Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (inadvertidamente chamados por amigos de outras religiões, a “Igreja Mórmon”) acreditam que Jesus Cristo é o Redentor e Senhor sobre toda a humanidade. Ele nasceu da virgem Maria e foi concebido e trazido pelo poder de Deus. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que Jesus Cristo era o filho literal de Deus na carne, e que Ele sofreu por todos os pecados da humanidade, para que todas as pessoas pudessem ser capaz de se arrependerem e ser purificados de seus pecados, a fim de voltar a viver com Deus, nosso Pai Celestial. Jesus Cristo veio como o Senhor ressuscitado no 3 º dia após a Sua morte. Ele vive hoje, e conduz e dirige os assuntos de Seu reino nesta terra.

A Divindade de Cristo e Sua Expiação

O subtítulo do Livro de Mórmon é “Outro Testamento de Jesus Cristo.” O Velho Testamento da Bíblia contém profecias do nascimento, ministério e crucificação de Jesus Cristo. Então no Novo Testamento são encontrados quatro relatos de testemunhas oculares do cumprimento das profecias do Velho Testamento, tornando a Bíblia um testemunho poderoso de que Jesus de Nazaré é verdadeiramente o Salvador do mundo. O Livro de Mórmon contém numerosas, profecias inspiradas e testemunhos do nascimento, ministério e sacrifício expiatório de Jesus Cristo, bem como o relato da visita de Jesus Cristo ressurreto na América antiga logo após Sua ascensão em Jerusalém, e, portanto, cumpre a lei das testemunhas juntando-se a Bíblia como “Outro Testamento de Jesus Cristo.”

O Livro de Mórmon está cheio de profecias da vida e missão do Salvador. Considere as seguintes afirmações poderosas da divindade de Jesus Cristo. Entre 600 e 592 aC, Néfi registrou uma visão que teve do nascimento e batismo do Salvador:

E aconteceu que olhei e vi a grande cidade de Jerusalém e também outras cidades. E vi a cidade de Nazaré; e na cidade de Nazaré vi uma virgem que era extremamente formosa e branca… E disse-me o anjo: Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno!… E olhando, vi o Filho de Deus caminhando entre os filhos dos homens; e vi muitos se prostrarem a seus pés e adorarem-no… E eu olhei e vi o Redentor do mundo, de quem meu pai falara; e vi também o profeta que prepararia o caminho diante dele. E o Cordeiro de Deus aproximou-se e foi batizado por ele; e depois que ele foi batizado, vi os céus se abrirem e o Espírito Santo descer do céu e repousar sobre ele na forma de uma pomba. (1 Néfi 11:13, 21, 24, 27)

Néfi também testemunhou o ministério do Salvador e Sua crucificação:

E vi que ele saía ministrando entre o povo, em poder e grande glória; e as multidões reuniam-se para ouvi-lo; e vi que o expulsavam do meio delas.

E também vi doze outros seguindo-o… E olhei e vi o Cordeiro de Deus caminhando entre os filhos dos homens. E vi multidões de pessoas doentes e afligidas com toda espécie de moléstias e com demônios e espíritos imundos; e o anjo falou e mostrou-me todas essas coisas. E foram curadas pelo poder do Cordeiro de Deus e os demônios e espíritos imundos foram expulsos… E olhei e vi o Cordeiro de Deus ser levado pelo povo; sim, o Filho do Deus Eterno foi julgado pelo mundo; e vi e testifico… E eu, Néfi, vi que ele foi levantado na cruz e morto pelos pecados do mundo. (1 Néfi 11:28–29, 31–33)

Além desta profecia surpreendente do ministério e crucificação do Salvador, Néfi também gravou um depoimento de mestre por seu irmão mais novo Jacó em 2 Néfi 9. Este capítulo contém 54 versos e brilhantemente explica como a “expiação infinita” de Jesus Cristo resgata a humanidade a partir da queda de Adão e Eva.

