Experimentando a Água Viva: Jesus Cristo sacia nossa sede espiritual

Enquanto trabalhava como professor do seminário – um instrutor de religião para a juventude da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (inadvertidamente referida pela imprensa como a “Igreja Mórmon”) – Eu ouvi a analogia de que em nosso estado decaído, cada um de nós é como uma pessoa encalhada em um deserto escaldante, morrendo de sede. Ao ponto de completa exaustão e desidratação, de repente percebemos um jarro de água potável sentado em cima de uma duna de areia. Se escolhermos nos  rastejar para a água e bebê-la, podemos ser salvos. Neste exemplo, o que realmente nos salva? É os nossos próprios esforços para rastear até a água, ou é a própria água? Enquanto que os nossos esforços de rastejar até a água são necessários e essenciais, por si só não podem nos salvar. Apenas a água contém os elementos suficientes para sustentar a vida. Podemos rastejar até os confins da terra, mas sem os elementos que salvam vidas contido na água, não há salvação.

Meu entendimento mental carnal do evangelho de Jesus Cristo tem me feito rastejar como uma pessoa louca, mas nunca chegando ao refrescante salva-vidas que apenas o Salvador oferece. Eu estava desesperadamente tentando fazer o que eu achava que era necessário sem experimentar o que era suficiente. A mentalidade carnal me impediu de acreditar no poder de libertação todo-poderosa de Jesus Cristo. Isso me manteve tentando resolver os problemas da vida por minha conta, e isso me levou a abandonar a fonte de água viva. O Senhor, falando através do profeta Jeremias, disse: “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas” (Jeremias 2:13 ).

Enquanto que na mortalidade, caminhamos em uma terra distante. Este mundo caído não é a nossa casa, somos estranhos, mas aqui. Como o hino Santos dos Últimos Dias (Mórmon) “Meu Pai”, diz, “ainda frequentemente algo secreto sussurra:” você é um estranho aqui, “Eu senti que tinha peranbulado de uma esfera mais elevada.” 13

Nesta jornada, muitos de nós perdemos de vista nossa dependência do Salvador para dirigir o nosso caminho, muitos de nós procuramos saciar a nossa incomoda sede de maneiras que nunca irão satisfazer ou sustentar a vida. Nossas cisternas rotas não podem sustentar a vida espiritual, porque elas não contêm água viva. Eles representam nossos falsos deuses sem água vivificante para oferecer. Nós erguemos essas barreiras para a dar graças à medida que buscamos a felicidade dentro e fora de nós mesmos e a medida que  nos apegamos a vaidade e descrença. Estas cisternas rotas, podem ser qualquer coisa desde nossas aspirações pessoais até a nossa filosofia humana feita para a felicidade.

Em nossa busca por aquilo que pode satisfazer nossos espíritos secos, Satanás pode apresentar satsifação no falso deus de si mesmo. Estas cisternas rotas vão nos impedir de chegar ao nosso Salvador e experimentar a vida em Jesus Cristo.

Para alguns de nós, o deus moderno de nós mesmos nos acena com programas de auto-desenvolvimento, realização e conquista. Podemos sentir que a próxima meta ou a próxima dieta vai finalmente satisfazer aquele para o qual temos sede profunda. Talvez as nossas ambições pessoais ou a nossa fome de realização pessoal tornam-se as barreiras que nos impedem de tomar o jugo de Cristo sobre nós e confiarmos inteiramente Nele. Talvez o nosso coração esteja no próximo cheque bônus, a viagem de incentivo, ou mesmo a próxima promoção. Talvez seja um certo rendimento, um prêmio, ou um grau acadêmico. Para outros, pode ser a casa vislumbrante, o carro novo, ou as férias dos sonhos. Nenhuma destas coisas em si mesmas são más, mas quando nossos corações estão definidos apenas sobre elas, eles se tornam nossos deuses e nos privam da água viva.

À medida que continuamos em nossa jornada pelo deserto em direção a receber o privilégio de contemplar rosto de nosso Salvador, vamos experimentar um processo de esvaziamento. Spencer J. Condie, um líder da Igreja mórmon, disse: “frequentemente devemos esvaziar nossas vidas antes que o Senhor possa santificá-las…. O vazio precede a plenitude. “14

Ao invés de nos santificar e nos levar a níveis mais profundos de humildade, esses falsos deuses nos enchem de orgulho e egoísmo. Eles são distrações do processo de santificação, e eles vão nos impedir de viver Jesus Cristo. Eles vão nos manter vivendo muito abaixo de nossos privilégios espirituais a medida que nos proíbem de entregar nossas vidas a Cristo. Eles vão nos impedir ” de vir com confiança ao trono da graça” (Hebreus 4:16) e reivindicar os dons e os privilégios que o Senhor está ansioso para nos conceder.

Nossas cisternas rotas nunca vão nos permitir a experiência de vir diretamente para o nosso Salvador, para que Ele possa nos receber nos braços de Seu amor e saciar a nossa sede de água viva. O seu convite a cada um de nós é este: “Vinde a mim e vós partilharão do fruto da árvore da vida, sim, haveis de comer e beber do pão e da água da vida” (Alma 5:34).

Somos todos convidados a vir e participar livremente de todas as coisas que nosso Salvador tem para oferecer. Ninguém está proibido. Não há outra maneira.