Furacões e tsunamis liberam sua fúria, matam pessoas e destroem casas. Ditadores oprimem seu povo; crianças pobres pedem esmolas nas ruas das grandes cidades por todo o mundo. Entes queridos morrem, e famílias sofrem. Se Deus é amor, podemos nos perguntar, porque existe tanto sofrimento no mundo?

O próprio Deus respondeu a esta pergunta nas escrituras. A cada momento de cada dia, Ele nos lembra:

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. Isaías 49:15-16

Porém mesmo assim a questão permanece: Se Ele se lembra de nós e nos ama tão profundamente, porque permita que soframos?

Deus nos ama, por isso Ele enviou-nos a terra para aprendermos a encolher entre o bem e o mal

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Inadvertidamente chamada de Igreja Mórmon pela mídia) nos ensina que Deus tem um plano para nós. Na Perola de Grande Valor, que contem os antigos escritos de Abraão e Moises assim como a revelação moderna, Deus nos explica quão é Sua obra e Sua glória:

Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem. (A Pérola de Grande Valor, Moisés 1:39)

A vida mortal não é o inicio da nossa existência, e não é o fim. Como filhos literais de Deus, nosso Pai Celestial, vivíamos com Ele antes de virmos para a terra. Estamos aqui por causa de Seu amoroso plano de aprendizado, crescimento, para que nos tornássemos mais como Ele, assim podendo ter a vida eterna e experimentar a plenitude da alegria que Ele possui. Para sermos como Ele, precisamos obter corpos físicos semelhantes ao Dele, e a oportunidade de escolhermos entre o bem e o mal. Deus nos ama tanto que permitiu que os processos naturais desse mundo fossem avante para que pudéssemos experimentar plenamente a vida mortal e o maior de todos os dons a vida eterna. Ele cada um de Seus filhos, mesmo aqueles que escolhem o mal e causam sofrimentos aos outros. Porque Ele nos ama tanto, permitiu que sofrêssemos nas mãos de outros para que pudéssemos experimentar as plenas consequências das escolhas boas e ruins. Porque Ele ama tanto a cada um de Seus filhos, Ele nos permite escolher livremente entre o bem e o mal, para podermos tomar decisões reais com consequências reais.

Neste ambiente é requerido de nós escolhermos agir por nós mesmos e provar a nós mesmos e a Deus que guardaremos Seus mandamentos e venceríamos o pecado e a oposição… O desejo do Pai é que cada um de nós tenha a oportunidade de receber a plenitude da alegria, mesmo a plenitude de tudo o que possui in Seu estado perfeito e glorificado. (Christoffel Golden Jr., O Plano de Nosso Pai, Outubro de 2001 Conferencia Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)

Ao escolhermos vencer o mal e a oposição, nossa natureza pode eventualmente se tornar como a Dele, a medida que sentimos o que Ele sente e vivemos como Ele vive.

Deus nos ama, por isso Ele enviou Jesus Cristo para expiar nossos pecados

Porque Deus nos ama o suficiente para nos deixar escolher, as escolhas de outras pessoas, muitas vezes nos causam dor e sofrimento. Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para fornecer uma maneira para que pudéssemos vencer o sofrimento causado pelos outros, assim como o sofrimento que causamos a nós mesmos por causa de nossos pecados. A expiação de Jesus Cristo atenua os efeitos do pecado e do sofrimento em nossas vidas se aprendermos a escolher o bem por meio do arrependimento dos nossos pecados e a obediência aos Seus mandamentos. O dom do Salvador é a maior prova do amor de Deus por nós:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Jesus, o Filho Unigênito do Pai na carne, voluntariamente tomou sobre Si o sofrimento de todos os homens por causa do Seu grande amor por nós. Nosso Salvador, que não havia cometido nenhum pecado, sofreu além da nossa compreensão e morreu por nossos pecados. No Novo Testamento, e em Doutrina e Convênios, um livro de revelações a profetas modernos, Cristo descreve seu amor e seus sofrimentos. Não existe maior amor do que esse. (ver João 15:13 e Doutrina e Convênios 18:10-13). O sofrimento de Jesus Cristo no Getsêmani e na cruz pagou o preço pelos nossos pecados na condição de arrependimento; Sua ressurreição dentre os mortos rompeu as cadeias da morte e do sofrimento físico de todos os homens. A expiação nos protege de sermos destruída pelos desafios de nossas vidas. Por causa do sacrifício de nosso Salvador, nós podemos ter nossos fardos tornados leves na mortalidade e voltar a viver com Deus para sempre.

