Muitas vezes em reunião de testemunhos, ouvimos membros dizerem como eles são gratos pelo amor de nosso Pai Celestial e Jesus Cristo. Com certeza, todos nós sentimos e continuamos a sentir o amor de Deus por nós quando nos aproximamos Dele através da obediência aos Seus mandamentos, e mesmo quando sentimos que somos indignos de Seu amor. Mas ao ler e reler a visão de Enoque de Deus, eu aprendi mais do que nunca sobre a natureza de Deus o Pai e de Jesus Cristo.

De fato, aprender sobre Deus, nosso Pai, que Ele é magnífico e glorioso, que Ele tem paixão e sentimentos eternos, que Ele pode, por vezes, sintir-se arrasado quando não amamos nossos irmãos e optamos por negligência-Lo. A outra parte da doutrina que eu aprendi foi análizando Moisés 7 sobre a lei de Deus no trato com o Seu povo coletivamente. Vou comparar a terra de Canaã com o povo de Enoque. Fazê-lo me deu uma compreensão mais profunda do que eventualmente pode acontecer a um povo justo se não guardar os mandamentos de Deus.

Sobre Deus: Deus sente compaixão por nós

Primeiramente, eu não fazia a mínima idéia de que Deus pudesse chorar. Isso significa que nosso Pai Celestial tem sentimentos assim como nós, mas eu imagino que são eternos e profundos, mais do que posso compreender. Vemos isso quando Enoque, durante a visão de ver todas as criações de Deus se volta para Deus e O vê chorando. Enoque deve ter ficado chocado! Ele deve ter ficado tão incrivelmente chocado ao ver o ser mais poderoso no universo chorar! Eu teria! Cito o texto “E Enoque disse ao Senhor: Como é que podes chorar, vendo tu és santo, e de toda a eternidade para toda a eternidade? E também és justo; tu és misericordioso e bondoso para sempre; E a paz, a justiça e a verdade é a base do teu trono; e misericórdia irá adiante de tua face e não têm fim; como é que podes chorar “?

Eu, pessoalmente, achei um tanto incomum acreditar de começo. Que o mais misericordioso, pacífico ainda mais glorioso ser no universo (pois sabemos que a pessoa tem que ser transfigurada para não secar por causa de Sua glória) chorava por causa do Seu povo. Por que nós choramos como seres humanos normais? Talvez tenhamos tido um dia ruim. Talvez estejamos passando por um momento difícil em nosso casamento. Talvez tenhamos perdido um dos membros de nossa família com dependências, ou mesmo perdemos um ente querido por uma doença fatal. No entanto, Deus, o Pai Eterno chora porque “Eles não têm afeição e odeiam seu próprio sangue”. Conhecer sobre Deus, que Ele é tão cheio de paixão (algo que muitas crenças não acreditam) é incrível e maravilhoso para mim. O quanto Deus realmente ama Seus filhos que Ele chora por eles, quando eles não amam uns aos outros.

Sobre Deus: Ele Abençoa aqueles que O seguem

Segundo, a medida que eu estava analisando os versos 8 a 23, eu me lembrei de um tema recorrente e também aprendi muito mais sobre esse princípio. É aquele que vimos repetidas vezes na Bíblia e no Livro de Mórmon. É que os justos do Senhor fazem convênios com Deus e recebem a promessa de que eles podem ser frutíferos, multiplicar e encher a terra se diligentemente guardarem os mandamentos de Deus. Mas se eles não guardarem os mandamentos, eles serão expulsos da terra de sua herança, geralmente por seus inimigos. Enquanto eu estudava sobre Deus e sobre o tema de fazer convênios com Deus, a fim de ser abençoado e permanecer na Terra Prometida, estudei outros exemplos na Bíblia que lidam com aqueles que por uma razão ou outra, deixaram de guardar os mandamentos e, portanto, perderam o privilégio e o direito de permanecer na terra de sua herança. Por exemplo, em Levítico 18:25 lemos “E a terra está contaminada, eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus habitantes”.

Então como é que o Senhor vomita seus habitantes para fora da Terra Prometida? Ele o faz, deixando de protegê-los de seus inimigos. Por exemplo, vimos isso com os judeus sendo levados cativos para a Babilônia. O Senhor também amaldiçoa a terra se Seu povo tornar-se injusto. “Pois eis que o Senhor amaldiçoará a terra com muito calor, e a esterilidade da mesma continuará para sempre; Não temos visto isso com exemplos dos pioneiros nos últimos dias que não pagaram o dízimo? Ou quando o povo de José experimentou uma fome terrível? Uma coisa que aprendi foi muito interessante e geralmente aumenta o interesse dos Santos dos Últimos Dias e não membros igualmente. Os direitos e privilégios da Terra Prometida de um pode ser tirado se o povo quebrar seus convênios com Deus. Por exemplo, os judeus, que fizeram convênio com Deus de que eles seriam o povo de Jerusalém e ali seriam abençoados e prosperariam, foram tirados quando cairam e quebraram seus convênios com Deus. Como resultado, os judeus foram dispersos sobre toda a terra e tirados da sua terra do convênio. Hoje, vemos que os judeus estão tentando recuperar as suas terras em Jerusalém. Mas, sabemos que eles quebraram a sua aliança e perderam seus direitos à terra e, portanto, não devem ter direitos legais a ela. No entanto, os judeus tomaram a maior parte de suas terras a força, porque eles vêem em si mesmos como descendentes de judeus que lá viviam. Como eles estão incorretos! Como eles têm injustamente matado e tirado a vida, a fim de reivindicar em cima de uma terra que não é deles por direito. Ninguém pode recuperar a terra perdida após milhares de anos dizendo que a terra é deles por direito. Devemos procurar nunca quebrar os nossos convênios com o Pai Celestial ou vamos perder nossas bênçãos prometidas.

O que devemos buscar é o exemplo da cidade de Enoque. Seu povo são os justos que eventualmente foram levados para o seio do Pai. Não somente prosperaram na terra da sua herança, mas, eventualmente, foram levados a viver com Deus. É difícil saber exatamente em que ponto um povo é considerado justo o suficiente para ser levado para o céu. Sabemos que nós, como indivíduos somos criações de Deus, mas vivemos em um mundo caído para aprender a obedecer a Deus e nos tornarmos semelhantes a ele, uma coisa que leva tempo. Saber que um povo realmente alcançou isto se torna um pouco intrigante (não dizendo que isto não é possível). Talvez Deus tinha outros motivos para levá-los para Ele. Lemos: “E eis que Sião, no decorrer do tempo, foi arrebatada ao céu”. No entanto, examinando relações de Deus com os Seus filhos em todas as idades me têm ajudado vir a compreender a necessidade de ser “um” em propósito, como um povo. Foi interessante comparar civilizações, especialmente as duas que foram mencionadas em Moisés 7. Como resultado disso, agora eu sei o quanto é importante para o povo de Deus amar uns aos outros e servir a Deus como um só.