uma forte fé em Cristo por toda a sua vida.

Depois da experiência maravilhosa no bosque, Joseph Smith esperou alguns anos antes de receber outras instruções do Senhor. Ele estava em seu quarto uma noite buscando o perdão de seus pecados e erros, quando um anjo do Senhor lhe apareceu. O nome do anjo é Moroni. Moroni falou a Joseph Smith que o Senhor tinha uma obra para ele fazer. Ele disse a Joseph sobre uma colina próxima ao local onde ele vivia que continha escritos antigos em placas ouro. Estes escritos antigos continha o registro de uma civilização que viveu no continente americano. Ele contém a plenitude do evangelho de Jesus Cristo e conta as relações de Deus com eles. Joseph Smith foi informado de que o Senhor queria que ele traduzisse esse registro e o publicasse como uma outra testemunha de Jesus Cristo, comparável à Bíblia. Através da obediência de Joseph ao Senhor, ele foi guiado e recebeu revelações de Deus, um passo de cada vez, para estabelecer a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (comumente chamada erroneamente de “A Igreja Mórmon”). Eu li O Livro de Mórmon por mim mesmo, eu senti que ele trouxe paz a minha vida a medida que eu o lia, acreditava nos ensinamentos de Jesus Cristo contidos nele, e vivia por esses ensinamentos.

Joseph Smith viveu uma vida semelhante à de Cristo. Ele sempre procurou ser uma pessoa melhor e tratar aqueles em torno dele com respeito. Ele não era perfeito, mas ele sempre se esforçou por fazer melhor. Há uma experiência que David Whitmer, um dos primeiros líderes Santo dos Últimos Dias, disse sobre Joseph Smith.

David Whitmer contou: “Certa manhã, quando [Joseph Smith] estava se preparando para continuar a tradução, algo deu errado sobre sua casa e ele ficou desabilitado por causa disso. Algo que Emma, sua esposa, havia feito. Oliver e eu subimos as escadas e Joseph veio logo depois para continuar a tradução, mas ele não conseguia fazer nada. Ele não conseguia traduzir uma única sílaba. Desceu as escadas, saiu para o pomar e fez súplicas ao Senhor; foi embora cerca de uma hora, voltou para a casa, pediu perdão a Emma e depois subiu as escadas até onde estávamos e a tradução continuou tudo bem. Ele não podia fazer nada a menos que fosse humilde e fiel “(Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, pg.116).

Esta história me mostra que Joseph realmente era um servo do Senhor. O trabalho que ele fez não era sobre ele mesmo, é a obra do Senhor. Ele não poderia fazê-lo por conta própria, mesmo que ele tentasse. O Senhor precisava que ele fosse digno, a fim de usá-lo como Seu instrumento. Eu sou grato que Joseph Smith tentou viver uma vida semelhante à de Cristo, para que o Senhor podesse usá-lo para restaurar a Sua Igreja na terra.

Nós, como Santos dos Últimos Dias, adoramos ao Salvador Jesus Cristo, não profetas. Os profetas têm estado ao redor desde que o homem foi criado. O Senhor chamou e autorizou profetas como Adão, Moisés e Abraão para ensinar Seu evangelho e administrar as ordenanças de salvação para o mundo inteiro, para que todos nós possamos conhecer o caminho de volta ao Pai Celestial. Eu sei pelo poder do Espírito Santo que Jesus Cristo falou a Joseph Smith e o chamou como um profeta para restaurar a igreja do Salvador na terra. Ele foi apenas um profeta tanto quanto Moisés foi. Os sentimentos doces de paz e verdade têm testemunhado a minha alma que A Igreja de Jesus Cristo foi restaurada em sua plenitude. Quando ouço o profeta dos dias modernos falar, Presidente Thomas S. Monson, eu sei que ele fala pelo poder de revelação. Ele fala de Jesus Cristo e diz ao mundo o que o Salvador nos diria se estivesse aqui. O profeta nos dá a direção e o conselho que precisamos para os nossos dias. Eu posso sentir o amor do Salvador por mim quando o profeta fala. Eu sei que Jesus Cristo vive e está ciente de nós, e hoje nos fala através dos profetas e apóstolos vivos. Eu sei que Joseph Smith falou as palavras de Jesus Cristo.