As escrituras dizem que o Mestre retornará como um “ladrão na noite” (1 Tessalonicenses 5:2). É verdade que nenhum homem mortal soube, sabe agora, ou saberá o dia preciso em que o Senhor voltará. Isso é tão verdadeiro para os profetas e Apóstolos quanto é para toda a sociedade dentro e fora da Igreja. O Senhor não revelou a Joseph Smith o dia precisão e o tempo de Sua vinda (Doutrina e Convênios 130:14-17). Embora ninguém saiba quando Jesus Cristo virá pela segunda vez, ele nos deu sinais que indicam a aproximação do tempo. Alguns sinais estão registrados em Mateus 24: “… muitos virão em meu nome, dizendo: eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.” (versículos 5-7).

Elder M. Russel Ballard, falando aos estudantes da Universidade Brigham Young, observou:

“Sou chamado como um dos Apóstolos para ser uma testemunha especial de Cristo neste tempo tribulante […], e eu não sei quando Ele estará voltando. E pelo que eu saiba, nenhum de meus irmãos no Conselho dos Doze ou até mesmo a Primeira Presidência sabem. E eu sugeriria humildemente a vocês, meus jovens irmãos e irmãs, que se não sabemos, então ninguém sabe, não importando o quão constrangedor o seu argumento ou o quão razoável seus cálculos sejam. Eu creio que quando o Senhor diz ‘nenhum homem’ sabe, realmente significa que ninguém saiba. Vocês devem ter bastante cuidado com qualquer pessoa que clame ser uma exceção a esse decreto divino”.

Por outro lado, é prometido a todos que se eles estão em sintonia com o Espírito, eles podem saber a época e a estação. O Apóstolo Paulo usa a analogia descritiva de uma mulher grávida que está a ponto de ter o filho. Ela pode não saber o momento exato ou o dia exato quando será o nascimento, mas de uma coisa ela tem certeza: será em breve. Deve ser em breve! Essas impressões, sentimentos e sinais dentro de seu próprio corpo testificam disto. Naquele dia, certamente os Santos do Altíssimo, os membros do corpo de Cristo, estarão implorando ao Senhor para libertar a terra, para trazer um fim a corrupção e degradação, para introduzir uma era de paz e retidão. E aqueles que dão ouvidos aos conselhos das palavras das escrituras, e especialmente aqueles oráculos vivos, se erguerão como “os filhos da luz, e os filhos do dia”, aqueles que “não são da noite, nem das trevas” (1 Tessalonicenses 5:2-5). Em uma revelação moderna o Senhor declarou: “E também, em verdade vos digo: A vinda do Senhor aproxima-se e surpreenderá o mundo como um ladrão na noite – Portanto cingi vossos lombos, para que sejais os filhos da luz; e esse dia não vos surpreenderá como um ladrão” (Doutrina e Convênios 106:4-5).

Sperry Symposium Classics, Religious Studies Center, Brigham Young University, p. 204.