Oh! Quão grande é a bondade de nosso Deus, que prepara um caminho para nossa fuga das garras desse terrível monstro, sim, aquele monstro, morte e inferno, que eu chamo morte do corpo e também morte do espírito… Oh! Quão grande é a misericórdia de nosso Deus, o Santo de Israel! Porque liberta seus santos daquele horrível monstro, o diabo, e da morte e do inferno e daquele lago de fogo e enxofre que é tormento sem fim… E ele vem ao mundo para salvar todos os homens, se eles derem ouvidos à sua voz; pois eis que ele sofre as dores dos homens… que pertencem à família de Adão. E ele sofre isto para que todos os homens ressuscitem, para que todos compareçam diante dele no grande dia do julgamento. E ordena a todos os homens que se arrependam e sejam batizados em seu nome, tendo perfeita fé no Santo de Israel, pois do contrário não poderão ser salvos no reino de Deus… Ó, meus amados irmãos, afastai-vos de vossos pecados; sacudi as correntes daquele que vos quer amarrar firmemente; vinde ao Deus que é a rocha de vossa salvação. (2 Néfi 9:10, 19, 21–23, 45)

Repetidas leituras de 2 Néfi 9 com uma oração sincera e ponderando pode motivar um grave pecador a arrepender-se e receber misericórdia e perdão por meio da Expiação de Jesus Cristo. Élder Joseph Fielding Smith, um apóstolo de Jesus Cristo, chamou o discurso de Jacó “, um dos discursos mais esclarecedores já oferecido com respeito a expiação… Deve ser lido atentamente por todas as pessoas que procuram a salvação. ”

As primeiras 400 páginas do Livro de Mórmon contêm as profecias de mais de uma dúzia de diferentes profetas que testemunharam o nascimento e Expiação salvadora de Jesus Cristo. Considere a especificidade da seguinte profecia feita por Néfi, dada por volta de 545 AC, pouco antes de sua morte: “Não há senão um Messias mencionado pelos profetas, e aquele Messias é o que deve ser rejeitado pelos judeus. Pois de acordo com as palavras dos profetas, o Messias vem 600 anos a partir do momento que meu pai deixou Jerusalém, e de acordo com as palavras dos profetas, e também a palavra do anjo de Deus, seu nome será Jesus Cristo, o Filho de Deus ” (2 Néfi 25:18-19).

Como isso poderia ser mais claro? Para nos ajudar a entender como foi importante o conhecimento do Salvador para Néfi e seu povo, ele explicou: “Nós trabalhamos diligentemente para escrever, para persuadir nossos filhos e também nossos irmãos a acreditarem em Cristo… E falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo e escrevemos de acordo com nossas profecias, para que nossos filhos saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados “(2 Néfi 25:23, 26).

Vários profetas do Livro de Mórmon profetizaram e deram testemunho da Expiação de Jesus Cristo centenas de anos antes do nascimento do Salvador até 5 BC:

• Enos – Entre 544 e 421 AC (Enos 1:26-27) • Amaléqui – Entre 279 e AC 130 (Ômni 1:26) • O rei Benjamim – Cerca de 124 AC (Mosias 3:5-8, 17) • Abinádi – cerca de 150 AC (Mosias 16:6-13) • Alma, o pai – Entre 100 e 92 AC (Mosias 26:22-26 – Palavras do Salvador) • Alma, o filho – Entre 83-73 AC (Alma 5:48; 7:7-14; 34:4-8; 36:17-20) 38 • Aaron – Cerca de 90 AC (Alma 22:12-14) Helamã, filho de Helamã – Cerca de 30 AC (Helamã 5:9-12) Samuel o lamanitas, 5 AC (Helamã 14:2-8)

O Livro de Mórmon contém o relato sagrado da visita do ressuscitado Jesus Cristo para os habitantes da antiga América, após a sua crucificação e ressurreição em Jerusalém. O relato a seguir foi registrado por outro profeta chamado Néfi, que viveu no continente americano em 34 DC, enquanto ele relatava a descrição de um grupo de pessoas que se reuniram na terra chamada Abundância:

