Experimentando nossa dívida

A percepção de nossa impotência sem a ajuda divina do Senhor Jesus Cristo nos permite confiar em sua graça como a nossa verdadeira fonte de força. As palavras do hino “Vinde, Tu Fonte de Toda Bênção” enfatizam o quão fácil é para as almas humanas se desviar e como estamos endividados para com a graça do nosso Salvador de ligar as nossas almas errantes a ele.

Oh quão grande devedor eu sou para com a graça
Que Diariamente eu devo constrangido estar!
Que a Tua bondade, como um grilhão,
Vincule o meu coração divagante a Ti.
Propensos a vagar, Senhor, eu sinto isso,
Propensos a deixar o deus que eu amo;
Aqui está meu coração, oh tome-o e sele-o,
Sele-o para o teu tribunais superiores.

Como membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (inadvertidamente chamada de “Igreja Mórmon” por amigos de outras religiões), acreditamos que todos somos devedores da graça infinita do nosso Salvador – dívida que jamais poderemos pagar. Todos nós somos ovelhas perdidas que precisam de orientação constante do nosso Pastor. Mesmo como membros da Igreja restaurada de Jesus Cristo nós somos ovelhas perdidas, propensos a vagar, porque, muitas vezes, exageramos a nossa parte finita no convênio do evangelho. Ao fazer isso, estamos em perigo de negligenciar o fato de que somos totalmente dependentes da graça do nosso Salvador.

Muitos de nós interpretamos mal a declaração de Néfi (Néfi é um profeta no Livro de Mórmon), “Pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer” (2 Néfi 25:23). Alguns interpretaram este versículo para dizer que devemos fazer tudo o que for possível para nos aperfeiçoar, então, uma vez que esgotamos cada grama de auto-suficiência, auto-disciplina e auto-justiça, o Senhor completará o que  sobrou para ser aperfeiçoado.

Quando fazemos isso, estamos em perigo de tomar uma posição quase anti-Cristo, colocando a nossa confiança no deus de nós mesmos. Parece que estamos dizendo que a maioria dos mérito para a nossa salvação vem para nós mesmos. Também parece estarmos dizendo que deveríamos tentar de tudo ao nosso alcance a ponto não precisarmos da ajuda do Salvador, no entanto, se cairmos um pouco, teremos o prazer de permitir que Ele faça a diferença. Isso revela uma compreensão muito superficial da contribuição infinita do Senhor para o nosso relacionamento no convênio. Somente por estar em um relacionamento de convênios com Cristo, um ser infinito, nossa estima espiritual pode se refletir nos méritos infinitos suficiente para nos salvar e nos exaltar. Nossa parte limitada nunca começará a ser suficiente.

Uma fórmula que pode nos ajudar a compreender a diferença drástica entre a nossa parte (finita) insuficiente no convênio e a parte do Salvador (infinita) suficiente, é o seguinte: I – F = I. Em outras palavras, a diferença entre o que é infinito e que, o que é finito, é sempre uma diferença infinita. A diferença entre o que fazemos e o que o Salvador faz por nós será sempre infinito. Mesmo se tomássemos o F e levasse para a potência de um centésimo, a diferença seria o mesmo infinito.

Não importa o quão grande se torne F, a diferença entre algo infinito e algo finito será sempre uma diferença infinita. Não importa quanto esforço que colocamos em nossa parte da aliança, ainda estaremos completamente dependentes do poder infinito do Salvador para nos salvar. Como mortais caídos, somos sempre “servos inúteis” (Mosias 2:21).

Devemos dar a Jesus Cristo toda a glória de Sua contribuição infinita para a nossa salvação. Devemos nos alegrar em saber que Ele realizou o sacrifício expiatório infinito e eterno para nós. Devemos louvar e adorá-Lo por sua graça maravilhosa. Este é um dom infinito que nunca poderiamos prover para nós mesmos.

Afinal que pensamos que podemos conseguir por nós mesmos? Embora a nossa participação voluntária seja essencial, nada do que fazemos nunca vai ser suficiente. Tudo o que podemos fazer é ir a Jesus Cristo, participar da Sua graça salvadora, e ser reconciliados com o Pai através de Seu sangue expiatório. Estamos, é claro, completamente dependentes de Sua graça que Ele nos permite mesmo em tomar esses passos. Estamos dependentes de Sua graça para nos capacitar no exercício da fé. Estamos dependentes de Sua graça para que possamos, nos nossos esforços, obedecer a Seus mandamentos. Somos devedores da Sua graça a cada passo desse caminho.

Jacó (um profeta do Livro de Mórmon), que tinha visto o Salvador em sua juventude, ensinou de nossa confiança na graça do Salvador: “Reconciliai-vos com a vontade de Deus, e não com a vontade do diabo e da carne; e lembrai-vos, depois de vos reconciliardes com Deus, que é somente na graça e pela graça de Deus que sois salvos “(2 Néfi 10:24).

Moroni (outro profeta que testemunhou de Cristo no Livro de Mórmon) testemunhou que a salvação está disponível quando chegamos a Jesus Cristo e deixamos que o poder capacitador de Sua grça opere em nós para nos completar e nos aperfeiçoar. Ele disse: “sim, vinde a Cristo, e sede aperfeiçoados Nele e negai-vos de toda iniqüidade; e se vós negar-vos a toda iniqüidade e amardes a Deus com todo o seu poder, mente e força, então Sua graça será suficiente para você, que por Sua graça podeis ser perfeitos em Cristo, e se pela graça de Deus fordes perfeitos em Cristo, não podeis de modo algum, negar o poder de Deus “(Morôni 10:32).

Sydney Reynolds, falando em uma Conferência de Mulheres na Universidade Brigham Young (BYU), disse: “O tipo de perfeição que Moroni estava falando quando nos convida a vir a Cristo não tem nada a ver com a realização perfeita. Isto nem sequer tem nada a ver com a excepcional competência ou habilidade em determinada área, mas tem tudo a ver com ter fé no Senhor, arrependendo-se do pecado, e guardando os mandamentos do Senhor. “Como Neal A Maxwell disse:” a Igreja é “para aperfeiçoar os santos” (Efésios 4:12), e não é uma casa de repouso bem-equipada para pessoas já aperfeiçoadas “.

Note que Moroni não disse, “Se aperfeiçoe primeiro, e então você pode vir a Cristo.” Nós não temos absolutamente nenhum poder como homens decaídos de fazer ou nos manter dignos sem a graça de nosso Salvador Jesus Cristo. Somos instruídos primeiro a chegar a Cristo, e Ele vai iniciar o processo de nos aperfeiçoar e nos completar Nele. Em seguida, a Sua graça é suficiente para nos permitir negar a nós mesmos das impiedades. Sua graça, então, continua a trabalhar em nós, nos santificando e nos fazendo santos sem mácula. Isso é feito apenas e através de Sua graça e de Seu sangue expiatório.

Moroni continua: “E, novamente, se vós, pela graça de Deus sois perfeitos em Cristo, e não negam o Seu poder, então sereis santificados em Cristo pela graça de Deus, através do derramamento do sangue de Cristo, que é o convênio do Pai para a remissão de seus pecados, para que vos torneis santos, e sem mancha “(Morôni 10:33).

Recursos adicionais:

Para mais informações sobre Jesus Cristo e Sua Expiação infinita e Sua graça, visite o site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (inadvertidamente chamada por amigos de outras religiões como a “Igreja Mórmon”).

O Livro de Mórmon é outro testamento de Jesus Cristo. Solicite uma cópia gratuita do Livro de Mórmon.

A Expiação de Jesus Cristo é fundamental para as crenças dos Mórmons.