Podemos experimentar pessoalmente o amor de Deus aqui na terra

Através da nossa fé em Jesus Cristo, podemos sentir o grande amor que Deus tem para nós aqui na terra. Muitos cristãos ao longo da história podem testemunhar a alegria e a cura que eles sentiram ao ter experimentado o amor de Deus. O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo – a tradução moderna de alguns registros dos negócios de Deus com um antigo povo das Américas – relata a história de Alma, o filho, que causou grande dor para o seu pai e outros, quando procurou destruir a fé dos cristãos que viveram durante o seu tempo. Um dia, enquanto viajava com seus companheiros, ele teve uma visão semelhante à de Paulo onde foi ordenado a abandonar sua obra de destruição. De repente, ele percebeu o mal terrível que havia feito ao seu povo, ele então, caiu no chão, incapaz de se mover, consumido pelo desespero. Por três dias foi atormentado com o tormento do inferno pela lembrança dos pecados que havia cometido. Mas no final dos três dias, lembrou-se das coisas que havia sido ensinada a ele sobre a expiação de Cristo. Ele clamou o que Jesus Cristo, o ajudasse e o perdoasse:

18 Ora, tendo fixado a mente nesse pensamento, clamei em meu coração: Ó Jesus, tu que és Filho de Deus, tem misericórdia de mim que estou no fel da amargura e rodeado pelas eternas correntes da morte.

19 E então, eis que quando pensei isto, já não me lembrei de minhas dores; sim, já não fui atormentado pela lembrança de meus pecados.

20 E oh! que alegria e que luz maravilhosa contemplei! Sim, minha alma encheu-se de tanta alegria quanta havia sido minha dor.

21 Sim, digo-te, meu filho, que nada pode haver tão intenso e cruciante como o foram minhas dores. Sim, meu filho, digo-te também que, por outro lado, nada pode haver tão belo e doce como o foi minha alegria.

22 Sim, parecia-me ver, assim como nosso pai Leí viu, Deus sentado em seu trono, rodeado por inúmeras multidões de anjos na atitude de cantar e louvar a Deus; e minha alma sentia o desejo de lá estar.

23 Mas eis que meus membros recobraram as forças e levantei-me e declarei ao povo que eu havia nascido de Deus. (O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo, Alma 36:18-23)

Quando estamos sobrecarregados com o pecado ou o desespero, nós também podemos chamar pelo nosso Pai Celestial para obter ajuda. Por meio da expiação de Jesus Cristo, podemos sentir o Seu grande amor e sermos curado. Outro profeta do Livro de Mórmon descreveu uma Árvore da Vida, cujo fruto representava o amor de Deus. Ele diz que sentiu o amor de Deus preencher suas almas com grande alegria (1 Néfi 8:12), e que era “mais precioso, … e mais doce que tudo que é doce e mais puro que tudo que é puro” (Alma 32:42), se nos banquetearmos com ele, não padeceremos mais nem de fome e nem de sede.

Podemos sentir o amor de Deus, reconhecendo a Sua misericórdia

Ouvimos muitas vezes de que a chave da felicidade é a gratidão. Ao reconhecer as pequenas coisas que Deus faz por nós em nossa vida diária, podemos vir a perceber que Ele cuida de nós constantemente com amorosa dedicação. Élder David Bednar, um apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo, chama isso de “bênçãos pessoais e individualizadas”. Nós recebemos do Senhor a cada dia muitas “misericórdias”. Algumas dessas bênçãos são “força, proteção, orientação, amor, consolação, apoio e dons espirituais que recebemos a partir de e por causa e através do Senhor Jesus Cristo”. Deus conhece a cada um de nós, e nos dá o que precisamos, pois cada momento que passa, para que possamos crescer e nos tornarmos mais como ele. Seu cuidado diário é um testemunho de seu grande amor por nós. À medida que o invocamos para que nos ajude com nossos problemas, vamos ser preenchidos com o Seu amor. O Senhor nosso Deus não cochila ou dorme, Ele cuida de nós sempre. Nossos nomes estão gravados na palma de suas mãos.