Eles ouviram uma voz que parecia vir do céu… eis aqui meu Filho Amado, em quem me comprazo e em quem glorifiquei meu nome—ouvi-o. E aconteceu que, ao entenderem, voltaram outra vez os olhos para o céu; e eis que viram um Homem descendo do céu; e ele estava vestido com uma túnica branca; e Ele desceu e colocou-se no meio deles; e os olhos de toda a multidão estavam voltados para Ele… e aconteceu que ele estendeu a mão e falou ao povo, dizendo: Eis que eu sou Jesus Cristo, cuja vinda ao mundo foi testificada pelos profetas…. e aconteceu que a multidão se adiantou e meteu as mãos no seu lado e apalpou as marcas dos cravos em suas mãos e seus pés; e isto fizeram, adiantando-se um por um, até que todos viram com os próprios olhos, apalparam com as mãos e souberam com toda a certeza, testemunhando que Ele era aquele sobre quem os profetas escreveram que haveria de vir. E depois de se terem todos aproximado e verificado por si mesmos, clamaram a uma só voz, dizendo: Hosana! Bendito seja o nome do Deus Altíssimo! E lançaram-se aos pés de Jesus e O adoraram. (3 Nefi 11:3, 6–10, 15 –17).

O Senhor ressuscitado e Redentor, em seguida, ensinou à essas pessoas o seu evangelho, chamou doze testemunhas especiais, deu-lhes poder e autoridade para batizar, organizou Sua Igreja, instituiu o sacramento, e ministrou entre o povo por três dias. Nos capítulos 12-30 de terceiro Néfi está o relato do ministério do Cristo ressuscitado entre os Nefitas na América em 34 DC. Terceiro Néfi contém os verdadeiros ensinamentos do Cristo ressuscitado e pode ser referido como o quinto Evangelho, junto com Mateus, Marcos, Lucas e João.

Após o ministério do Salvador na América as pessoas desfrutaram, de uma parecida era milenar sem precedentes que durou quase 200 anos. O livro de quatro páginas de 4 Néfi é um breve relato desta época pacífica durante a qual “não havia contendas na terra, por causa do amor de Deus que fez habitar nos corações das pessoas. E não havia invejas nem disputas nem tumultos nem libertinagens nem mentiras, nem homicídios, nem qualquer espécie de lascívia, e certamente não poderia ser um povo mais feliz entre todas as pessoas que tinham sido criados pelas mãos de Deus “(4 Néfi 1:15-16).

O profeta Mórmon viveu cerca de 310-385 DC. Aos dez anos, ele foi reconhecido como um jovem sério, e aos quinze anos ele se tornou um líder militar entre os nefitas. Mórmon foi escolhido pelo Senhor para fazer um resumo da história sagrada de seu povo e foi o registrador princípal das placas de ouro das quais o Livro de Mórmon foi traduzido. Mórmon foi um grande profeta e testemunhou a queda de seu povo. Ele profetizou que o registro que ele fez em placas de ouro seria trazido à luz nos últimos dias. Desse registro, Mórmon declarou:

Agora estas coisas são escritas… Devem ser escondidas para o Senhor, a fim de que sejam reveladas no seu próprio e devido tempo…. Elas serão reveladas segundo o mandamento do Senhor. E eis que elas irão aos judeus incrédulos; e com esta finalidade irão—para que sejam persuadidos de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo… Em cumprimento de seu convênio; e também para que a semente deste povo possa mais plenamente acreditar em seu evangelho (Mórmon 5:12–15).

O filho de Mórmon, Morôni, o último dos profetas do Livro de Mórmon, gravou o seu testemunho de Jesus Cristo antes de enterrar as placas no Monte Cumôra: “Vinde a Cristo, sede aperfeiçoados Nele e negai-vos a toda iniqüidade, e ame a Deus com todo o seu poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente, e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo “(Morôni 10:32).

“A figura principal e dominante no Livro de Mórmon, do capítulo primeiro ao último, é o Senhor Jesus Cristo. Em seu foco sem precedentes sobre a mensagem messiânica do Salvador do mundo, o Livro de Mórmon é justamente referido como… “Outro Testamento” de Jesus Cristo “.

O Livro de Mórmon dá testemunho do poder redentor da Expiação de Jesus Cristo, relacionando relatos da mudança de coração experimentada pelo “mais vil” dos pecadores. A lista inclui Alma o pai, Alma, o filho, os quatro filhos do rei Mosias, o pai do rei Lamôni e Zeezrom, um advogado mau.